Dia de São Pedro
Curiosidades

05 dicas para organizar a festa do dia de São Pedro

O Dia de São Pedro é celebrado em 29 de junho, mesmo dia em que se celebra São Paulo. Os dois apóstolos, Pedro e Paulo, foram os principais líderes do surgimento da Igreja Católica e, por isso, estão entre os santos mais festejados. Que tal conferir 5 dicas de como organizar um arraiá especial para festejá-los?

Top 05 dicas para organizar uma festa para o Dia de São Pedro

O mês de junho é bastante animado no Brasil devido à realização das chamadas festas juninas, celebrações com fogueiras e bandeirinhas em homenagem a santos católicos, como São Pedro, São Paulo, Santo Antônio e São João.

As pessoas gostam de organizar festas desse tipo no trabalho ou até mesmo casa para os familiares. Que tal conferir dicas de como produzir seu próprio arraiá?

1 – Lista de convidados e convite

O primeiro passo para organizar qualquer festa é definir quantas pessoas serão convidadas, pois é a partir desse número que se pode pensar na comida, espaço, entre outros. Pense se a sua festa será uma celebração à tarde, um almoço temático ou, então, um lanche junino. Em seguida, defina quantas pessoas serão convidadas.

Também é importante pensar em um convite alinhado com a temática junina para que seja possível engajar os convidados com a ideia. Você pode encontrar muitas inspirações na internet, incluindo modelos prontos.

Fica a dica de que dá até para distribuir os convites apenas virtualmente, enviando a imagem como anexo por e-mail ou por mensagem em redes sociais.

2 – A decoração do arraiá

Atenção especial para a decoração de festas juninas, afinal, é ela quem vai ambientar os convidados para que eles se sintam em um verdadeiro arraiá. Entre os elementos que não podem faltar para deixar o ambiente ainda mais característico estão bandeirinhas coloridas, chapéus de palha nas paredes, toalha de mesa xadrez e uma simpática fogueira (claro que, nesse caso, de papel vermelho e madeiras de mentirinha).

Todos os elementos podem ser feitos com facilidade pelos organizadores da festa. Quem conta com o apoio de crianças na organização perceberá que elas irão adorar ajudar na confecção das bandeirinhas e da fogueira fake. Pode se tornar até um momento de confraternização familiar ou entre colegas de trabalho.

3 – Roupas

Para que uma festa junina se torne um verdadeiro arraiá, é importante que os convidados entrem na brincadeira. No convite é interessante mencionar que o ideal é que todos usem roupas típicas.

As mulheres podem apostar em vestidos estampados e rodados com chapéu de palha. Os homens podem coordenar calça jeans com remendos (pode ser pedaços de tecido colados com fita dupla face), camisa xadrez e chapéu de palha.

Como sempre, tem aquelas pessoas que chegam sem a roupa típica é legal que haja na festa um espaço com alguns chapéus de palha e lápis para fazer pintinhas nos ‘caipiras’. Use sua imaginação para adicionar mais acessórios a esse acervo de itens para caracterizar quem não tiver caracterizado.

Para que a festa tenha realmente o visual de festa de São Pedro, é importante que todos respeitem o uso dos trajes.

4 – Comida de festa junina

Com certeza, uma das melhores coisas de organizar uma festa junina é pensar nas comidas típicas que farão parte do cardápio. O organizador pode cuidar do preparo de parte dos pratos, mas também pode solicitar que os convidados levem algo para ajudar. Os doces, como paçoca, doce de abóbora e doce de leite, podem ser comprados facilmente em distribuidoras especializadas.

Refrigerantes e sucos também são boas opções de itens para pedir aos convidados, pois também são facilmente encontrados. Outros pratos que não podem faltar nessa festança são pé de moleque, canjica, cachorro-quente, cuscuz, milho verde, pinhão e bolo de milho. Dentre as bebidas é interessante ter o saboroso quentão (mas, claro, só para os adultos!).

5 – Brincadeiras e música

Uma festa junina precisa ter um espaço para brincadeiras para que seja bem-sucedida. Afinal, não são apenas as crianças que se divertem com a quadrilha, jogo de argolas, pescaria, derruba latas, entre outros.

Para que todo mundo saia feliz, que tal organizar uma coleta de prendas? Peça que os convidados doem itens legais para serem dadas como prendas, ou seja, brindes para quem for brincar na festa junina.

Uma festa sem música não é festa, não é mesmo? Então, não se esqueça de pensar com carinho na playlist que vai tocar durante o seu festejo. Para animar seus convidados da festa do Dia de São Pedro, inclua na trilha sonora sertanejo, country, forró e, claro, as típicas músicas de dançar quadrilha. Você pode, também, diversificar a trilha e incluir outros ritmos como pop, axé e o que mais for do gosto dos seus convidados.

Gostou dessas dicas de como organizar uma festa junina? Então, que tal começar hoje mesmo a planejar o seu arraiá?