Material Sintético
Curiosidades

Material Sintético – Veja as principais dúvidas sobre o material

Cada vez mais cowboys e cowgirls têm apostado na aquisição de peças de material sintético como uma alternativa às peças de couro original, que podem ter um custo mais elevado. Antes de comprar botas, jaquetas, coletes e outros itens desse tipo, é necessário entender um pouco mais sobre o que ele é e as diferenças em relação ao couro. 

O que é o material sintético?

Para ter certeza de estar comprando exatamente aquilo que deseja, é necessário saber o que é o material sintético e como ele substitui o couro. A versão sintética é feita de PVC, um material fabricado a partir do petróleo. É um laminado que possui uma espécie de substrato que pode ser de tecido ou não tecido. 

Conforme o artigo 8º da Lei 11.211, de 2005, não se pode aplicar a palavra couro para nomear qualquer tipo de material que não seja proveniente de pele animal. Logo, couro é apenas o natural que pode ser obtido a partir da pele do gado, cabra, carneiro, entre outros.

Material sintético: quais são as classificações?

Os materiais sintéticos que imitam couro geralmente são classificados como courvin ou courino. O último consiste em uma malha artificial e flexível, podendo ser usada como base para fazer roupas, acessórios, móveis e calçados. Dentro da categoria de courino há também o corano, que é resultante de uma composição de PVC, algodão, poliuretano e poliéster. 

O courvin, por sua vez, é um tipo de tecido de náilon, sarja ou algodão com espessura mais grossa e visual mais rústico. Apresenta mais resistência, porém, tem menos aparência de brilho. O acabamento é um tanto quanto inferior em comparação com o courino, pode ser usado para confeccionar roupas e acessórios. 

Do que o material sintético é feito?

Quando você compra uma bota, colete ou jaqueta de material sintético, talvez não imagine o processo por trás da sua confecção. A seguir, vamos apresentar três materiais usados para confeccionar o tecido sintético, observando o objetivo final da matéria-prima.  

Poliuretano

Esse material de base também pode ser chamado de PU e costuma ser bastante utilizado para confeccionar roupas e calçados, em particular de moda country feminina, por ter mais resistência mecânica. Além disso, essa matéria-prima pode ser usada em combinação com outros produtos ecologicamente corretos. É encontrado com relativa facilidade no mercado. 

Polipropileno

Mais resistente do que o material sintético de PU, fica atrás somente do couro nesse quesito. Por apresentar essa resistência combinada com elasticidade e fácil manuseio, é empregado para confeccionar bolsas e acessórios. 

Polivinílico

O visual desse material sintético lembra o vinil e pode ter texturas bem interessantes e diferenciadas. Trata-se do material menos utilizado em grandes produções da indústria. 

Como identificar que uma peça é feita de material sintético?

Indicamos que você tenha o hábito de comprar esse tipo de peças em lojas confiáveis e idôneas que deixem claro para o consumidor o que é de couro e o que é sintético. Uma forma de fazer essa verificação é observar a etiqueta do produto, como ele está definido, se for 100% PVC, 100% PU ou 100% poliuretano você já tem sua resposta.

No entanto, se estiver em dúvida se uma peça é legítima ou sintética, vale olhar com atenção o padrão da textura. Uma peça como uma bota de material sintético terá uma textura homogênea, já uma peça de couro apresentará irregularidades que são decorrentes da aparência da pele do animal que deu origem ao produto. 

O toque do material sintético é mais macio e liso em comparação com o couro, que apresenta aspereza em decorrência do processo de tingimento pelo qual passou. Lembre-se, ainda, de que o couro apresentará poros e algumas deformações, logo, um item que tem defeitos aparentes se mostra legítimo. Por fim, tem um teste infalível para ter certeza se uma peça é legítima ou sintética, deixe cair uma gota de água. O couro absorverá e o material sintético formará uma poça. 

Material sintético: cuidado com o esfarelamento

Você já ficou decepcionado ao descobrir que uma peça de material sintético que ficou guardada um tempo no guarda-roupa começou a esfarelar? Saiba que isso é comum devido à sua composição química, que não tem tanta qualidade e fica exposta ao processo de hidrólise. 

De maneira geral, as peças de material sintético tendem a não durar muito, então, considere se vale economizar um pouco no preço sem poder contar com o item em longo prazo. O couro não esfarela porque é mais resistente, no entanto, pode ficar desgastado ao sofrer atrito com outras superfícies, algo que não se entende como defeito por ser uma matéria-prima natural. 

Gostou de saber mais a respeito do material sintético? Para conferir mais novidades no mundo country confira outros artigos do blog da Rodeo West!

Errata: conforme mencionado no texto, a expressão “couro sintético” é proibida por lei, por isso, alteramos para material sintético.

Imagem: https://www.shutterstock.com/