Animais

Tosa de Cavalos: Saiba Mais Sobre Esse Assunto

Saiba mais detalhes sobre a tosa de cavalos
A importância da tosa para os cavalos – Crédito da Imagem: https://www.youtube.com

Para muitos proprietários de cavalos a tosa do animal é um momento delicado e que traz inúmeras complicações. No entanto, mesmo com alguma dificuldade é essencial manter os cavalos tosados, tanto para que tenham uma aparência mais bonita quanto para que apesentem melhor rendimento em suas tarefas de trabalho.

Além disso, a tosa não precisa ser nenhum pesadelo, pessoas tranquilas e que têm a confiança do animal podem conseguir fazer o trabalho sem risco e sem estressar os cavalos. Saiba tudo o que é relevante a respeito de tosa de cavalos e não deixe que seus animais fiquem com mais pelo do que o necessário!

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Tosa de Cavalos

Por Que Devo Tosar Meus Cavalos?

O crescimento dos pelos dos cavalos se intensifica conforme o inverno se aproxima e avança. Quanto menos tempo de sol o dia tem, mais os pelos irão crescer como um mecanismo de defesa do corpo do animal contra o frio. Contudo, depois de um dia árduo de trabalho, o cavalo acabará com suor acumulado no seu corpo, esse suor não consegue ser eliminado porque os pelos impedem.

Se o animal permanece suado acaba ficando resfriado, de maneira que é fundamental para a saúde e bem-estar do cavalo tosá-lo. A lógica da tosa é a seguinte: cavalos que se exercitam devem ter menos pelos. Mas, atenção tosar os cavalos – especialmente durante o inverno – cria uma série de novas responsabilidades para o proprietário como manter o animal protegido por uma capa quando não estiver trabalhando.

Quando Tosar os Cavalos?

Como o crescimento acentuado dos pelos do animal está relacionado com o inverno, a primeira tosa do ano geralmente acontece entre os meses de abril e maio. Porém, o procedimento deve ser feito somente quando for observado um crescimento acentuado dos pelos.

Outra questão é que, dependendo do tempo que os pelos levam para crescer, pode se mostrar necessário tosar mais uma ou duas vezes até o final da estação mais fria. A última tosa do ano deve ser feita até no máximo o começo do mês de setembro para que não prejudique a pelagem de verão do cavalo.

Quais os Benefícios da Tosa?

O criador tem um grande benefício, que é a possibilidade de manter o animal limpo e com boa aparência apenas passando uma escova em seus pelos. Esse cuidado se mostra suficiente para remover o pó que se acumula no cavalo ao longo do dia. O animal também tem benefícios, como ter seu corpo mais exposto para que o criador possa verificar o aparecimento de machucados e arranhões, além de estar mais prevenido quanto o surgimento de doenças como micoses, carepas, dermatites, entre outros.

Dicas Importantes Para Fazer a Tosa de Cavalos

Equipamentos

Os proprietários que forem realizar a tosa dos cavalos precisarão de uma tosquiadeira elétrica de boa robustez de lâmina com pentes finos. Também é importante contar com uma tosquiadeira especial para fazer os acabamentos nas patas e na cabeça. Para que o processo aconteça sem causar nenhum estresse para o animal é essencial que seja usado lubrificante para que as lâminas fiquem resfriadas e limpas.

Verifique no manual das tosquiadeiras quais são as regulagens e intervalos de limpeza recomendados pelo fabricante. Uma dica para tornar a tosquiadeira mais eficiente é aplicar nas lâminas um pouco de lubrificante e, então, deixá-la ligada por alguns segundos. Esse cuidado deve ser repetido a cada 20 minutos de uso da tosquiadeira atentando, ainda, para mergulhar o equipamento em lubrificante.

Limpeza do Cavalo

Durante o procedimento, use uma escova de dentes para limpar as áreas tosquiadas que podem ficar com pelos soltos. Além disso, use panos limpos para remover os pelos da cabeça do cavalo. Esses cuidados são fundamentais para que o animal não se torne violento durante o procedimento.

Conheça os Padrões de Tosa de Cavalos

Os padrões de tosa foram pensados para atender as necessidades de cavalos que realizam tarefas diferentes.

Tosa de corpo inteiro: Indicado para cavalos que realizam tarefas pesadas durante o inverno suando muito e que têm abrigos que os protegem do frio a noite.

Tosa de cavalo de caça: Deixa-se pelo na parte superior (como se fosse uma sela de pelos) e nas patas. Recomendado para cavalos que realizam tarefas de média e intensa carga, os pelos que ficam protegem os animais do frio nos campos.

Tosa cobertor: Mantém-se a parte dianteira da cabeça, o corpo (como o desenho de um cobertor) e as patas com pelos. Indicado para animais que realizam atividades de médio porte, elimina-se o pelo das partes onde o cavalo irá transpirar mais.

Tosa higiênica: Trata-se da tosa que remove somente os pelos da barriga do cavalo, de maneira a deixá-lo protegido durante o inverno e sem o acúmulo de pelos que podem contribuir para o surgimento de doenças.

Acredita que está apto a fazer a tosa dos seus cavalos? Conte-nos sobre sua experiência nos comentários!