O que é adubação verde?
Agronegócio

Adubação verde: melhore a qualidade do solo com essa técnica

A chamada adubação verde é uma técnica que pode contribuir para a saúde das lavouras. No entanto, é essencial que os agricultores a conheçam bem para colocar em prática. No artigo a seguir iremos apresentar melhor esse conceito e quais são os seus benefícios.

O que é adubação verde?

Esse método se caracteriza pelo uso de plantas para potencializar as qualidades físicas, químicas e biológicas do solo. Contribui para a melhora dos solos degradados, de forma a enriquecê-los. No caso daqueles que já apresentam boas condições, é uma forma de preservar essas qualidades.

Rotação de culturas

A base da adubação verde é a rotação de culturas que, em muitos casos, tem a função de cobertura do solo. Tem funcionamento simples, no intervalo entre uma cultura comercial e outra se deve cultivar uma espécie isolada ou então uma combinação de diferentes espécies.

Inclusive, atualmente já estão sendo vendidos combinações específicas de culturas para a cobertura do solo para esse tipo de adubação. Os “mix” de culturas tem o objetivo de oferecer os nutrientes de que o solo necessita. Podem ser usados ainda em espaços entre as culturas perenes.

Leguminosas

As leguminosas estão se destacando entre as principais escolhas para o emprego dessa técnica agrícola. Isso porque espécies como a ervilhaca, por exemplo, fixam nitrogênio do ar, levando a um aporte desse nutriente para as plantas. Também ajudam na fixação dos outros ciclados.

Crucíferas

Também são indicadas para essa técnica as chamadas crucíferas, como o nabo de forrageiro. O diferencial dessas plantas é conseguir absorver nutrientes em grandes profundidades.

Algo que as plantas de culturas comerciais têm grande dificuldade de executar. Dessa forma, esses nutrientes são resgatados e libertados para que possam servir para a cultura comercial seguinte.

Plantas usadas na adubação verde

Confira a seguir alguns exemplos de plantas utilizadas na técnica de adubação verde:

  • Feijão-guandu;
  • Milheto;
  • Soja perene;
  • Braquiária;
  • Crotalária;
  • Feijão-caupi;
  • Mucuna;
  • Feijão de porco;
  • Lablab;
  • Nabo forrageiro;
  • Leucena.

Principais vantagens da adubação verde

A seguir você pode conhecer algumas das principais vantagens da adubação verde.

1 – Fertilidade do solo

O solo se torna mais fértil a partir do uso da técnica da adubação verde porque oferece aporte extra de nutrientes, como nitrogênio e potássio. Plantas cicladoras absorvem quantidades consideráveis deles nas camadas mais profundas do solo. A decomposição dos tecidos dessas culturas faz com que os nutrientes possam ser aproveitados pela cultura seguinte.

Plantas utilizadas para a adubação verde ainda contribuem para potencializar a matéria orgânica do solo. Há aumento da eficiência dos nutrientes no sistema, uma vez que eles, por estarem dentro das plantas, não perdem seu potencial devido ao solo. O solo que passa pelo processo de adubação verde tende a ganhar fertilidade considerável. Com mais fertilidade, a agricultura ganha potencialmente.

2 – Controle da erosão

O controle da erosão é um dos grandes desafios para os agricultores. Esse é um fator que costuma dificultar a manutenção da fertilidade do solo. Em outras palavras, prejudica o bom desempenho do solo na produtividade. Também leva a perdas do solo.

A adubação verde oferece, primeiramente, uma cobertura viva para o solo e depois uma cobertura morta (o que se chama de palhada). Sua presença reduz o impacto da ação das gotas de chuva e o escorrimento superficial que levam ao processo de erosão.

Essa cobertura ainda ajuda na descompactação para a melhora da qualidade do solo por meio da ação das raízes. Há uma melhor infiltração da água no solo.

3 – Controle de pragas, ervas daninhas e doenças

Por fim, não podemos deixar de mencionar que a adubação verde contribui para que haja maior controle de pragas, ervas daninhas e doenças que podem prejudicar o bom desempenho das lavouras. Essas culturas podem funcionar como a quebra do ciclo das doenças capazes de acometer as culturas comerciais.

É determinante ter alguns cuidados na hora de escolher quais serão as espécies utilizadas para a cobertura. Afinal, algumas podem ser hospedeiras de doenças e se tornar um problema para o sucesso do seu cultivo.

O nabo, que mencionamos no início do artigo, pode ser hospedeiro do mofo-branco (Sclerotinia sclerotiorum) da soja. Essa é uma doença bastante difícil de controlar e que pode prejudicar a sua cultura comercial.

Conclusão

A adubação verde é uma técnica agrícola que pode oferecer excelentes resultados, mas que precisa ser implementada com atenção e cuidado. Para obter sucesso é imprescindível escolher as espécies certas para a cobertura do solo. Evite potenciais focos de doenças e outras moléstias.

Também fica a dica de fazer um estudo de quais são as espécies que podem oferecer os nutrientes de que as suas culturas comerciais mais precisam. Uma técnica que deve ser utilizada para potencializar a qualidade dos seus resultados.

Gostou de conhecer melhor o processo de adubação verde? É um processo com excelentes resultados!

Fonte imagem: pixabay.com