Pequenos Agricultores
Agronegócio

Pequenos agricultores: 05 dicas para superar a crise no agronegócio

A produção dos pequenos agricultores é responsável pela alimentação de mais da metade da população brasileira e emprega 67% da mão de obra rural. Contudo, nem mesmo esses números impressionantes impediram o setor de ser afetado pela crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Continue lendo para entender melhor a situação e conferir dicas de como esse grupo pode superar a crise.

Pequenos agricultores e a crise

De acordo com o Censo, os pequenos produtores rurais são responsáveis por abastecer a despensa de mais da metade das famílias brasileiras. Além disso, essas propriedades empregam dez milhões de pessoas, o que representa 67% da mão de obra rural. A agricultura familiar gera 23% do valor bruto da produção agrícola do país.

Contudo, mesmo com essa força, os pequenos produtores vêm sentindo a queda das vendas. Desde o início da pandemia, o governo federal classificou o setor de alimentos como essencial, algo que contribuiu para manter o ritmo produtivo. No entanto, a crise chega até os produtores de pequeno porte na forma do desestímulo da compra presencial de alimentos por parte dos consumidores e fechamento das feiras livres.

Em se tratando do transporte dos alimentos, há boa fluidez em rodovias e portos, mas ainda se sente o impacto de não ter boa parte da população vacinada. A partir de uma vacinação mais efetiva dos brasileiros será possível vislumbrar um cenário mais tranquilo para os pequenos agricultores, pois as feiras livres serão incentivadas a reabrir, promovendo um escoamento mais efetivo dos produtos.

05 dicas de como pequenos agricultores podem superar a crise

O fim da crise está diretamente ligado com a conclusão do plano de imunização nacional. No entanto, enquanto toda a população brasileira não estiver vacinada com as duas doses do imunizante contra a Covid-19, é interessante que os pequenos agricultores tomem medidas de combate a esse cenário nebuloso.

Neste período de incertezas, os pequenos produtores rurais devem buscar formas de inovar em seus processos produtivos e delinear novas oportunidades de mercado. Confira, a seguir, 5 dicas para que pequenos agricultores superem a crise do agronegócio.

1 – Planejamento

A superação dos obstáculos da crise tem início com um bom planejamento. O pequeno produtor deve revisar todos os gastos, desde a primeira etapa da produção até a última etapa da colheita. Essa revisão permite identificar gastos desnecessários e adotar medidas para reduzir os seus custos. O uso da mão de obra e demais recursos pode ser devidamente otimizado.

2 – Atenção a novas oportunidades

A pandemia criou uma série de dificuldades, mas também abriu as perspectivas de outros mercados para os pequenos produtores. As vendas para restaurantes se mantêm em queda, no entanto, é possível apostar em novos mercados, como o fornecimento de alimentos para supermercados e vendas diretas para os consumidores. Contar com um serviço de entrega para atender aos consumidores finais pode representar um significativo incremento nos ganhos.

3 – Investimento em marketing digital

Em um momento em que os consumidores e clientes comerciais estão resolvendo suas demandas online, é essencial estar presente no universo digital. Para isso, é interessante criar redes sociais para o seu empreendimento rural e um site no formato e-commerce. Na dica acima falamos a respeito da venda para o público final, um site de vendas é a ponte necessária entre os produtores e os compradores diretos.

4 – Inove os seus processos

Um momento singular pede soluções singulares para os processos rotineiros. Para superar este período de dificuldade, o produtor rural pode inovar nos processos cotidianos. Quando estiver preparando os próximos ciclos produtivos, o ideal é considerar o uso de soluções mais sustentáveis.

Na internet, você encontra boas opções de receitas de compostagem e biofertilizantes que podem ser produzidos na sua propriedade. A adoção desse tipo de medida, além de ser sustentável contribui para uma redução significativa de custos.

5 – Avalie constantemente

Um período de crise demanda algumas transformações na rotina produtiva e isso torna necessário fazer avaliações constantes para entender o que está ou não funcionando. Faça acompanhamentos por meio de indicadores para saber se novas soluções têm oferecido bons resultados. O quanto as medidas adotadas têm solucionado os problemas antigos e se tornado um facilitador para a resolução de novos problemas?

Superar a crise é possível

Os pequenos produtores passaram por diversas dificuldades desde que a pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil, em 2020. No entanto, esse importante grupo econômico não esmoreceu e continuou perseverando em busca de uma retomada do ritmo.

Nesse momento, o mais importante é saber aliar planejamento com motivação, afinal, boa parte do caminho já foi trilhado, mas ainda há o que ser feito. Reorganize o trabalho na sua propriedade rural com a certeza de que recomeçar diante de uma dificuldade é extremamente corajoso e importante para o Brasil. A superação da crise é resultado de muito trabalho.

Com essas 5 dicas é possível enfrentar este momento de dificuldade!

Fonte imagem: pixabay.com