Receitas de pão de queijo
Curiosidades

Como preparar o verdadeiro pão de queijo da roça?

É difícil encontrar alguém que não goste de pão de queijo, saboroso e com uma textura única é uma boa pedida junto com um cafezinho. E quando falamos sobre essa iguaria brasileira, não podemos ignorar o sabor diferenciado do pãozinho da roça. Continue lendo para conferir receitas incríveis que garantem todo esse sabor.

Pão de queijo da roça: confira dicas de receitas

Quando falam em pão de queijo você já fica com água na boca? Pois, então vai gostar da seleção de receitas com aquele toque da roça que preparamos abaixo!

Pão de queijo direto da roça

Nesta receita você vai aprender a como fazer o pão de queijo tradicional da roça.

Ingredientes

1 queijo mineiro inteiro (cerca de 1 kg)

1 kg de polvilho azedo

1 copo duplo de farinha de milho

2 copos de leite (500 ml)

2 ovos inteiro

1 copo de água (250 ml)

1 copo de óleo (250 ml)

1 colher de sopa de sal

Como fazer

O polvilho azedo deverá ser despejado em uma vasilha, reserve. Em uma leiteira despeje o leite, o sal, a água e o óleo. Aqueça. Depois de ter aquecido, a mistura deverá ser batida no liquidificador junto com a farinha de milho e os 2 ovos. Acrescente todos os ingredientes ao polvilho azedo e misture bem.

Junte, então, o queijo mineiro e sove bem a massa com as mãos. Fique de olho na consistência da sua massa, caso esteja muito dura é importante acrescentar mais água até que fique bem macia.

Usando um boleador (daqueles de sorvete) faça bolinhas e coloque em uma forma. Para assar, unte uma forma e disponha as bolinhas com uma boa distância entre si, lembre-se de que elas irão crescer.

Pão de queijo caipira

Comida típica pode ter várias receitas que oferecem excelente resultado. Confira abaixo mais uma receita especial de pão de queijo da roça. 

Ingredientes

 ½ kg de queijo curado previamente ralado

½ kg de polvilho azedo

1 copo americano de gordura ou banha de porco

1 copo americano de leite

3 ovos inteiros

1 copo americano de água

Sal a gosto

Como fazer

O polvilho e o sal deverão ser misturados em uma vasilha. Ingredientes como a água, o leite e a banha de porco devem ser colocados em uma caneca. Leve ao fogo e, quando levantar fervura, escalde o polvilho presente na vasilha. Usando uma colher, mexa bem, espere até que esfrie um pouco para poder começar a sovar. Bata os ovos e misture bem.

Junte com o queijo ralado e aqueça o forno. Enrole os pães de queijo com o tamanho que você desejar. Deixe assar em forno bem quente. Quando crescerem, espere dourar e desligue o fogo. 

Pão de queijo mineiro de família

Tem como não pensar em Minas Gerais quando o assunto é pão de queijo? Confira abaixo uma receita para preparar o típico pãozinho das famílias mineiras.

Ingredientes

2 copos (use o copo de requeijão como medida) de queijo parmesão previamente ralado

½ copo (também medida do copo de requeijão) de água

3 ovos caipiras inteiros (usaremos para dar o ponto, então pode precisar de mais)

1 colher de sopa de sal

330 gramas de polvilho doce

½ copo (medida do copo de requeijão) de leite

½ copo (medida do copo de requeijão) de óleo

Como fazer

Em um recipiente que possa ir ao fogo misture o leite, o sal e o óleo. Leve ao fogo até levantar fervura. Adicione o polvilho e misture até que escalde, aguarde amornar. A massa deverá ser sovada, adicione o queijo parmesão. Acrescente os ovos, um a um, sovando a massa até que fique maleável e fácil de ser moldada.

Unte as mãos com óleo, modele as bolinhas e coloque-as em uma assadeira, deixe espaço entre elas. Leve para assar no forno preaquecido a 180°C por 35 minutos ou até que estejam dourados. 

Pão de queijo mineiro

Mais uma receita de pão de queijo mineiro para quem deseja ter essa iguaria saborosa na sua mesa.

Ingredientes

500 gramas de queijo previamente ralado (pode ser cura ou mussarela)

1 kg de polvilho azedo

1 colher de sopa de sal

250 ml de óleo

6 ovos

500 ml de leite

200 ml de água

Como fazer

Em uma panela em fogo médio você deverá colocar o óleo, o leite e a água. Ao perceber que começou a levantar fervura, desligue o fogo. Em uma tigela grande você deverá colocar o sal e o polvilho, misture bem. Na sequência, acrescente a mistura que estava fervendo.

Aos poucos, vá adicionando e misturando bem com uma colher para escaldar o polvilho. Com as mãos misture bem a massa até que se forme um tipo de farofa. Acrescente os ovos, um a um, e mexa a massa, de forma a ir amassando e misturando bem. Amasse até a massa ficar com aspecto liso. 

Acrescente o queijo ralado, misture bem com as mãos. A massa deverá descansar por 20 minutos coberta por um pano. Faça bolinhas com as mãos, coloque-as em uma forma com uma distância de dois dedos entre elas. Não precisa untar a forma. Asse em forno preaquecido a 200°C por cerca de 35 minutos ou até dourar. 

Gostou dessas receitas incríveis? Coloque em prática e aproveite!

Fonte imagem: pixabay.com