Dicas Para Criação de Gado de Corte

Dicas para criar gado de corte

A criação de gado de corte é uma das que mais gera lucro dentro do agronegócio e pode representar uma oportunidade para quem deseja ingressar nesse universo. Contudo, antes de partir em busca de uma propriedade para chamar de sua, é recomendável conhecer os pormenores que a atividade possui e os passos que devem ser seguidos.

Se você deseja criar gado de corte deve ficar a par do que é necessário para se tornar um empresário bem-sucedido do agronegócio, confira nossas 6 dicas.

1 – Capital para investimento

O primeiro ponto a ser considerado por quem deseja entrar no setor de produção de gado de corte é o do capital necessário para manter a sua propriedade produtiva. Inicialmente, será necessário realizar um aporte significativo para atender demandas estruturais e de aquisição dos animais.

No entanto, não se engane achando que para por aí, pois ainda será necessário realizar constantes injeções de capital ao longo do período. Pode haver períodos de seca e outras despesas que precisarão ser sanadas. Basicamente, é interessante que aqueles que desejam investir nesse segmento tenham boas reservas de capital para ir reinvestindo capital no decorrer do tempo.

2 – Estrutura da propriedade

É ideal que a sua propriedade esteja preparada para receber o gado, verifique como está a pastagem e se há espaço suficiente para o número de cabeças que você pensa em adquirir. Outro ponto fundamental diz respeito à segurança dos animais, a propriedade deve estar bem cercada para evitar a fuga e até casos de roubos.

É essencial que se tenha água em abundância no local para conservar a saúde dos bovinos, em especial nos dias mais quentes. Contar com um curso de água na propriedade é importante para reduzir os gastos com abastecimento.

3 – Investimento para o manejo do gado de corte

A boa saúde do gado de corte é crucial para que seu negócio se torne próspero, para isso é importante contar com uma boa estrutura para cuidados e manejo com os bovinos. Atenção para bebedouros e comedouros adequados e que prezem pela higiene dos animais. É importante ainda investir na aquisição de vermífugos e suplementos adequados para reforçar a saúde do seu gado.

Saiba ainda que será necessário contratar mão de obra para ajudar você no dia a dia de lida com os animais. Quando o gado precisa ser vacinado demanda auxílio para ser contido, aliás, não deixe de conferir o calendário de vacinas do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA).

4 – Gado no pasto ou no confinamento?

Os produtores de gado de corte devem iniciar a atividade optando pelo regime de pasto ou de confinamento para a manutenção dos animais. Ressaltamos que os dois regimes oferecem vantagens e que para a opção o ideal é atentar para o espaço que se tem disponível.

O regime de pasto é mais indicado para pequenos produtores uma vez que é fundamental ter mais cuidados com o pasto. Na fase de seca, é necessário oferecer nutrientes redobrados com atenção às necessidades dos animais. É um bom sistema para dar início à criação.

5 – Saiba escolher a raça ideal

A escolha de uma boa raça de gado de corte é essencial para garantir o sucesso da sua criação, algumas raças se destacam por ter carne mais suculenta. Na lista de raças mais interessantes para criação de gado de corte estão Nelore, Angus Hereford, Red Poll, Shorthorn e Galloway.

A Nelore é reconhecida como uma das melhores entre as melhores, contudo, é importante atentar que mesmo essa raça pode não se adaptar tão bem às condições da sua propriedade. Lembre-se de no momento da compra da matriz do gado levar um médico veterinário que possa atestar a saúde do animal.

6 – Conheça as fases da criação de gado de corte

Geralmente, o gado de corte demanda três fases de criação sendo elas: criação, recria e engorda.

Criação: o criador deve atentar para a saúde dos seus animais desde que estão no ventre da sua mãe até a fase de reprodução. É importante contar com o acompanhamento de um médico veterinário em todo esse período. A reprodução deve ter alguns cuidados, por exemplo, como a escolha dos melhores animais observando a idade ideal. A tecnologia também permitiu tornar o processo reprodutivo ainda mais assertivo com destaque para a melhoria genética.

Recria: etapa que se inicia a partir do desmame do bezerro e que demanda atenção para a alimentação saudável.

Engorda: fase do ganho de peso em que a alimentação do gado recebe alimentação direcionada. Além de rações com nutrientes especiais, é importante dar pasto de qualidade para os animais consumirem. Seu gado somente vai engordar com qualidade e  uma boa alimentação.

 

Gostou dessas dicas de como iniciar e manter uma criação de gado de corte? Deixe seus comentários!