Trailer para cavalos
Animais

Trailer para cavalos: importante ferramenta no transporte dos animais

O trailer para cavalos é uma alternativa interessante para transportar equinos com segurança e menos estresse para eles. No artigo a seguir vamos explicar um pouco mais sobre esses veículos. Não subestime a importância de focar no bem-estar dos seus amigos de quatro patas.

Trailer para cavalos: o que preciso fazer antes de viajar?

Antes de partir em viagem com seus cavalos há alguns procedimentos relevantes que explicaremos agora. O primeiro passo é consultar um médico veterinário para que ele avalie a saúde e condições do animal de pegar a estrada. Estando tudo certo, o veterinário irá emitir a Guia de Trânsito Animal. Esse documento é uma exigência do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Neste guia constam informações sobre o cavalo como a sua espécie, as vacinas tomadas, origem e destino da viagem, entre outras. É como se fosse um documento de identificação do animal, essencial para que o deslocamento aconteça dentro das indicações legais.

É importante ressaltar que, para a emissão dessa Guia, o cavalo deverá ser submetido a um exame sorológico de anemia infecciosa equina. O exame é uma exigência tanto para viagens dentro do próprio estado quanto para viagens interestaduais. Programe-se com antecedência para a viagem de maneira que você possa colocar tudo em dia e estar dentro das exigências de transporte.

Regras do trailer

Em 2020, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicou uma resolução a respeito das regras de transporte de animais, tanto para atividades de lazer quanto profissionais. Abaixo listamos os critérios estabelecidos por essa norma:

Conforto

O veículo usado para transportar animais deve ser adaptado para oferecer o máximo conforto e bem-estar para eles. O sofrimento e eventuais ferimentos devem ser evitados. A prioridade deve ser sempre o bem-estar dos seus equinos.

Altura e largura

O trailer ou outro veículo usado para transporte de animais deverá ter tamanho suficiente para que os mesmos possam ficar em pé. Também deve ter uma abertura compatível com a altura dos animais.

Circulação de ar

É imprescindível que o trailer apresenta boa circulação de ar para que os animais fiquem confortáveis.

Superfícies seguras

O meio de transporte não pode conter superfícies pontiagudas que causem quaisquer desconfortos ou machucados aos animais. Lembre-se de que os seus equinos ficarão nesse veículo durante toda a viagem e se houver riscos podem acabar se machucando gravemente.

Piso antiderrapante

O piso do veículo deve ser do tipo antiderrapante para evitar que ocorram escorregões ou quedas. Mais uma vez, alertamos sobre a importância de manter a segurança dos seus equinos no trailer.

Ressaltamos que não existe um tamanho padrão para o trailer para cavalos, no entanto, o veículo deve ser alto e largo o bastante para que eles possam ficar em pé. A abertura para que os animais entrem no veículo deve ser adequada ao seu tamanho. Dentro do veículo é essencial que as superfícies sejam seguras e o piso antiderrapante.

Prepare o seu cavalo para o transporte

Mesmo atendendo a todas as demandas apresentadas acima, saiba que a viagem com seus equinos não será fácil. Os animais sofrem bastante durante o deslocamento, dependendo da temperatura podem perder entre 1 e 2 kg.

Além disso, podem enfrentar supressão do sistema imunológico e complicações respiratórias geradas pela depuração da poeira e da desidratação. Cólicas, perda de apetite e pleuropneumonia também podem se manifestar. Falhas de treinamento dos animais para o transporte podem resultar em lesões.

Por todos esses motivos, é essencial dedicar tempo ao treinamento dos equinos para que a viagem transcorra com o máximo de segurança. O animal precisa de um tempo para entender e aceitar o conceito. Caso o primeiro método adotado para ensinar o seu cavalo como se portar não tenha dado certo, saiba que você pode utilizar outros.

Então, lembre-se de que não dá para ficar preso em um único método e é necessário ter paciência para não desistir do bem-estar do seu amigo equino. Toda e qualquer lição deve ser praticada insistentemente para que traga bons resultados. Algo importante de ter em mente é que um cavalo nunca esquece aquilo que o assusta. O ideal é ajudar o equino a administrar aquilo que lhe causa medo.

Preparação do cavalo

É interessante que, dias antes da viagem, você comece a habituar seu cavalo a entrar e sair do trailer. Isso ajuda o animal a ter confiança e não ter medo de entrar no meio de transporte. Também é essencial proteger a nuca e as pernas do cavalo durante esse transporte para evitar desconfortos.

No caso de lugares frios, é válido cobrir os cavalos para que não sintam frio, mas eles não devem transpirar. Nos lugares quentes, é essencial investir em boa ventilação e circulação de ar. Durante o transporte, alimente o cavalo com feno encharcado de maneira a deixá-lo bem abastecido de água.

Com essas dicas ficará bem mais fácil transportar seus cavalos em segurança.

Fonte imagem: pixabay.com