Curiosidades

Natal Country! Estilos e acessórios que combinam com a data

O natal country
Estilos e acessórios para um natal country – Crédito da Imagem: http://casabonitatransforma.blogspot.com.br/

O Natal – uma das épocas do ano mais esperadas e festejadas do ano – se aproxima e somos tomados pelo encantamento do clima festivo, com todo seu contexto histórico, religioso e, é claro, pela encantadora decoração, com luzinhas de todas as cores, pinheiros coloridos e Papai Noel por toda parte.

As cidades, sejam no interior ou nos recantos mais remotos, são cobertas pelas cores vermelha, verde e dourada. Mas, você que é apaixonado pela cultura country já pensou que poderia dar um toque a mais na sua decoração? Sim! O seu Natal pode ter mais a sua cara e nós damos aqui algumas dicas para fazer isso da forma mais original possível, misturando aspectos da cultura brasileira com esse momento.

Rústico

O que mais combina com um natal no mundo country é a rusticidade na decoração e nos detalhes, que trazem o clima de roça tão importante para ambientar quem quer que seja ao Natal especial. Que tal aproveitar para criar os próprios enfeites natalinos? A cultura “do it yourself” (ou faça você mesmo) é cada vez mais recorrente e, com isso, mesclar referências sertanejas com as cores e objetos clássicos do Natal se torna muito simples.

Rústico é tudo aquilo que parece não finalizado, como cadeiras, mesas e outros móveis em madeira pura, sem estarem pintadas, por exemplo. Usar fardos de feno, palha e acessórios próprios do cowboy também ajudam a tornar a festa mais realista para quem se encanta com esse tema. O charme que esse estilo evoca combina com a época do fim de ano no interior e em localidades que ainda contam com aquele ar de roça, com animais e vegetação.

Guirlandas

As guirlandas, por exemplo, podem ser feitas com folhas e galhos de alguma planta ou árvore típica da região em que a festa vai acontecer – não existe restrição ao tipo de vegetação, mas aquelas que contam com folhas grandes e verdes costumam funcionar bem na decoração, principalmente junto a pequenos sinos e fitas de cores diversas (se for vermelha, melhor ainda). Não importa que fique em desalinho, já que a ideia é justamente mostrar que foi algo feito de forma simples, à mão.

Enfeites

Garrafas vazias de bebidas e com os rótulos retirados da parte de fora podem ser preenchidas com luzinhas de Natal (se possível, nas cores branca ou, no máximo, aquelas amareladas clássicas) para iluminar certos ambientes para as festividades no fim do ano. As famosas botas de Papai Noel também podem ganhar uma aparência muito mais country, sendo substituídas pelas tradicionais botas de cowboy – de couro ou outro tecido que remete a essa cultura, usadas pelos fãs de rodeio e outras atividades sertanejas, por exemplo.

Cavalos

Os próprios cavalos, que são por natureza animais bonitos e cheios de graça – capazes de tornar qualquer festa ainda mais alegre – podem ganhar adornos nas selas e outros acessórios que remetem ao clima natalino. As cores vermelha e verde, misturadas com o dourado, podem dar ao animal um ar ainda mais altivo e festivo. Decorar os ambientes internos com desenhos de cavalos, ao invés de renas, também combina bastante e não destoa do objetivo de tornar a festa de Natal mais rústica e verdadeiramente country.

Cardápio

O estilo country, como em todos os aspectos já citados anteriormente, também é muito presente na hora de preparar as delícias típicas para a data. Além do peru, do salpicão e de outros pratos clássicos que costumam ser preparados para a data especial, a ceia de Natal country pode contar com espetinhos feitos no verdadeiro estilo de churrasco interiorano, mas preparados com ingrediente diversos, tanto salgados (seja carne, legumes, vegetais e frutos do mar) até doces, como morangos com cobertura de chocolate, marshmallows e outros tipos de frutas em conserva, como pêssegos, pedaços de abacaxi e figos em calda.

Roupa do Papai Noel

Se a festa de Natal especial contar com a presença de crianças, o próprio ator principal da festa – o bom velhinho Papai Noel – pode tentar se adequar às regras de vestuários que são amplamente utilizadas pelos entusiastas da cultura country e sertaneja no Brasil e no mundo. As roupas podem seguir a mesma paleta de cores clássicas do personagem, que são elas o vermelho, o branco e o preto (geralmente utilizados nos cintos e nos sapatos). Mas os detalhes sutis são aqueles que fazem toda a diferença.A bota de cowboy do Papai Noel country, por exemplo, pode ser inteiramente preta, com detalhes dourados – não é difícil achar o calçado em lojas especializados.

Atividades

As brincadeiras dos pequenos – e dos nem tão pequenos assim – na época do Natal também podem ser diferenciadas para quem é apaixonado pela cultura country, como transformar o clássico “Polícia e Ladrão” em “Xerife e Bandido”. Fantasias inspiradas nos temas de Velho Oeste também podem ajudar a criar o clima perfeito de diversão que a época do ano pede. A própria árvore de Natal deve ser enfeitada com itens típicos (ao invés das tradicionais bolas vermelhas, que tal mini-ferraduras para adornar?), e os presentes que o Papai Noel deixar embaixo da árvore podem ser embalados em plásticos ou papéis que remetem à tribo sertaneja.