Trator sendo utilizado na produção agrícola para reduzir custos.
Agronegócio

07 Passos para reduzir custos na lavoura

Reduzir custos é uma prioridade para muitos agricultores, contudo, nem todos sabem como fazer isso da melhor forma. No artigo a seguir apresentaremos 07 passos para conquistar essa redução sem perder qualidade. Boa leitura!

Como reduzir custos na agricultura?

Manter a qualidade da produção agrícola reduzindo custos parece algo difícil? Saiba que com o devido planejamento isso pode ser bem mais simples do que parece. A seguir listamos 07 passos para fazer essa redução sem perder qualidade. 

1. Tenha um planejamento de operações

O planejamento é essencial para quem está em busca de reduzir custos na lavoura, pois permite visualizar o todo do trabalho. Fica a dica de que o planejamento deve ser pensado desde a instalação na propriedade até o pós-colheita e distribuição. 

O trabalho do agricultor abrange mais do que o cultivo das plantações e então o seu planejamento também deve ser mais amplo. Confira abaixo os pontos que devem ser considerados nesse planejamento:

  • Infraestrutura para o cultivo;
  • Cultura que será explorada;
  • Definição de como será o escoamento da produção;
  • Área de cultivo;
  • Compra, manutenção e otimização de equipamentos e máquinas agrícolas;
  • Controle das horas de trabalho;
  • Análise da infraestrutura e despesas logísticas.

É interessante ter a tecnologia como sua aliada para basear seu planejamento em dados precisos. No decorrer do planejamento é possível identificar pontos de potencial economia.

2. Aprimore as técnicas de plantio

A adoção de técnicas otimizadas de plantio contribui para reduzir custos. Mais uma vez ressaltamos que os recursos tecnológicos contribuem para o sucesso de empreendimentos do agronegócio. Confira abaixo medidas que podem ser adotadas:

Análise do solo

O procedimento de análise do solo permite identificar potenciais pontos de melhoria das condições do mesmo. Os dois tópicos que demandam mais atenção são acidez e fertilidade.

Adubação

Os resultados da análise do solo permitem realizar uma adubação mais precisa, reduzindo os custos e potencializando a produção.

Sistema de plantio

Os agricultores que desejam reduzir os custos na lavoura devem ainda considerar a adoção do sistema de plantio direto. Nesse sistema é possível evitar operações como aração e gradagem, o que se reflete em mais qualidade do solo e menos custos. 

3. Aposte na automatização

Automatizar processos como o de colheita é uma forma de reduzir custos porque reduz os erros e permite um trabalho mais eficiente com menos desgaste. Será necessário um investimento inicial para adquirir os equipamentos, máquinas e softwares, contudo, o retorno poderá ser visto rapidamente. É uma forma de aumentar a competitividade também.

4. Invista em um software de gestão

Para reduzir custos é indicado investir em um bom software também para a gestão do empreendimento. Com tantas decisões para tomar e tantos tópicos para analisar, é fundamental contar com um auxílio automatizado.

Esse tipo de software contribui ainda para reduzir o tempo que o gestor precisa se dedicar a atividades repetitivas. Assim, o proprietário do empreendimento pode focar no que é realmente importante, ou seja, acompanhar a evolução da sua plantação.

5. Adote a diversificação de culturas

A diversificação de culturas é uma forma interessante de reduzir custos, pois a rotação permite aproveitar a palhada e a adubação realizada na lavoura que acabou de ser colhida. O mesmo acontece com a calagem feita antes da adubação. 

Mais do que evitar desperdícios, a introdução de novos produtos na lavoura gera uma nova fonte de renda. Dessa forma é possível aumentar os ganhos com a sua propriedade reduzindo os custos gerais de produção. Uma estratégia completa para gerar ganhos para seu empreendimento rural.

6. Adote sistema de irrigação otimizado

Os sistemas de irrigação da lavoura tradicionais geralmente consomem horas de trabalho. E os equipamentos ainda demandam manutenção, eletricidade, combustível além de uma quantidade considerável de água. Há diversas iniciativas que podem tornar o processo otimizado reduzindo os custos de forma geral.

Devemos salientar que alguns fatores contribuem para o maior ou menor uso de água como o clima da região, necessidade específica da cultura e condições do solo.

Algumas medidas podem ser adotadas para reduzir os custos com a irrigação, como:

  • Armazenar água da chuva;
  • Adição de matéria orgânica ao solo;
  • Realização do cultivo em nível;
  • Uso de água de reuso;
  • Uso do sistema de irrigação por gotejamento.

7. Adoção da agricultura de precisão

A tecnologia da agricultura de precisão permite reduzir os custos pela otimização do uso dos recursos. Além de economizar consideravelmente em insumos há a redução das horas de trabalho. A partir da análise das demandas reais é possível realizar operações somente em áreas restritas.

Com o uso de sensores é possível, por exemplo, identificar que há apenas uma área que demanda umidade no momento. Com essa informação dá para focar somente nessa área evitando a irrigação de toda a propriedade, um gasto desnecessário.

Gostou de saber mais sobre como reduzir os custos na lavoura? Acesse outras postagens do blog Rodeo West para conferir mais conteúdos informativos sobre produção rural e outros temas ligados à vida no campo.

Fonte da Imagem: pixabay.com