Tudo que você precisa saber sobre o Triticale
Agronegócio

Triticale: tudo que você precisa saber sobre esse cereal de inverno

O triticale é uma excelente opção de cereal para cultivar nos meses mais frios e vem ganhando mais espaço no meio rural. No artigo a seguir você poderá conhecer mais sobre ele e conferir dicas de cultivo. 

Triticale: tudo que você precisa saber sobre esse cereal

Uma excelente opção para cultivar em meses frios, o triticale é um cereal resultante do cruzamento do trigo e do centeio. Do trigo, esse cereal herdou o excelente potencial de rendimento. Já o centeio lhe concedeu a rusticidade. 

O produtor rural interessado no cultivo deve estar preparado para lidar com algumas dificuldades de manejo. Isso porque é um cereal que apresenta diversas especificidades. Confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito desse cultivar. 

Cereal híbrido

O triticale é um cereal híbrido (resultado do cruzamento do trigo e centeio) típico do inverno. Apresenta alta resistência às geadas e ajuda na manutenção da palhada nos solos arenosos e mais fracos. Também é ótimo para o processo de plantio direto. 

Com essas características, o triticale não é indicado para cultivo em meses mais quentes, porque apresenta baixa tolerância à seca. Pode se adaptar com facilidade a condições variadas de clima e de solo, observando os pontos destacados. 

Uma de suas principais vantagens é ter grande resistência a doenças causadas por fungos. Na região Sul do Brasil, o triticale é bastante cultivado, isso porque é uma excelente alternativa para cultivar antes da soja, milho e feijão. 

Qual o melhor momento para cultivar o triticale?

O período de semeadura do triticale ocorre entre os meses de fevereiro e maio. Nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é cultivado no mesmo período da cultura de trigo. trata-se de uma época que permite obter melhores rendimentos com essa cultura.

Como é feito o plantio do triticale?

O triticale deve ser semeado em linhas, o espaço entre elas deve ser de 17 cm. A densidade recomendada é de 400 sementes por metro. Nos locais em que há risco de acamamento, o indicado é 300 sementes por metro. O ideal é que a profundidade seja entre 2 cm e 5 cm. É possível usar outros espaçamentos, mas tenha cuidado para que não passem de 20 cm.

O solo deve ter a sua saturação de bases elevada para 70%. Observando os nutrientes do solo em questão, é essencial fazer a adubação corretiva. Por se tratar de um cereal rústico, pode ter boa resistência a solos ácidos. Também pode ser resistente a elevados teores de alumínio tóxico. Contudo, mesmo o cereal tendo essa resistência, é imprescindível realizar a correção de acidez com calcário.

Fazer a correção com calcário potencializa consideravelmente a produtividade. Fica a dica, ainda, de que a cultura de triticale responde bem à adubação nitrogenada também. É preciso que, antes de iniciar o cultivo, o produtor analise as condições do solo para realizar a adubação corretiva. Não subestime o poder da correção no aumento da produção.

Colheita do triticale

O triticale pode ser colhido com máquina em baixa velocidade. É importante que a umidade das espigas e também dos grãos estejam baixas. O mais recomendado é usar batedores em barras. A colheita deve ser feita observando qual é a forma de uso da cultura.

Quem vai usar a cultura para produzir feno ou silagem pré-secada deve colher as plantas no estágio de emborrachamento. No caso de usar a planta inteira como silagem, é necessário colher quando os grãos estiverem em estágio entre leitoso e pastoso. O triticale pode ser colhido manualmente ou com maquinário.

No caso da colheita manual, é indicado que a umidade dos grãos esteja em menos de 25%. Depois, esses grãos devem secar até chegar a 14% de umidade para que seja possível fazer a trilha. Na colheita mecanizada é necessário que tenha umidade entre 14% e 25%. A máquina deverá estar bem regulada. 

Quais são os benefícios de cultivar triticale?

O uso do triticale como cultura de inverno pode ser bastante positivo para as culturas que o sucederão. Esse cereal contribui com a qualidade do solo, reduzindo os danos do mesmo e as ervas daninhas.

Confira abaixo alguns dos benefícios oferecidos por essa cultura.

– O triticale possui ótimas qualidades de panificação;

– Essa cultura é bem interessante para a cobertura do solo na entressafra, protegendo do processo de erosão e também da lixiviação dos nutrientes;

– Representa uma ótima alternativa de adubação verde, oferecendo diversos nutrientes para a lavoura;

– Apresenta excelente resistência ao inverno e as geadas;

– Os grãos são altamente nutritivos podem ser usado inclusive na nutrição animal;

– O triticale pode ser utilizado na consorciação e rotação de culturas.

Gostou de conhecer mais sobre o triticale? Essa é uma excelente opção de cereal de inverno. Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country.

Fonte imagem: pexels.com