onde-comprar-cavalo
Animais

O que é necessário analisar antes de comprar um cavalo?

onde-comprar-cavalo

Comprar cavalo é uma tarefa complexa, o interessado precisa ter certeza a respeito da aquisição e definir a finalidade do equino. Há diferentes perfis de cavalos para atender a demandas distintas, no momento da escolha questões como porte físico e temperamento precisam ser consideradas. Continue lendo e entenda melhor o que deve ser analisado antes do fechamento do negócio.

Comprar cavalo: 6 dicas do que analisar

Antes de ir a um leilão de cavalo disposto a dar os maiores lances pelos animais mais valiosos, você deve se atentar para algumas questões determinantes na escolha dos equinos. Leve em consideração a função a ser desempenhada pelo animal, assim como o nível de aptidão do cavaleiro. Alguns animais são mais fáceis de manejar para aqueles com pouca experiência de lida com equinos.

A força e a saúde do cavalo são tópicos relevantes para quem está buscando por auxílio na realização de atividades rurais. Já os esportistas analisam tópicos, como velocidade de trote e habilidades como saltos. Para cada função há uma raça ideal, estude a fundo o tema e confira as seis dicas listadas abaixo.

1 – Você tem tempo para se dedicar ao seu cavalo?

Ao dar início à busca por anúncios de cavalos à venda, pense com boa capacidade de autocrítica se terá tempo para dedicar ao equino. Um cavalo tem expectativa de vida entre 25 e 30 anos, precisa de atenção e uma rotina de atividades físicas para conservar seu porte e agilidade. O dono precisa desenvolver um vínculo de confiança com o equino, isso leva algum tempo e exige a interação entre ambos.

2 – Avalie suas possibilidades

Você já sabe qual é o cavalo dos seus sonhos? O desejo de adquirir preciosidades como uma égua quarto de milha, cujo preço em leilões pode ultrapassar os R$ 400 mil, nem sempre se mostra possível de realizar e não em termos financeiros. Comece respondendo a questão de qual a finalidade do animal, pode ser para trabalho, lazer, competições, entre outras.

Em seguida, volte ao tópico anterior e determine quanto tempo tem para dedicar ao equino. Coloque na ponta do lápis, não somente o valor de compra, mas também o de manutenção, incluindo aquisição de alimentos, medicamentos, acompanhamento veterinário, ferraduras, acessórios, entre outros. O seu cavalo precisará ainda de um estábulo e todos os acessórios convenientes para uma vida tranquila.

3 – Raças de cavalos

Ter amplos conhecimentos das raças de equinos te ajudará a tomar uma decisão mais sábia a respeito da compra de um animal, isso porque torna possível saber mais sobre o seu temperamento e sobre sua capacidade física. Para os compradores de primeira viagem, recomendamos a opção por cavalos de raças esportivas, perfis mais versáteis que permitem ser moldados conforme as necessidades.

Se o objetivo da compra é ter um animal para viver no campo, você deve focar sua escolha nas raças nacionais, haja vista sua maior adaptabilidade ao clima. Não se guie somente pelo status de adquirir um cavalo puro sangue, pode ser mais interessante, do ponto de vista financeiro e prático, apostar em outras raças. Coloque no papel aquilo que espera do equino e assim escolha mais assertivamente.

4 – Cavalo ou égua?

Essa é uma dúvida bastante pertinente no momento da compra de equino. De maneira geral, é melhor investir em éguas ou cavalos castrados, devido a maior tranquilidade desses animais. Para cumprir objetivos de monta, doma e passeios, o temperamento mais dócil se mostra mais interessante. A agressividade de um macho não castrado pode atrapalhar o correto andamento das atividades.

5 – Aspectos físicos

Realizar uma avaliação física da saúde do equino é fundamental antes de fechar o negócio, os olhos, focinho, orelhas e patas são os pontos de verificação. Conte com o auxílio de um veterinário de sua confiança para escolher um cavalo saudável, pois algumas questões podem passar despercebidas aos olhos de um leigo. Peça para conferir também os documentos de identificação para fazer uma compra segura.

6 – Qual a melhor idade de cavalo para comprar?

Mais uma vez, é fundamental considerar a finalidade desejada para o equino e o nível de conhecimento do futuro proprietário. Para cavaleiros inexperientes, o mais indicado é a aquisição de cavalos com, pelo menos, oito anos de idade já domados. A doma precisa ser feita por alguém experiente.

Os interessados em equinos para competições devem procurar animais a partir de cinco anos de idade, faixa etária em que são considerados maduros. Um filhote de cavalo pode não ser uma alternativa interessante para os menos experientes devido às dificuldades de adestramento. A compra de um animal desse porte deve ser uma resposta a uma necessidade prática, para que se faça a escolha mais assertiva observando critérios físicos e de personalidade.

As dicas te ajudaram para comprar um cavalo? Deixe o seu comentário abaixo falando a respeito do assunto.