Conheça as Regras do Torneio Leiteiro

Torneio Leiteiro

A modalidade de torneio leiteiro tem crescido em relevância e se tornou parte de várias feiras de agronegócio nos últimos anos. É uma competição que visa divulgar tanto o potencial produtivo dos animais quanto demonstrar para a população qual é a origem do leite que chega a sua mesa. Para que haja respeito ao bem-estar dos animais existem algumas regras que regem esse tipo de competição.

Torneio leiteiro: conheça as principais regras

Os criadores de gado leiteiro têm a oportunidade de trocar experiências entre si durante as feiras de agronegócio, além de também poderem demonstrar os resultados do trabalho realizado com seus animais.

O torneio

Os animais que participam desses torneios passam por uma preparação especial e geralmente têm algum incremento genético para que tenham mais facilidade para produzir quantidades elevadas de leite. Esses eventos permitem evidenciar os avanços relacionados ao manejo e à produção do gado leiteiro.

Em muitos casos, é possível ainda perceber a melhoria genética ocorrida ao longo dos anos numa determinada região. Cria-se uma situação especial para as vacas em que elas recebem alimentação e manejo diferenciados, possibilitando assim alcançar  seu máximo potencial produtivo de leite.

Definição do animal campeão

No ano de 2017, os torneios leiteiros tiveram algumas regras alteradas em especial a que se refere aos critérios para determinação do animal campeão. Antes, os vencedores eram os animais que produziam o maior volume de leite independente de sua qualidade. Os concursos leiteiros são organizados também para transmitir uma mensagem de confiança para os consumidores e dessa forma é crucial que o leite produzido tenha qualidade superior.

A partir de 2017, passou a ser determinado que os ganhadores serão os animais que atingirem o melhor desempenho em geral, considerando tanto o volume quanto a gordura e proteínas. Para chegar a esse resultado, foi desenvolvida a seguinte fórmula:

LCST (Leite Corrigido para Sólidos Totais): (12,3 x gramas de gordura) + (6,56 x gramas de sólidos não gordurosos) – (0,0752 x kg de leite)

Proibição do uso de medicamentos

Também no pacote das mudanças de regras realizado em 2017 passou a vigorar a proibição do uso de medicamentos para aumentar a capacidade produtiva do animal.

Fiscalização

Para que o torneio leiteiro possa ser realizado, é necessário contar com a fiscalização de um profissional que seja credenciado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Bem-estar animal

Uma das principais discussões a respeito desse tipo de torneio, é o bem-estar dos animais que participam da competição. Pensando nisso foram estabelecidas novas regras sobre a forma como os animais devem ser alojados nos pavilhões, assim como foram definidas boas práticas para a ordenha.

Divisão

Os torneios leiteiros costumam dividir os animais em categorias de acordo com sua idade e grau de sangue. Não é permitida a inscrição de animais que estejam em produção de colostro. Além disso, para efetivar a inscrição é necessário apresentar o Guia de Trânsito Animal (GTA) juntamente com  a nota fiscal do produtor rural.

Trabalho duro

A preparação do gado leiteiro para uma competição como um torneio leiteiro demanda paciência e dedicação. É importante que os animais recebam alimentação focada nos nutrientes fundamentais para a produção de um volume significativo de leite, assim como toda a água que é consumida.  

O criador deve conhecer como funcionam os picos de produção leiteira dos seus animais para conseguir programá-los para acontecer nos dias intermediários do concurso aumentando as suas chances de ser campeão. O animal que participa desse tipo de torneio deve estar muito bem preparado para ter todo seu potencial aproveitado.

Banho de leite

Uma das tradições das principais competições leiteiras é que o agropecuário responsável pelo animal premiado comemore com um banho de leite.

Principais torneios leiteiros

Expomontes (Exposição Agropecuária de Montes Claros): uma das competições leiteiras mais conhecidas no país é a que acontece durante a Expomontes. O torneio é parte da mostra que é realizado para integrar os criadores de gado leiteiro. O leite produzido durante a competição é armazenado em um tanque resfriado e depois é comercializado.

ExpoZebu: considerada como a maior exposição de zebuínos do mundo, a ExpoZebu tem em sua grade de programação o torneio leiteiro. O torneio é realizado num período de cinco dias nos quais são realizadas a ordenha e a determinação do grande vencedor.

Agroleite: o Agroleite é um evento dedicado aos criadores do gado leiteiro e que tem foco em todas as fases produtivas. Um dos destaques da programação é o torneio leiteiro que revela as principais raças desse setor. O evento acontece em Castro, no Paraná.

Os torneios leiteiros devem, acima de tudo, ressaltar a relevância dos cuidados de bem-estar com os animais produtores de leite. A tradição desses eventos vem crescendo e já passou a ser um acontecimento digno de estar na agenda de grandes produtores agropecuários.

Gostou de saber mais sobre os torneios leiteiros? Deixe seus comentários!