Acessórios para cuidar do casco de cavalo

Casco do Cavalo
Cuidados com o Casco do Cavalo

 

Os cuidados empregados com o casco de cavalo têm grande relevância para a manutenção da saúde locomotora desses animais. Equinos utilizados para finalidades esportivas e de trabalho apresentam desgaste acentuado, podendo ter sérias complicações no futuro. Utilizar os acessórios certos para os cuidados com o casco é essencial para ter bons resultados.

A importância dos cuidados certos com o casco de cavalo

O ferrageamento ou ferragem consiste no processo de aplicar uma lâmina de ferro, aço ou alumínio no casco do cavalo para proteger ou dar aprumo às suas patas, o que, basicamente, significa colocar as ferraduras. Além de evitar que o animal perca qualidade de vida por sofrimentos devido a uma pisada errada, esse processo ainda contribui para um melhor desempenho em suas atividades. 

Vale ressaltar que existem ferraduras de diversos formatos para atender às demandas de cada animal. O processo de casqueamento é outro bastante relevante, trata-se de realizar a limpeza e aparar as partes que crescem nos cascos. Essa limpeza deve ser feita com frequência e utilizando os equipamentos corretos para evitar machucar o cavalo. Vale lembrar que uma alimentação balanceada também tem grande impacto para a saúde animal e para o fortalecimento dos cascos. 

Cuidados com as baias 

Atenção para as baias onde os cavalos são mantidos, pois esses ambientes costumam reter muita sujeira e umidade, elementos que são extremamente prejudiciais para os cascos. Uma forma de evitar esses problemas é manter uma dinâmica de limpeza diária do espaço e criar camadas de areia e feno no piso, pois, além de proporcionar maciez, ajudam a reduzir a umidade. 

Chame um profissional

Os processos de ferrageamento e casqueamento devem ser realizados por profissionais habilitados para tal, afinal, têm grande relevância para o bem-estar do equino em médio e longo prazo. É importante iniciar o acompanhamento do casco desde o nascimento do potro. 

Conheça acessórios para cuidar do casco do cavalo

Agora que você já sabe qual é a importância de dedicar cuidados especiais ao casco cavalo, vai gostar de conhecer com mais detalhes os acessórios utilizados para isso. 

Limpador de casco e ranilha

Ferramenta essencial para a limpeza diária e necessária do casco do seu cavalo. Esse item possui uma escova e uma parte pontiaguda que serve para escavar a sujeira. É importante segurar a pata a ser limpa entre as suas pernas e usar a ferramenta pontuda do limpador para retirar a sujeira encravada no casco. 

Tenha cuidado para não pressionar demais contra a pata, pois isso pode machucar o equino. A escova deve ser usada para remover a sujeira superficial que sobrou após a remoção com a parte pontuda.

Torquês para cortar casco de cavalo

Em alguns momentos, é necessário cortar o casco do cavalo, mais ou menos como o ser humano faz com as suas unhas. A torquês é basicamente o “cortador de unhas” do equino. Esse procedimento deve ser feito por alguém com experiência, pois tem como objetivo adequar a sola da pata, de maneira que a ranilha (parte posterior) toque o chão, evitando o desenvolvimento de uma série de problemas articulares.

Grosa para casqueamento

Após aparar o casco, é necessário lixá-lo para deixar uniforme, permitindo um caminhar mais suave para o seu equino. 

Avental de ferrador

Quem realiza a manutenção do casco do cavalo deve investir em um avental adequado para esse procedimento. Funciona como um tipo de protetor para as pernas, as opções com bolsos laterais permitem guardar as ferramentas com mais facilidade. Um item que tem todo o estilo do universo country e compõe o visual de um legítimo cowboy.

Fortalecimento do casco do cavalo

Com o passar do tempo, entre um casqueamento e outro, o casco do cavalo pode se tornar quebradiço. Uma forma de reduzir as chances dessas rachaduras é apostar no uso de uma base casco de cavalo, trata-se de um produto enriquecido com pantenol e cálcio. 

A eficácia desse item é tão alta que ele pode ser usado, inclusive, como fortalecedor de unhas humanas. Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre esmalte casco de cavalo, o segredo desse produto é fortalecer criando uma espécie de película de proteção, deixando as unhas e os cascos dos equinos menos quebradiços.

A base fortalecedora casco de cavalo também faz muito sucesso nos kits de produtos de manicures. Pode ser uma solução interessante especialmente para quem conta com cavalos mais velhos em seu plantel. Uma base endurecedora de casco pode ajudar a fortalecer um casco com pequenos defeitos ocasionados pelo tempo. 

Cuide bem do casco dos seus cavalos

Ao longo deste artigo você descobriu que o casco do cavalo precisa de manutenção por acumular resíduos de sujeira no dia a dia e por estar sujeito a fatores como umidade, por exemplo, assim como aprendeu quais são os acessórios imprescindíveis para esse cuidado. Agora não tem mais desculpas para não cuidar bem dos seus equinos. 

Como você costuma cuidar dos cascos dos seus cavalos? Deixe sua resposta nos comentários abaixo e compartilhe o artigo com seus amigos que também são criadores!

 

Copyright:  https://www.shutterstock.com/