Saúde animal
Animais

Saúde animal: 05 dicas para aumentar a expectativa de vida de cavalo

A saúde animal deve ser uma das principais preocupações dos criadores, pois o bem-estar do plantel é o que garante a longevidade dos seus cavalos. No artigo a seguir apresentaremos 05 dicas especiais para potencializar a saúde dos seus animais e ter um longo período junto deles.

Dicas de saúde animal para prolongar a expectativa de vida dos seus cavalos

Fatores como a alimentação dos cavalos, o local em que eles vivem e o acompanhamento especializado fazem toda a diferença para que esses animais tenham mais anos de vida pela frente.

Confira a seguir dicas que ajudarão a aumentar a expectativa de vida dos seus animais e tenha um plantel muito mais saudável.

1 – Baia com espaço adequado

Um cuidado com cavalos que faz toda a diferença é o de oferecer a eles baias com espaço adequado. O local em que os animais passam a maior parte do seu tempo deve ser arejado, espaçoso e bem cuidado.

O ideal é que a baia tenha pelo menos 4 metros quadrados e uma porta que permita ao animal observar o mundo exterior. Tenha atenção, ainda, para a boa ventilação e iluminação do local. É uma forma de evitar que o cavalo se sinta enclausurado, essa sensação pode torná-lo mais estressado e propenso a desenvolver doenças.

2 – Respeite a personalidade do seu cavalo

Ao longo da jornada de criação de cavalos, os criadores percebem que os animais apresentam diferentes personalidades. Dessa forma, alguns se sentem mais à vontade ao ar livre, outros demonstram mais aptidão com atividades rurais e há ainda os que têm forte espírito de competição.

Observar em quais atividades seus cavalos se sentem mais à vontade e direcioná-los para aquilo que têm mais aptidão contribui para prolongar a sua expectativa de vida.

Preste atenção aos sinais para entender como o seu cavalo se sente melhor e mais apto para viver bem. Quando eles são guiados para as atividades em que são mais aptos tendem a entregar melhores resultados.

3 – Interações saudáveis

Estudos recentes sobre a qualidade de vida dos cavalos identificaram que interações saudáveis deles com outros animais e com o ser humano demonstram a sua alegria e satisfação com a sua vida. Quando o equino mantém relações positivas, tende a estar bem tanto física quanto emocionalmente.

O grau de interesse dos cavalos com o mundo à sua volta também demonstra o quanto estão integrados com o ambiente. Então, se os seus cavalos apresentam curiosidade e atenção, significa que eles estão contentes com o mundo que os rodeia. Porém, se parecerem abatidos e não demonstrarem interesse pelo o que está à sua volta é melhor investigar o que está acontecendo de errado.

Após entender a causa do desinteresse do animal pelo ambiente, encontre uma forma de corrigir esse problema. Ofereça para seus cavalos uma vida tranquila e que atenda às suas necessidades, tanto físicas quanto emocionais. Quando o animal se sente bem no contexto em que está inserido, tende a ter menos problemas de saúde e, consequentemente, tem sua expectativa de vida prolongada.

4 – Conforto e bem-estar em grupo

A convivência com outros cavalos é peça fundamental do seu bem-estar. Os equinos evoluíram como animais sociais, compartilhando a vida com outros de sua espécie. Logo, ter a companhia de iguais é crucial para o seu desenvolvimento físico e emocional. Quando estão inseridos em um grupo com outros cavalos, eles se sentem mais confortáveis.

Tenha em mente que, independentemente do quanto você seja carinhoso com seu amigo de quatro patas, ele precisa de outros companheiros animais. Manter uma convivência próxima pode inclusive ajudar no melhor desenvolvimento social desses animais.

Essa convivência tem grande poder de gerar satisfação para seus cavalos. E mais uma vez ressaltamos que sentir-se bem e feliz é determinante para a manutenção da boa saúde física dos cavalos.

5 – Suplementação

A saúde do cavalo está intimamente ligada com uma alimentação balanceada. Cada animal tem suas próprias particularidades e necessidades. O ideal é que os seus cavalos tenham o acompanhamento de um veterinário que possa avaliar a importância de uma boa suplementação.

O papel da suplementação é repor no organismo os nutrientes que estão em falta. Isso permite melhorar o balanço nutricional e leva a um melhor desempenho. Como há uma ampla variedade de suplementos disponíveis no mercado, é importante ter o auxílio de um profissional da área veterinária para escolher o mais adequado.

Além disso, o veterinário pode fazer um acompanhamento mais de perto das condições de saúde do cavalo. Assim se tem um histórico que permite compreender o que está dando certo e o que ainda pode ser melhorado.

Gostou de conhecer essas 05 dicas para aumentar a expectativa de vida dos cavalos? Aplique e melhore a qualidade de vida do seu plantel!

Fonte imagem: pexels.com