Commodities agrícolas
Agronegócio

Commodities agrícolas: você sabe o que isso significa?

As commodities agrícolas têm grande importância para a economia brasileira, sendo consideradas como ativos. Para quem tem dúvidas a respeito desse tema vamos explicar exatamente o que esse termo significa e seu impacto financeiro.

O que são commodities agrícolas?

Antes de falar especificamente sobre as commodities agrícolas, é necessário explicar o que é uma commodity. Essa palavra do inglês pode ser traduzida como “mercadoria”.

O conceito refere-se a mercadorias que não apresentam variações significativas de preço em diferentes países. Isso quer dizer que as commodities são iguais independentemente do seu local de origem. Commodities comercializadas na América do Norte são iguais às da Ásia, por exemplo.

No âmbito do agronegócio, as commodities são produtos oriundos de práticas agropecuárias que possuem o mínimo de interferência industrial em seus produtos. Dessa forma, essas mercadorias quase sempre consistem em artigos primários. No entanto, cabe o adendo de que nem todos os produtos provenientes da lavoura podem ser considerados como commodities.

Para que uma mercadoria seja considerada como commodity, precisa ser comercializada na bolsa de valores. As commodities são produtos com elevado valor comercial e que se mostram estratégicos para a economia. A soja é a principal commodity brasileira, um produto homogêneo na forma de grão que se destaca como um dos carros-chefes da exportação nacional.

Regulação pela regra de oferta e demanda

A Bolsa de Valores determina o valor das commodities, dessa forma, elas sofrem a influência da lógica de oferta e procura. Basicamente, quanto maior é a oferta de ações, menor será o seu valor.

A alta e a baixa de preços podem ser consequência de mudanças promovidas pelos governos e pela sociedade de maneira geral. Um exemplo disso é quando um determinado alimento é eleito como a estrela de uma dieta da moda.

Commodities agrícolas: conheça os tipos

Ficou evidente que nem toda produção agrícola se enquadra na categoria de commodities. Para pertencer a esse grupo é necessário que o produto seja essencial para o ser humano.

E não são apenas os produtos alimentícios que entram nessa categoria. Comparativamente, arroz e morangos têm alto consumo, no entanto, apenas o primeiro tem grande impacto para o homem. O algodão é outro exemplo de commodity.

Há commodities cujo valor aumenta pelo fato de serem usadas como base para o fabrico de outros produtos. Alguns exemplos são o algodão, o trigo e o milho. No Brasil, as principais commodities são: café, carne bovina, açúcar, milho, trigo e borracha.

Commodities agrícolas: como funcionam?

As commodities agrícolas são fontes de investimento, podendo ser de origem nacional ou internacional. Não há a necessidade de movimentação física na bolsa, haja vista que os contratos são comercializados como acertos de compra e venda futuros.

A cotação do preço dessas commodities pode ser feita tomando como referência o quilo, saca, arroba (no caso do gado) e tonelada. Vários fatores externos podem influenciar no valor das commodities agrícolas, como, por exemplo, especulações, previsões de produção e colheita, clima, entre outros.

Ainda que os preços sejam pautados pela lei da oferta e da procura, os proprietários de fazendas produtoras podem definir seus preços firmando parcerias e fechando contratos diretamente com os pontos de venda.

No caso dos pequenos produtores, é possível até mesmo fechar negócio diretamente com o consumidor final, estabelecendo seu próprio preço. Porém, é importante esclarecer que mesmo definindo seu preço não será possível se distanciar muito do que está sendo praticado pelo mercado.

Commodities agrícolas: essenciais para a economia

Ao longo deste artigo, explicamos que as commodities agrícolas são produtos oriundos da produção agropecuária, com mínima interferência industrial, que têm grande importância para a sobrevivência humana. A partir dessa compreensão, fica evidente que esse tipo de produto tem um impacto considerável na economia brasileira e mundial.

O Brasil é um país com dimensões continentais e com grande vocação para a produção do agronegócio, logo se destaca no mercado de commodities agrícolas. Do ponto de vista econômico, essas commodities representam uma parcela significativa das exportações brasileiras. O agronegócio tem um papel fundamental para o crescimento do país.

Investir na produção de commodities agrícolas pode ser uma excelente opção para quem deseja iniciar no setor agropecuário. O ideal é escolher uma opção que apresente certa estabilidade no tocante à oferta e procura não apresentando quedas repentinas.

Investindo em commodities agrícolas

Como mencionamos acima, as commodities agrícolas são fontes de investimento de excelente potencial. Se você tem interesse em investir nesse ramo, deve se atentar para a possibilidade de compra e venda de commodities agrícolas antes do fechamento das colheitas. O preço nesse caso é estabelecido por meio de estimativas. Em outras palavras, nada impede o investimento na exportação de café antes da safra estar pronta.

Agora você já sabe o que são commodities agrícolas e sua importância para a economia brasileira!

Fonte imagem: pixabay.com