Animais

Conheça mais sobre o cavalo Quarto de Milha

Raça de cavalo quarto de milha
Cavalo quarto de milha – crédito da imagem: http://cavaloumapaixaoo.blogspot.com.br/

Agilidade e rapidez em corridas curtas, versatilidade, habilidade em girar em torno de si e docilidade são algumas das principais características da raça de cavalo Quarto de Milha. Considerada uma das mais rápidas do mundo, o equino compacto é capaz de correr pequenas distâncias em grandes velocidades sem grandes problemas. Conheça um pouco mais da história dessa raça aqui no nosso blog!

O surgimento do cavalo Quarto de Milha na história   

Essa foi uma das primeiras raças a serem desenvolvidas nos Estados Unidos, na América do Norte. A raça começou a se formar a partir do cruzamento dos cavalos vindos da Espanha (de origem árabe e berbere, do norte da África), da Inglaterra e dos cavalos indígenas selvagens, conhecidos como mustangues, também descendentes das raças espanholas. Entre os “puro-ingleses”, estava o cavalo Janus, neto do Godolphin Arabian. Atualmente, a raça de cavalo Quarto de Milha é uma das mais populares dos Estados Unidos.

No Brasil, a raça chegou em 1955, quando a Swift-King Ranch (SKR) importou seis animais dos Estados Unidos, vindos da fazenda King Ranch, no Texas. De acordo com estudos do Stud Book da ABQM, até 13 de agosto de 2015, no território brasileiro, há 474.862 animais registrados, representados por 95.792 proprietários. Desse número, 45.447 são criadores e 26.917 associados cadastrados, espalhados por todos os estados brasileiros.

Características e curiosidades

Já falamos aqui sobre algumas das mais importantes características do cavalo Quarto de Milha, porém é necessário se aprofundar mais no assunto. Venha estudar um pouco mais dessa raça tão querida e intrigante conosco. Confira:

  • Essa raça é adaptável a diversos tipos de situação;
  • Esses equinos conseguem mudar de direção rapidamente;
  • Esses tipos de cavalos são capazes de fazer paradas bruscas com facilidade;
  • Os cavalos Quarto de Milha são destaques em provas como o team penning, três tambores, balizas e também em corridas planas, prova de rédea e hipismo.

Confira ainda mais detalhes sobre essa raça:

Personalidade

A raça é conhecida pela força quando está treinando ou trabalhando e pela tranquilidade quando está em um momento de marasmo ou descansando. Outro ponto forte da sua índole é a docilidade e inteligência.

Aparência

Sua pelagem pode ser alazã (tonalidade avermelhada), alazã tostada (semelhante à borra de café), castanha (avermelhada no corpo e membros, crina e cauda pretas), rosilha (pelagem castanha ou alazã com grande infiltração de pelos brancos pelo corpo), tordilha (infiltração progressiva de pelos brancos no animal), lobuna (pelagem acinzentada ou esfumaçada), preta, zaina (bochechas, axilas e virilhas com tonalidade mais claras que as outras partes do corpo), baio (amarelado ou dourado) e baia amarilha (amarelo-dourado no corpo e membros e a crina e cauda um tom mais claro, podendo chegar até ao branco). Sua face é redonda, chata e bem musculosa. Ainda falando da sua cara, os olhos são grandes e espaçados, dando maior campo visual para frente e trás com o mesmo olho. As pernas e coxas são musculosas.

As características da raça Quarto de Milha também são favoráveis para quem deve domá-lo.  Por exemplo, a flexão da cabeça é muito acentuada e a garganta é estreita, permitindo grande obediência às rédeas. E existem outros pontos de atenção, como a boca que é pouco profunda, portanto, tem grande sensibilidade às embocaduras.

Andamento

A raça anda de forma reta, harmoniosa e natural. Seu pé é levantado e recolocado de uma vez só no solo.

Altura e peso

A Média altura para esse tipo de cavalo é de 1m50cm. A média do peso é de 500Kg, tanto para o macho quanto para a fêmea. Apesar de ser visto como robusto e musculado, a cabeça é pequena e leve. O porte é considerado de médio a grande.

Quarto de Milha machos e fêmeas

Os machos mostram uma musculatura chamativa e articulada e as fêmeas apresentam pescoço mais longo, garganta mais estreita e desenvolvimento muscular menor. 

Preservação da raça no Brasil e nos Estados Unidos

Conheça algumas das instituições que buscam ensinar mais sobre a raça no Brasil e no mundo:

ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha)

Fundada em 1969 com o objetivo de incitar o progresso da raça por todo o Brasil, a associação promove eventos de apoio a grupos que desejam preservar o padrão da raça.

RJQM (Associação de Criadores do Cavalo Quarto de Milha do Estado do Rio de Janeiro)

Fundada em 1988, a associação é focada em incentivar e fomentar a promoção de competição com criadores e cavaleiros do Rio de Janeiro e de outros estados do País.

AQHA (Associação Americana de Quarto de Milha)

Localizada no Texas, essa associação é a maior dedicada a esse equino no mundo. 

Quarter Horse Heritage Center & Museum

Fundado em 2001, o museu da Associação Americana de Cavalo Quarto de Milha, localizado no Texas, dedica-se a mostrar a história e importância da raça para os seus 20 mil a 30 mil visitantes, anualmente.