Tomar Café
Curiosidades

08 Principais motivos para se tomar café diariamente

Para muitas pessoas, o dia só começa após tomar café e só prossegue se ao longo das horas tiver pausas para eventuais cafezinhos. Você está no grupo dos apaixonados por cafeína? Se sim, fica a dica para não se preocupar, pois a bebida que faz a alegria de muitos adultos traz diversos benefícios.

Conheça os benefícios de tomar café diariamente

Quem gosta de café sabe que basta sentir aquele aroma viajando pelo ar para ficar com vontade de uma xícara bem generosa. Se você se preocupa por ter esse hábito, deve continuar a leitura, pois a seguir listamos 8 razões para beber café todos os dias sem culpa.

1 – Café é excelente para o fígado

Você costuma se perguntar se tomar café faz bem? Saiba que um estudo publicado em 2006 identificou que o café é um ótimo aliado do fígado, especialmente de quem consome bebidas alcóolicas.

Esse estudo acompanhou 125 mil pessoas com mais de 22 anos de idade e concluiu que aquelas que consumiam pelo menos uma xícara de café diariamente tinham 20% menos chances de desenvolver cirrose.

A cirrose é uma doença autoimune decorrente do consumo excessivo do álcool que pode levar o fígado a falhar e, até mesmo, ao desenvolvimento de câncer. Outros estudos concluíram também que o consumo regular de café contribui ainda para a prevenção do desenvolvimento de Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA).

Importante: essa é uma informação relevante, mas não deve ser usada como argumento para o consumo excessivo de álcool. Beba sempre com moderação!

2 – Café ajuda na vida de ‘atleta’

O consumo diário de café pode te ajudar a se exercitar melhor, esse benefício da cafeína foi noticiado pelo jornal The New York Times. Cientistas e praticantes de diferentes esportes constataram que beber café antes dos exercícios ajuda a deixar o corpo mais bem preparado para o que está por vir.

Esses benefícios podem ser observados especialmente em atividades que demandam maior resistência e esforço físico, como ciclismo e corrida de longa distância. O papel da cafeína é potencializar a quantidade de ácidos graxos na corrente sanguínea, permitindo que os músculos dos atletas absorvam e queimem gordura como combustível. Dessa forma, carboidratos são poupados para o restante da atividade física.

3 – Antioxidantes

Um dos principais benefícios do café é o de oferecer mais antioxidantes do que qualquer outra fonte. Conforme indica um estudo realizado em 2005, não há nada que sequer se aproxime da quantidade de antioxidantes que essa bebida oferece. Frutas e vegetais também são fontes de antioxidantes, no entanto, o organismo absorve muito mais quando a fonte em questão é o café. Sem contar que é uma delícia, não é mesmo?

4 – Café pode reduzir sintomas de Doença de Parkinson

Em 2012, o ScienceDaily publicou uma notícia a respeito de um estudo da relação de beber café com o controle dos movimentos por pessoas com Doença de Parkinson. Estudos anteriores já haviam identificado que pessoas que consomem café com regularidade são menos propensas a desenvolver a doença. No entanto, o estudo de 2012 foi o primeiro a identificar que a cafeína pode ajudar no controle dos movimentos de quem já é afetado pela doença.

5 – Café te deixa mais feliz

O consumo regular de café pode te deixar mais feliz e menos propenso à depressão, essa foi a conclusão a que chegou um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde. Ao beber quatro copos de café ou mais, o indivíduo reduz em 10% o risco de desenvolver depressão.

E muito se engana quem pensa que isso se deve à presença de cafeína, pois a Coca Cola também possui cafeína e está associada com maior propensão ao desenvolvimento de depressão.

6 – Preservação da saúde do cérebro

De acordo com pesquisas realizadas pelas universidades do Sul da Flórida e de Miami, pessoas com mais de 65 anos que consumiram café com regularidade ao longo da vida conseguem retardar o desenvolvimento de Alzheimer por um período entre dois e quatro anos. É importante destacar que o estudo não está dizendo que consumir café moderadamente protege do Alzheimer, apenas que pode ajudar a retardar o quadro mais grave da doença.

7 – Redução do risco de desenvolver diabetes tipo 2

Um estudo realizado pela Sociedade Americana de Química concluiu que pessoas que consomem quatro copos ou mais de café todos os dias têm 50% menos chances de desenvolver diabetes tipo 2. Adicionando mais um copo, o risco de desenvolver a doença cai para apenas 7%.

8 – Beber café te deixa mais inteligente

Quando você precisa trabalhar e está com sono, corre pegar uma xícara de café? Saiba que essa é uma medida eficiente porque o consumo de café faz com que seu cérebro trabalhe com mais eficiência, atenção e energia.

Se está em uma situação de privação do sono, pode contar com o café para te deixar mais alerta e preparado para enfrentar os desafios cotidianos. Contudo, evite que isso se torne parte da rotina, pois dormir é uma necessidade básica do corpo que não deve ser negligenciada.

Gostou de conhecer esses 8 motivos para beber café diariamente? Então, que tal uma xícara?

Fonte imagem: pixabay.com