Morar na roça
Curiosidades

10 curiosidades que só quem morou na Roça conhece!

Só quem já morou na roça viveu certas experiências que enriquecem a vida de uma pessoa. A seguir você irá conhecer 10 coisas que somente quem já teve essa experiência conhece. Caso nunca tenha tido a oportunidade de morar no campo, vai descobrir por que tanta gente ama o ambiente rural. 

Morar na roça: 10 Curiosidades que somente quem já viveu conhece

Morar na roça é o tipo de experiência que muda a percepção da pessoa para sempre. Há certas vivências que nos fazem refletir sobre o quanto a conexão com a natureza é relevante para o ser humano. Confira as curiosidades que somente quem já teve essa oportunidade conhece.

1 – Recolher ovos de galinha

Somente quem já enfrentou uma galinha brava sabe como é divertido, mas tenso, recolher os ovos. Cuidar dos animais é uma grande responsabilidade que ensina o quanto a natureza é sábia, oferecendo a possibilidade de uma sobrevivência tranquila para o ser humano. 

2 – Comidas preparadas no fogão à lenha

A comida de roça tem um sabor diferente por ser feita de uma maneira mais rústica. O fogão à lenha é um toque à parte dessa comida de personalidade e com temperos próprios. Cozinhar com panelas de barro ajuda a tornar os seus pratos ainda mais saborosos. Não é a mesma coisa preparar uma receita caipira usando o fogão convencional, além disso, o preparo em si é uma experiência transformadora. 

3 – Ordenhar vacas

Com certeza essa é uma das primeiras coisas que vêm a cabeça quando se pensa em vida no campo. Tirar leite da vaca é uma experiência muito rica porque ensina a ter respeito pelos animais. A vaca nos fornece um dos alimentos mais nutritivos da nossa dieta e ordenhá-la é uma grande oportunidade. O manejo da vaca contribui para entender como os animais entendem e se relacionam com o ser humano.

4 – Colher frutas direto do pé

O sabor das frutas colhidas diretamente do pé é completamente diferente do sabor das frutas industrializadas e cheias de agrotóxicos que compramos em hortifrútis e supermercados. Quem vive na roça tem a possibilidade de seguir uma dieta muito mais saudável, baseada em alimentos naturais e muito nutritivos. 

5 – Usar moringas de barro

Quem já morou em fazenda certamente já tomou água armazenada em moringa de barro. Para quem mora no campo, essa é a melhor forma de guardar água, mantendo-a pura e própria para o consumo. O gostinho que fica no fundo da moringa é algo inesquecível para quem já sentiu.

6 – Ver o pôr do sol da varanda

Morar no campo tem como uma de suas principais vantagens a segurança, as casas, de maneira geral, não precisam de muros altos ou cercas eletrificadas. Uma das atividades preferidas dos moradores da roça é apreciar o por do sol diretamente de suas varandas. O mais legal é poder conversar com os vizinhos sem dificuldades, pois as casas menos cercadas permitem maior contato com quem mora no entorno. 

7 – Maior contato com os animais

Morar na roça significa, entre outras coisas, poder dar uma cavalgada por belas paisagens a qualquer hora do dia. O contato mais próximo com os animais, em especial os cavalos, ajuda a desenvolver uma sensibilidade mais aflorada. É realmente transformador viver num ambiente rural.

8 – Quadros de família

Viver na roça e não ter quadros de família em casa é o mesmo que não morar. Quase todas as casas contam com retratos de entes queridos nas paredes, em geral, fotos antigas. É uma forma de demonstrar todo o carinho pelos familiares e, também, dar um toque bem pessoal para a decoração da casa. 

9 – Ter uma vida simples e gostar disso

A vida na roça é bem diferente da vida nos grandes centros urbanos, quem mora no ambiente rural tem um estilo de vida mais simples e gosta disso. Pode ser uma forma de descobrir o real valor da vida passar um tempo no campo. Não se trata de uma questão de menor poder aquisitivo e sim de levar uma vida que não precisa de muita coisa para ser boa.

10 – Respirar ar puro

Está cada vez mais difícil encontrar um lugar que ofereça a sensação de respirar ar puro. Morar na roça oferece a possibilidade de encher os pulmões de ar sem poluição e descobrir o que é sentir o cheiro da natureza. Quando chove, o cheiro de terra molhada invade a casa e, durante a primavera, as flores perfumam os ambientes. 

Os cheiros da natureza vêm acompanhados dos sons de pássaros cantando e o vento movendo as folhas das árvores. Algo indescritível que somente quem já viveu na roça sabe como é. Se você tiver a oportunidade de passar algum tempo morando na roça não desperdice.

Somente quem já morou na roça viver essas experiências e sabe o quanto elas são especiais! Para conferir receitas com sabor de fazenda e outras dicas fique ligado no blog da Rodeo West!