Música

Maiara & Maraisa: o poder feminino na música sertaneja

Dupla sertaneja Maiara e Maraisa
História e sucessos da dupla Maiara e Maraisa – Crédito da imagem: http://www.rdnews.com.br

Foram muitos anos de trabalho para que a dupla Maiara & Maraísa alcançasse o sucesso. Agora, ambas com 29 anos (em 2016), desfrutam do trabalho com mais trabalho ainda, dinheiro e muita alegria.

Hoje vamos falar um pouco da trilha que elas fizeram para estourar nas rádios. Além disso, vamos falar dos seus hits. Acompanhe!

A história das irmãs cantoras

As gêmeas Maiara Carla Henrique Pereira e Carla Maraísa Henrique Pereira nasceram no dia 31 de dezembro de 1987 na cidade de São José dos Quatro Marcos no estado de Mato Grosso. Já com 5 anos, as duas subiram no palco e já mostraram que tinham jeito para cantar. Mas naquela época elas ainda não sabiam que seriam o fenômeno que a dupla Maiara & Maraisa é hoje em dia.

Em 2004, elas gravaram o álbum “Geminis Totalmente Livre”. Com apenas 14 anos e com selo independente, o disco não fez o devido sucesso.

Nessa época, Maiara começou dois cursos de graduação na faculdade: Direito e Música. E Maraisa começou o curso de Relações Internacionais e Música também. Apesar dos esforços, elas concluíram somente o curso de graduação de música. O investimento na carreira artística não dava o tempo necessário para todos os estudos.

Até 2013 elas compunham músicas para duplas sertanejas como Jorge & Mateus e Henrique & Juliano, além do saudoso cantor sertanejo Cristiano Araújo.

Em busca do reconhecimento artístico, a dupla sertaneja lançou o álbum “No Dia do Seu Casamento” em 2014. Novamente, não havia gravadora, e o CD foi lançado com selo independente. Porém existem os sucessos “Dois Idiotas” e “É Rolo” com participação da dupla Jorge & Mateus.

Com tantos hits nas vozes de outros cantores, elas resolveram se aventurar e a trabalhar na própria carreira. Foram apenas alguns anos cantando em diversos locais e ganhando apenas R$ 100 por semana para entrar em outro patamar e chegar em 2016 estourando em todas nas paradas sertanejas com as canções “10%” e “Medo Bobo”. De alguns shows, elas passaram para, em média, 30 shows em um único mês.

Foi nesse mesmo ano que elas gravaram o DVD “Ao Vivo em Goiânia”. Já com a gravadora Som Livre, esse registro rendeu à dupla o primeiro lugar nas paradas de sucesso.

Também em 2016, elas entraram na coletânea “Agora É Que São Elas” da Som Livre. Esse foi um disco que reuniu as melhores músicas das melhores cantoras solo e duplas sertanejas formadas por mulheres. Maiara & Maraisa estão lá com os hits, “10%”, “Medo Bobo” e “Motel”.

Elas também fizeram participações especiais nos sucessos de outros artistas como Naiara Azevedo com a música “50 Reais”, Kleo Dibah & Rafael em “Podia Ser Nós Dois” e Day & Lara em “Até Ex Duvida”.

São muitos sucessos

Além dos sucessos “10%” e “Medo Bobo”, as duas lançaram mais hits como “No Dia do Seu Casamento” e “Se Olha no Espelho”. Para essa última há uma versão ao vivo delas cantando animadamente com Cristiano Araújo.

A Era das Mulheres na música sertaneja

Estações de rádios, canais de televisão e a internet sempre estiveram repletos de diversas duplas sertanejas masculinas e artistas solo masculinos. As mulheres sempre estiveram em menor número e sem o devido destaque. É mais difícil para a mulher ter sucesso. Hoje em dia, as mulheres continuam sendo em minoria e tendo que quebrar várias barreiras para ter sucesso, porém é possível encontrá-las no meio musical sertanejo com mais facilidade.

Maiara & Maraísa são duas artistas femininas que em 2016 conseguiram o destaque merecido pelo ótimo trabalho. Marília Mendonça, Paula Mattos e Naiara Azevedo foram outras que tiverem papel importante para o cenário musical country do Brasil.

Aqui vale lembrar-se de Paula Fernandes e Bruna Viola que são novas, mas já estão na estrada há algum tempo. Também há aquelas que serviram como inspiração para a nova geração como As Irmã Galvão e Roberta Mirando. Falaremos mais das duas abaixo.

Festa das Patroas

Um grande exemplo de como Maira e Maraísa são unidas, têm sucesso e que querem que outras cantoras tenham uma carreira interessante como a delas é a Festa das Patroas. Junto com Marília Mendonça, a dupla sertaneja, elas criaram a Festa das Patroas. O evento rodou o País por quase 1 ano com um show que durava quase 5 horas. Marília é dona dos sucessos “Eu Sei de Cor” e “Infiel”. Imagine que show com essas três juntas!

Influências femininas

Entre as referências musicais da dupla Maiara & Maraisa são principalmente artistas femininos. As Irmãs Galvão, ou As Galvão como são conhecidas atualmente, é uma dupla também com duas irmãs, a Meire e a Marilene. As duas estão trabalhando desde 1947, o que as torna a dupla com maior tempo de atividade no Brasil.

Outra influência é Roberta Miranda, ou Rainha Sertaneja como é conhecida. Ela está entre as cantoras que mais venderam discos no Brasil