Dicas para cuidar da Crina de seu Cavalo
Animais

9 Dicas para cuidar da crina de seu cavalo

Dicas para cuidar da Crina de seu CavaloVocê tem dúvidas na hora de escolher que escova para cavalo usar para cada parte do seu amigo de quatro patas? Saiba que é normal ter dificuldades nessa e em outras escolhas quando você ainda não está familiarizado com os cuidados necessários com os equinos. Por isso, preparamos 9 dicas de como cuidar melhor da crina desse belo animal: higiene é fundamental tanto para a estética quanto para a saúde.

Confira 9 Dicas para cuidar da crina do seu cavalo

A seguir vamos dar dicas para deixar a crina de cavalo muito mais bonita e higienizada, evitando assim o desenvolvimento de problemas de saúde.

 

Dica 1 – Como escolher uma escova para cavalo

A limpeza do cavalo deve começar pela crina, pois assim a sujeira é eliminada do ponto mais alto até o mais baixo, a cauda. A escova mais indicada para pentear a crina do equino é a cardoa, que remove os resíduos de sujeira que se acumulam entre os pelos. A escova não pode ter cerdas muito duras e nem ser passada com muita agressividade na crina, pois isso pode deixar o animal nervoso. Divida os pelos da crina em mechas e penteie uma a uma até obter um pelo leve e sem resíduos de pó e outros elementos.

 

Dica 2 – Use amaciador de crina

Ao observar que a crina do animal está embaraçada você pode aplicar um produto conhecido como amaciador, que é uma espécie de condicionador para cavalos. Passe o produto e use um pente para desfazer os nós. O uso desse produto é importante para não forçar o pente ou escova na crina, o que também deixa o animal nervoso.

 

Dica 3 – Escolha um bom shampoo

Quando as condições climáticas (sol e calor) contribuírem, você pode dar um banho completo no cavalo. Para garantir que a limpeza seja completa e que ele não tenha nenhuma reação alérgica é interessante escolher um shampoo para cavalo. Esses produtos são desenvolvidos com fórmulas específicas para os equinos.

Use luvas para aplicar o shampoo no animal e esfregue a crina com mais atenção que o restante do corpo. Enquanto a crina está com shampoo, você pode usar a cardoa ou um pente para desembaraçar as madeixas.

 

Dica 4 – Atenção ao sol

Você só deve dar um banho completo, lavando a cabeça e o corpo do cavalo, quando o clima estiver propício, isto é: com sol e calor. Caso contrário, o animal poderá ficar com muito frio enquanto aguarda o excesso de água secar. Durante os meses de outono e inverno pode ser interessante lavar apenas as patas do animal, limpando a crina e a cauda com produtos como amaciadores e pentes.

 

Dica 5 – Amarre o cabresto com folga

Esse é um cuidado importante para quando você for lavar a cabeça do cavalo. Certamente o animal se sentirá incomodado e fará movimentos bruscos que poderão causar acidentes caso o cabresto não esteja preso com certa folga.

 

Dica 6 – Deixe o animal cheirar os produtos

Mostre para o animal os itens que serão utilizados e deixe que ele cheire produtos como shampoo, por exemplo, isso evita a sensação de estranhamento, que pode causar uma série de acidentes. O cavalo é um animal de grande porte e força física, então é sempre bom evitar irritá-lo.

 

Dica 7 – Posicione-se ao lado do animal

Sempre que estiver tratando do seu cavalo posicione-se ao seu lado e jamais atrás dele. Isso evita que você seja atingido por um coice caso o animal se irrite com alguma coisa. Tenha esse cuidado especialmente quando estiver mexendo na crina e na cauda do cavalo, que são pontos de grande sensibilidade.

 

Dica 8 – Ofereça uma alimentação equilibrada

Além de manter um ritmo de cuidados com a higienização do cavalo é fundamental atentar para a qualidade da sua alimentação. O equino necessita de refeições balanceadas que ofereçam todos os nutrientes essenciais. Aliás, quando a cria começa a perder o viço é um sinal de que algo não está certo com a sua saúde. Os pelos são os primeiros a sofrer quando um cavalo apresenta deficiência de nutrientes.

 

Dica 9 – Aplique repelente de insetos

Os insetos podem ser um grande incômodo para o seu cavalo, e por isso mesmo recomendamos que após deixá-lo limpinho você aplique repelente na sua crina e corpo. Assim o equino terá mais tranquilidade para ficar ao ar livre.

 

Cuidados com a crina do cavalo para manter a saúde

Cuidar da higiene da crina do seu cavalo é essencial para manter a sua saúde em dia. A boa aparência não tem apenas uma finalidade estética, é também uma forma de demonstrar que o cavalo está forte e livre de doenças. Animais com pelos sem vida ou brilho podem indicar sérios problemas de saúde. Por isso, ao perceber qualquer alteração, chame o veterinário!