Curiosidades

Confira Nossas Dicas Para Você Cuidar Bem do Seu Chapéu Country

Você cuida de seu chapéu?
Aprenda cuidar do seu chapéu country

O chapéu é um dos símbolos do estilo country, não tem como ser cowboy ou cowgirl sem estar munido desse acessório. Comprar um bom exemplar é um investimento, pois se trata de uma peça usada em várias situações e que estará no seu guarda-roupa por muitos anos. Porém, só escolher uma peça de qualidade não basta para determinar que ela se manterá firme e forte.

É fundamental ter alguns cuidados com essa peça para que não amasse, permaneça bonita e não fique com visual envelhecido pelo tempo. Abaixo listamos algumas dicas de cuidados que vão prolongar a vida útil do seu chapéu country. Pronto para dedicar o seu tempo a deixar essa peça do seu guarda-roupa como nova?

Confira Dicas de Como Cuidar do Seu Chapéu Country

Tenha um chapéu para o dia a dia e outro para ocasiões especiais: No dia a dia de trabalho no sítio ou fazenda você irá suar e estar com as mãos sujas, pois faz parte da rotina. Dessa forma, é bom ter um acessório para a lida e outro para ocasiões sociais. Quando você pega com no seu chapéu com as mãos oleosas ou sujas acaba estragando a superfície.

Cuidado com a forma das abas: O chapéu country precisa ser manuseado com todo cuidado para evitar que a copa ou as abas acabem sendo amassadas. Sendo assim, a dica é que você sempre manuseie a peça por baixo da copa quando ela não estiver na cabeça. Fique atento, também, para eventuais amassados nas abas, se elas entortarem dificilmente voltam para à sua forma normal. Na hora de guardar seu chapéu, é importante cuidar para que a copa não amasse.

Não deixe o chapéu de palha no sol: Você sabia que o contato direto com o sol pode encolher o chapéu de palha? A copa é a parte mais afetada pela incidência do sol. Se, por acaso, você já tem uma peça que passou por esse processo de encolhimento, pode usar vapor para que ele recupere a forma que tinha antes. Tente sempre manusear esse tipo de acessório pela aba.

Use uma escova de cerdas macias para limpar o chapéu: Para que a limpeza do seu acessório seja feita corretamente, é importante apostar no uso de uma escova cujas cerdas sejam macias para não danificar a peça. Quando a escova tem as cerdas muita duras pode acabar rasgando o material de que é feito o chapéu country.

Cuidado com a água: Na hora de fazer a limpeza do chapéu você não deve usar grande quantidade de água, pois o líquido pode danificar o material da peça. A dica é usar apenas um pano úmido realizando movimentos circulares em sentido anti-horário, para remover eventuais manchas e sujeira. Essa é a melhor maneira de remover pó que se acumula sobre a superfície do chapéu.

Rolo adesivo para remover pelos: Um item que é bastante útil para quem tem chapéu de feltro é o rolo adesivo removedor de pelos que, quando é passado sobre sua superfície, remove toda a sujeira. Assim sua peça ficará com um visual limpo e lisinho.

Deixe seu chapéu de feltro secar naturalmente: Tomar chuva com o seu chapéu country na cabeça não é difícil, especialmente nas estações em que o céu não se acalma. Quando isso acontecer, não use o secador de cabelo para secar a peça, pois isso pode estragá-la. A recomendação especialmente para os modelos de feltro é deixar secar num local seco e arejado.

Suporte de chapéu: Guardar o acessório corretamente é um dos principais cuidados que alguém pode ter com essa peça tão querida do estilo country. A melhor forma de guardá-lo sem que amasse é contar com um suporte que fique preso a parede. Em geral, esse modelo vem com uma superfície de papelão que serve para evitar que a copa amasse e você pode utilizá-la para mantê-lo sempre no lugar.

Compre chapéu do tamanho certo: Para conseguir manter o seu chapéu bem cuidado, é importante escolher uma peça do tamanho certo para a sua cabeça. Uma forma de saber o tamanho correto é medir a sua cabeça com uma fita métrica. Basta passar a fita em volta da sua cabeça, dois dedos acima das suas orelhas, e então verificar o tamanho da circunferência que diz respeito ao tamanho ideal.

Leia as instruções do fabricante: Quem melhor para saber como cuidar do chapéu do que quem o fabricou? Então, leia com atenção as recomendações do fabricante que vêm descritas na etiqueta do produto e, provavelmente, na embalagem. Preste a atenção no que pode ou não ser aplicado na peça, bem como qual é a melhor maneira de conservá-la.

Cuide bem do seu chapéu para que ele dure mais tempo, depois é só aproveitar o item mais country das suas produções!