Curiosidades

Acessórios Indispensáveis Para Preparar um Bom Tereré

Nos dias em que o sol está a pino é interessante saber como preparar tereré, essa bebida de origem guarani resulta da combinação de água fria e erva-mate. É importante ressaltar que tereré não é um chimarrão gelado e tem uma erva específica para seu preparo. Com alguns acessórios e paixão pela bebida que refresca o verão já dá para começar a sua produção.

Como preparar tereré: quais são os acessórios indispensáveis?

O sabor da erva-mate combinado com a temperatura gelada da bebida cria um conjunto único que vai surpreender seu paladar. Confira a seguir alguns dos principais acessórios para começar a preparar seu tereré.

Erva-mate

O primeiro item da nossa lista não poderia ser outro que não a erva-mate, como já mencionado tem um produto específico para o preparo de tereré. A erva para essa bebida precisa ficar em repouso por cerca de oito meses antes de ser consumida. Vale ressaltar ainda que existe uma grande diferença entre a erva de tereré e a de chimarrão no trituramento.

Para o tereré, as folhas da erva são cortadas em pedaços mais grossos, algo que evita o entupimento da bomba. Geralmente quando ocorre esse entupimento, o motivo é que a erva escolhida não tem boa qualidade. A bebida pode receber a adição de limão, abacaxi, hortelã, entre outras frutas. Faça uma pesquisa para encontrar a sua marca preferida de erva-mate para tereré, tem opção tradicional, com sabor e até detox.

Bomba

Para preparar  seu tereré é necessário contar com uma bomba que nada mais é do que um acessório que auxilia a filtrar a infusão para que o pó da erva não acabe absorvido. O acessório é feito normalmente de alumínio, a dica é que não pode ser feito de ferro para não oxidar, processo que muda o sabor da bebida. Uma bomba de aço inox é uma opção duradoura. Tem modelos que contam com mola desmontável.

Guampa ou copo

Uma das coisas mais interessantes sobre o tereré é o fato de que pode ser preparado em qualquer tipo de copo. Quem preza pelas tradições pode optar pelo uso de uma guampa que é um recipiente feito com parte do chifre do boi. Tem até versão de guampa com corrente. Outra possibilidade é usar uma cuia térmica para preparar seu tereré, esse acessório parece uma garrafa.

A bebida de origem guarani também pode ser preparada em copos convencionais, para manter a temperatura geladinha recomendamos que você dê preferência para copos térmicos de plástico ou alumínio. Os copos térmicos podem ser personalizados para tereré. E para armazenar a sua bebida nada melhor do que uma bela garrafa térmica, de preferência temática.

E afinal, como se prepara o tereré?

A seguir, vamos ensinar como deve ser o preparo do tereré com os devidos acessórios, você já pode colocar as mãos na massa e ter a sua bebida refrescante de erva-mate. Basicamente precisaremos da guampa (ou copo), da bomba, água gelada e da erva-mate.

Passo 1: no recipiente em que o tereré irá ser preparado, adicione 2/3 dele de erva-mate.

Passo 2: deite o copo e, com o auxílio da bomba, faça com que a erva fique concentrada apenas num dos lados do recipiente. Será necessário fazer uma pequena pressão para que fique firme.

Passo 3: retorne o copo na posição normal, mantendo a erva-mate numa das laterais. Pode ser que fique uma sobra na parte de cima do copo, não tem nenhum problema. Com o passar do tempo, você vai pegando o jeito de preparar sem essa sobra.

Passo 4: o copo deverá ficar levemente inclinado, adicione água gelada e pronto. Se preferir, a água gelada pode ser substituída por um suco de sua preferência também gelado. O primeiro gole tende a ser o mais forte, muitas pessoas o evitam exatamente por isso, mas saiba que ele é mais rico em nutrientes.

Curiosidade

Existem algumas histórias a respeito da invenção do tereré, contudo, a que mais tem credibilidade é aquela que aponta a bebida como uma solução estratégia de guerra. Os soldados que participaram da Guerra do Chaco, 1932 a 1935, e que se encontravam na cidade de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, tinham levado erva-mate para preparar chimarrão, contudo, o fogo que era necessário para aquecer a água que delatava a sua posição ao inimigo.

A solução foi começar a preparar a erva em infusão de água gelada, claro que com o passar do tempo o tereré foi evoluindo e ganhando suas próprias características. Se você é fã de chimarrão deve experimentar o tereré, quem sabe não descobre um novo sabor para deixar sua vida mais interessante?

Gostou de aprender a como preparar tereré? Confira mais dicas clicando aqui e depois é só preparar um bom tereré para se refrescar nos dias mais quentes!