Produção Agrícola
Agronegócio

6 dicas para se destacar na produção agrícola em 2021

Agricultores que desejam se destacar na produção agrícola em 2021 devem estar atentos às principais tendências do setor. É um momento que oferece grande oportunidade de crescimento para os produtores que souberem se adequar às transformações do mercado. Continue lendo e confira 6 dicas para ganhar destaque em 2021.

6 Dicas para ganhar destaque na produção agrícola em 2021

Quem trabalha com agricultura deve prestar mais atenção às transformações que a tecnologia e a mudança de pensamento dos consumidores estão impulsionando no mercado. 

O consumo consciente e a crescente preocupação com a origem dos alimentos têm influenciado na forma de produzir, assim como a adoção da tecnologia como uma aliada do campo. A seguir você poderá conferir 6 dicas para se destacar nesse mercado em 2021.

1 – Conhecer as demandas do mercado

A primeira dica para quem deseja se destacar no mercado de produção agrícola em 2021 é conhecer as principais demandas do setor. A tendência é de crescimento, contudo, algumas culturas serão mais bem absorvidas pelo mercado. Os dois principais grãos do mercado para 2021 e para os anos seguintes são a soja e o milho, com potencial de crescimento, respectivamente, de 10,5% e 9,1%. 

O cenário é bastante otimista para quem trabalha com produção agrícola, no entanto, é crucial estar preparado para atender a todas as exigências do mercado. A partir do momento em que há potencial de crescimento, é natural que a competitividade aumente, sendo importante ter diferenciais relevantes.

2 – Investimento em drones

O uso de drones para auxiliar no trabalho com a plantação não é uma tendência exatamente nova, porém, em 2021, promete se consolidar. Um drone é um dispositivo pequeno e não tripulado que permite fazer um acompanhamento muito mais detalhado da plantação. Com os drones é possível detectar focos de incêndio com muito mais rapidez, conferindo mais agilidade para o processo de contenção. 

Em se tratando da identificação de pragas, também há mais efetividade com o uso de drones. Esses equipamentos permitem fazer uma demarcação inteligente das áreas destinadas a novos plantios. O trabalho cotidiano de acompanhamento e prevenção de problemas se torna muito mais eficiente com o auxílio desse equipamento. 

3 – Investimento em equipamentos autônomos

A tecnologia tem cada vez mais relevância para o agronegócio e saber em quais inovações apostar faz toda a diferença para alcançar o sucesso. A automação é uma realidade em vários setores empresariais e na agricultura não é diferente. Em 2021 e nos próximos anos, produtores que investirem em equipamentos autônomos tendem a ter os melhores resultados em termos de competitividade nesse mercado. 

A produção pode ser otimizada com a adoção do uso de equipamentos sem cabine e com controle por GPS. Esse tipo de maquinário reduz a necessidade de mão de obra para o trabalho direto no campo e contribui para o aumento da produtividade, tornando os processos realizados com uma margem quase zero de erros. 

4 – Investimento em biotecnologia

A biotecnologia é uma área que apresentou grandes evoluções nos últimos anos e oferece uma série de benefícios para os produtores agrícolas interessados em melhorar a sua produção. Os estudos dessa área permitem aumentar a produção de alimentos, preservando os recursos naturais e levando à redução de desperdícios. 

Os produtores agrícolas que desejam se destacar em 2021 devem ficar atentos para o desenvolvimento de sementes transgênicas que se mostram potencialmente mais resistentes a doenças e pragas. Esse tipo de semente permite reduzir o uso de pesticidas, além de evitar perdas nas lavouras que podem gerar grandes desperdícios. 

5 – Uso de fertilizantes sustentáveis

As bases para uma produção agrícola mais competitiva e alinhada com os desejos dos consumidores é a adoção do uso de tecnologia e foco na sustentabilidade. Sendo assim, uma das dicas da nossa lista é o uso de fertilizantes sustentáveis na sua plantação. Fertilizantes químicos podem levar à contaminação do solo, ar e água, além de reduzir os benefícios do solo para o cultivo.

Em resumo, os fertilizantes sustentáveis contribuem não somente para preservar recursos naturais, como também para melhorar os nutrientes que são oferecidos para os alimentos que estão sendo produzidos. Esse é um cuidado que faz a diferença para o consumidor e para o mundo. 

6 – Rastreabilidade de produtos

Os consumidores estão cada vez mais exigentes quando o assunto é alimentação. Conhecer a procedência dos alimentos que são levados à sua mesa se tornou um ponto determinante para muitas pessoas e, nesse contexto, uma das principais tendências do mercado de produção agrícola para 2021 é a adoção da rastreabilidade de produtos. 

Adotar um sistema que permita que o consumidor saiba de onde vem os produtos que está adquirindo contribui para impulsionar as vendas. Além de conhecer o local de origem, é importante que os consumidores tenham acesso a informações sobre a quantidade e qualidade dos defensivos agrícolas utilizados. 

Com essas dicas você terá mais chances de se destacar no mercado de produção agrícola em 2021!