Zezé di Camargo e Luciano
Música

Os maiores sucessos e a história de Zezé Di Camargo & Luciano

O lavrador Francisco tinha um sonho: fazer uma dupla sertaneja inspirada nos ídolos Tonico e Tinoco. Só que nem o seu Francisco e nem os seus filhos imaginaram o que seria o fenômeno Zezé Di Camargo e Luciano no Brasil. São, aproximadamente, 130 shows por ano e mais de um milhão de cópias de álbuns vendidos. Conheça mais da história da dupla sertaneja e seus maiores sucesso.

O começo da carreira sem Luciano

O sonho do seu Francisco era claro e já tinha os protagonistas. Os cantores seriam dois de seus filhos, o primogênito Mirosmar e o segundo filho Emival. Nascidos em Capela do Rio do Peixe, distrito de Pirenópolis no interior de Goiás, os meninos foram incentivados pelo pai a entrar no mundo artístico.

Aos poucos, o lavrador comprou instrumentos para impulsionar a paixão pela música sertaneja nos filhos. Primeiro uma gaita, depois uma sanfona e um violão. Com o tempo, Mirosmar e Welson já eram Camargo e Camarguinho e recebiam um pequeno salário pelos shows que faziam em rodoviárias e circos.

A morte trágica de Emival

Em 1974, a família se mudou para a Goiânia, a capital do Estado. O objetivo era encontrar mais oportunidades para os pequenos fazerem performances. Nessa época, eles ganharam espaço para se apresentar no interior do país.

Mas um fato trágico impediu a dupla de continuar a busca pelo sucesso. Ao voltar de uma viagem ao Maranhão, um acidente rodoviário matou Emival e deixou Mirosmar em coma induzido por dois dias. Na década de 70, após três anos fora dos palcos, Mirosmar resolveu tentar a sorte em São Paulo.

São Paulo 

Na terra da garoa, Mirosmar formou a uma dupla com um amigo, Zezé & Zazá. Depois de três álbuns, o artista, chamado agora de Zezé, apostou na carreira solo. Porém, suas composições só faziam sucesso nas vozes de outros cantores. A dupla Chitãozinho e Xororó gravou “Foge de Mim”, Leandro e Leonardo optaram por “Aconchego” e “Solidão” e Chrystian e Ralf cantaram “Gostoso Pecado”.

O sucesso bateu à porta

Depois de tantas tentativas e tristezas, Zezé só precisava da pessoa certa para ter a dupla perfeita. Foi aí que seu irmão mais novo Welson David de Camargo, mais conhecido como Luciano, chegou. Então, eles se tornaram Zezé di Camargo & Luciano

A música de maior sucesso dos dois estourou nas rádios brasileiras em 1991, a famosa “É o amor”. Em pouco mais de um ano, o álbum com o hit já havia vendido mais de um milhão de cópias.

Os maiores hits da dupla

Depois de “É o amor”, os sertanejos não pararam mais de lançar uma moda sertaneja de sucesso atrás da outra. Nem mesmo os pequenos Mirosmar José de Camargo e Welson David de Camargo imaginavam que se tornariam o fenômeno Zezé Di Camargo & Luciano, uma das duplas sertanejas mais conhecidas no Brasil.

Em 1992, já no segundo álbum da carreira, a dupla emplacou a música “Coração está em pedaços” nas paradas. No ano seguinte, veio o terceiro disco e, com ele, mais hits, como “Saudade Bandida”, “Faz mais uma vez comigo” e “Eu só penso em você” (versão de “Always on my mind”, de Elvis Presley). 

Em 1994, vieram mais sucessos no quarto CD, tais como “Salva meu coração”, “Você vai ver”, “Como um anjo”, “Vem cuidar de mim” e “Foi a primeira vez”. O quinto álbum, em 1995, contou com “Pão de mel”, “Sem medo de ser feliz” e a faixa-bônus tema de novela “Foi a primeira vez”. No ano seguinte, veio mais um CD com as canções “Indiferença”, “Quando a gente ama demais”, entre outras.

Os anos de 1997 e 1999 acumularam hits como “Toma juízo”, “É minha vida”, “Meu coração só quer chorar”, “Cada volta é um recomeço”, “Vem ficar comigo”, “Pra não pensar em você”, “Dois corações e uma história” e “Pior é te perder”, “Será que foi saudade” e a clássica “Pare!”, de 1999.

Começo dos anos 2000

No começo da década de 2000, a dupla apresentou a dançante “Mexe que é bom”, “Da boca pra fora”, “Antes de voltar pra casa”, “Dou a vida por um beijo”, “Tarde demais”, “Do jeito que a moçada gosta”, e “O que é que eu faço”, “Nem mais uma dúvida”, “A ferro e fogo” e “Preciso de um tempo”.

Grammy Latino

Após um prêmio do Grammy Latino e outro da Academia Brasileira de Letras, a dupla sertaneja lançou seu 13º álbum em 2003, com destaque para as músicas “Mudar a minha vida” e “Nosso amor é ouro”. O próximo CD (2005) contou com o sucesso “Fera mansa”.

Filme “Dois filhos de Francisco”

Ainda em 2005, foi lançado o filme “Dois filhos de Francisco”, que conta a história da dupla. Além da estrondosa audiência do longa-metragem, a antiga canção “No dia em que eu saí de casa”, voltou às paradas.

E o sucesso nunca parou com músicas raiz, dançantes e românticas. Depois de 2005, os dois continuaram a trazer mais e mais músicas populares para as rádios e os corações brasileiros. São canções como “O que vai ser de nós”, “Não quero te perder”, “Faça alguma coisa”, “Chega”, “Sonho de amor”, “Flores em vida” e “O defensor”.

Playlist com os 10 maiores sucessos de Zezé di Camargo e Luciano

Mesmo sendo difícil, pelo tamanho da discografia de sucesso da dupla, selecionamos dez canções de maior destaque da carreira dos irmãos.

É o amor

A composição de Zezé que alavancou a carreira da dupla.

Coração está em pedaços

Música que acompanhou muitas tristezas dos apaixonados.

Saudade Bandida

Tem coisa pior para quem está apaixonado do que ficar longe de quem se gosta?

Faz mais uma vez comigo

Para quem está sofrendo por um amor perdido essa canção é bem pertinente.

Salva meu coração

Com tantos sucessos de amor é fácil entender porque a dupla se tornou um símbolo da era do sertanejo romântico, não é mesmo?

Como um anjo

Uma das músicas da dupla que mais tocou nas rádios brasileiras. 

Mexe que é bom

Uma música que mostrou que a dupla também tem ritmo. 

Fera mansa

Mais um sucesso que fala direto aos sentimentos de quem ouve.

No dia em que eu saí de casa

Canção que voltou para as paradas de sucesso com o lançamento do filme “Dois filhos de Francisco”. 

https://www.youtube.com/watch?v=dKMMuELLNBw&feature=emb_title

Não quero te perder

Fechando essa playlist temos “Não quero te perder”, mas é claro que a dupla ainda tem muitos sucessos. 

Certamente tem uma música de Zezé di Camargo e Luciano que faz parte da trilha sonora da sua vida!