O melhor do camping! atividades para se divertir em um acampamento

Dicas para um Camping divertido

Acampar é uma atividade bastante interessante para relaxar e se desligar da rotina. Para isso, ter um kit para acampamento com todos os acessórios necessários é essencial. A seguir, confira dicas do que levar nesse kit e quais atividades fazer com os amigos e familiares. Que tal começar o seu planejamento desde já?

Kit para acampamento – itens necessários para realizar atividades divertidas

Confira abaixo dicas de itens essenciais para tornar o seu acampamento muito mais divertido e memorável.

Trilhas – mochila e cantil

Em seu kit acampamento para fazer trilhas não pode faltar uma mochila fácil de carregar e com bolsos para guardar miudezas, como barras de cereais, canivete suíço e um cantil pois não tem como caminhar sem cuidar da hidratação. O vestuário deve ser leve e complementado com calçado adequado para o tipo de terreno. Não esqueça o protetor solar, repelente e boné ou chapéu.

Para que a atividade seja divertida e não represente nenhum risco para os trilheiros é importante ter conhecimento a respeito do local em que se irá caminhar e, em casos que envolvam mata fechada ou outras dificuldades, um guia. Os melhores equipamentos só têm valor quando se sabe como utilizá-los.

Esportes – bolas, tênis e disposição

Para deixar o acampamento mais divertido e integrar os participantes, nada como praticar esportes, estimulando a competitividade saudável. Um dos jogos que costuma fazer sucesso entre as crianças é a queimada, e o melhor dessa escolha é que tudo o que você vai precisar é uma bola, de preferência pequena e macia. O jogo consiste em dividir os participantes em duas equipes que ficam em lados opostos no campo.

Em seguida, é feito um sorteio para ver quem começa e o objetivo é acertar os jogadores adversários com a bola para que eles sejam eliminados. Outro bom esporte para praticar em acampamento é o badminton, que se parece com o tênis, mas usa o volante (tipo de peteca feita com penas de ganso), que deve ser arremessado para o campo do adversário, com o objetivo que ele o deixe cair. É possível jogar em duplas. Também dá para se divertir jogando o bom e velho futebol. Não esqueça de levar um tênis confortável para brincar sem medo de se machucar.

Preparando refeições – fogareiro

Você sabia que pode ser bem divertido cozinhar no acampamento? Sendo ou não um chef na cozinha, você poderá gostar de utilizar equipamentos rústicos para o preparo de alimentos diferenciados. O item que não pode ficar de fora da sua lista de acampamento é o fogareiro, que pode ser escolhido entre dois modelos populares, ambos com refis de gás.

Se está indo para ficar poucos dias e/ou irá se deslocar com os itens do acampamento, pode se dar melhor com o modelo redondo, em que o refil de gás encaixa abaixo da boca do fogareiro, tornando-o mais fácil de carregar. Quem busca mais estabilidade e ficará mais tempo acampado pode investir no modelo quadrado, cujo refil de gás fica ao lado, dando-lhe mais estruturação.

Para que o momento de preparar a refeição fique mais divertido, você pode envolver todos os participantes. Dê uma função a cada um e aproveite para criar receitas diferenciadas e nada convencionais. Na hora de escolher os alimentos, não se esqueça de colocar na lista de compras opções fáceis de preparar, como macarrão instantâneo, frutas, sucos em pó, sachês de chá, barra de cereais, arroz, biscoitos secos e outros alimentos fáceis de colocar na mochila.

Desbravando a natureza – lanternas são imprescindíveis

Se existe algo transformador numa experiência de acampamento, é entrar em contato com a natureza. Para atividades como escalar montanhas, acampar em território selvagem, entre outras, o mais importante é ter uma boa dose de coragem e… Lanternas! Procure os modelos que podem ser usados na cabeça, isso permite que você tenha mais mobilidade em meio à natureza, e ter as mãos livres pode ajudar a tornar a experiência ainda mais segura.

Para quem está acampando com crianças, é interessante dar uma volta no entorno de onde está a barraca para conhecer um pouco mais sobre os animais, como insetos, por exemplo. Levar uma câmera fotográfica também é interessante, assim você e seus filhos poderão fazer registros de bons momentos e de flagras da vida selvagem. A natureza pode guardar sábias lições para os pequenos e criar um momento de comunhão com os adultos.

Ainda preocupado com o que levar para seu acampamento? Confira nosso checklist do que levar para um acampamento e não esqueça de nada!