Rodeios Famosos
Rodeio

Os 8 rodeios mais famosos do Brasil

O Brasil conta com rodeios famosos em território nacional e, também, no exterior. Nosso país é um dos se tornou referência na organização desse tipo de evento na América Latina. Que tal conhecer quais são as festas do peão que você não pode perder e preparar sua bota e chapéu? 

Rodeios famosos: veja quais são eles

O rodeio nasceu em terras norte-americanas, onde encontra sua maior tradição e competição. No Brasil, esse tipo de evento se tornou muito popular, tanto pela competição quanto pelas atrações e shows contratados para entreter o público. Só em nosso país, são mais de 1.400 rodeios que acontecem ao longo do ano inteiro e atraem diversos públicos – alguns pela música, outros pelo estilo de vida ou, como no caso de Barretos, por sua grandiosidade.

A montaria em touros é um esporte que tem atraído cada vez mais profissionais, inclusive muitos que passaram ou ainda passam parte de sua carreira treinando no exterior. É essa combinação de atrações, desde o esporte até o entretenimento puro, que atrai públicos tão grandes a festas de peão o ano todo. Você tem uma ideia de quais são os rodeios mais famosos do Brasil? Confira a lista:

1 – Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

A festa de Barretos foi a primeira a ser realizada no Brasil, com sua primeira edição em 1956, e mantém o título de maior rodeio da América Latina. É difícil competir com o tamanho do público e a qualidade das atrações, pois Barretos é praticamente a “casa” do rodeio brasileiro. A festa de vários dias acontece no Parque do Peão projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemayer. 

Entretenimento é o que não falta: artistas nacionais e internacionais, peões famosos do Brasil e do mundo inteiro, provas concorridas, incluindo a montaria em cavalos e muita diversão. Geralmente, acontece no mês de agosto.

2 – Festa do Peão de Americana

Hoje, a festa atrai multidões superiores a 400 mil expectadores. Nada mal para quem começou com 25 mil pessoas em 1987, não é? Essa festa se caracteriza por trazer inovações tecnológicas para as apresentações dos competidores e dos artistas que entretém o público. Geralmente, acontece no mês de junho, um pouco depois do rodeio de Jaguariúna

3 – Festa do Peão de Jaguariúna

Situado no interior de São Paulo, esse rodeio é um dos mais esperados do país. Começou a ganhar destaque mundial em 2004, quando contou com a participação de famosos peões americanos, canadenses e australianos. Geralmente, acontece no mês de maio e conta sempre com uma estrutura grandiosa. 

4 – Festa do Peão de Boiadeiro de Cajamar

Essa tradicional festa ficou algum tempo sem ser celebrada devido a questões políticas da cidade, contudo, voltou para a alegria dos cowboys e cowgirls, mantendo a sua grandiosidade. Além das provas emocionantes, essa festa conta com shows de importantes nomes do cenário musical sertanejo. Esse rodeio é realizado geralmente entre os meses de abril e maio. 

5 – Festa do Peão de Itapecerica

A cidade de Itapecerica da Serra está situada a 33 km de São Paulo capital e, há mais de três décadas, realiza um dos rodeios famosos mais aguardados do meio do ano. A festa, que é organizada sempre no mês de julho, conta com vários shows de artistas sertanejos e provas muito emocionantes de montaria. Um evento que permite viver momentos emocionantes e de muita diversão, não pode faltar na lista de festas dos peões brasileiros. 

6 – Festa do Peão de Piracicaba

Realizada geralmente no mês de agosto, a Festa do Peão de Piracicaba é uma tradição na vida de vários peões. Para se ter uma ideia, a média de público desse evento é de 100 mil pessoas nos seus sete dias de realização. A festa é realizada em uma arena com mais de 70 mil metros quadrados. Piracicaba está localizada a pouco mais de 150 km da capital paulista e tem como diferencial seu potencial turístico. 

7 – Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Indaiatuba – Faici (SP)

Geralmente realizado em agosto, esse é um evento muito importante no calendário dos peões de todo o Brasil. Conta com as tradicionais provas de montaria, shows sertanejos, apresentação de locutores mirins e ainda exposição de animais. Uma excelente oportunidade para quem deseja acompanhar várias competições bastante disputadas e ainda ficar por dentro das novidades do agronegócio. 

8 – Festa do Peão de Limeira

Um dos eventos que mantém um excelente ritmo de crescimento de um ano para o outro, a Festa de Limeira foi criada para ser um momento de encontro entre os peões da cidade e hoje é um dos principais eventos country nacionais. Atualmente, é realizada no Espaço Rodeio que possui excelente infraestrutura para as provas de montaria e outras atividades. Uma curiosidade é que Limeira é conhecida como a capital nacional da joia folheada. 

Você já foi em algum desses rodeios? Qual é o próximo da sua lista? Deixe seu comentário!