Dia Mundial do Turismo
Curiosidades

Dia Mundial do Turismo: dicas de viagem para o homem do campo

Anualmente, no dia 27 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Turismo, uma forma de homenagear uma atividade econômica tão relevante para a economia global. Continue lendo para saber mais sobre a data e confira dicas especiais de viagem para quem ama o ambiente rural.

Dia Mundial do Turismo

Na década de 1980, a Organização Mundial do Turismo (OMT) definiu o dia 27 de setembro como data de celebração do Dia Mundial do Turismo. Contudo, é válido pontuar que há também o Dia Nacional do Turismo, celebrado anualmente em 02 de março. 

Viajar é algo que faz parte da vida de pessoas de perfis diferentes, pois há uma série de possibilidades. Essa atividade impacta a economia de diferentes maneiras, além dos ganhos financeiros diretos, há a geração de empregos e abertura de novos empreendimentos para atender as demandas dos turistas. 

Dicas de viagem para quem vive no campo

Já se foi o tempo em que o homem do campo não podia se afastar por alguns dias do seu trabalho. Atualmente, com a evolução tecnológica se tornou mais simples tirar alguns dias para descansar. E se você é do tipo que não quer sair do meio rural mesmo durante suas férias, vai gostar das dicas que listamos.

1. Rota Turística do Café

Uma experiência turística realizada em meio a cenários de cafezais e Mata Atlântica. Roteiro de Serra Negra (SP) faz parte das cadeias produtivas do café, do mel e da cachaça. Os turistas vivenciam, ao longo do caminho, experiências culturais e de produção de cafés especiais. 

Entre as atividades que podem ser realizadas estão visitar destilarias, alambiques, cachoeiras, além de um parque ecológico. Vale ressaltar que há restaurantes, bistrô, cafés, empórios e lindas opções de pousadas para se hospedar. 

2. Caminhos de Dona Francisca

Uma viagem idílica para quem deseja um roteiro repleto de belezas e romantismo. Localizado em Joinville (SC), esse roteiro está associado às cadeias de produção de mel e cachaça. Há uma série de paisagens bucólicas de serra, além de propriedades que possuem jardins fabulosos. 

Ao longo desse caminho são feitas paradas em que os turistas podem comprar itens de artesanato típicos do local, bebidas, frutas, produtos coloniais, plantas e pratos de delícias da gastronomia alemã. Durante a rota é possível contemplar o caminho da Estrada Dona Francisca (SC-418) e as belezas cheias de exuberância da Serra do Mar. 

3. Rota Caminhos da Serra de Itabaiana

Focado na cadeia produtiva da farinha de mandioca, o roteiro se localiza em Itabaiana (SE). O turista pode conhecer de perto o funcionamento de uma casa de farinha, cujo trabalho é realizado por duas famílias de mulheres que se revezam a cada semana na produção de comidas típicas.

Outra dica interessante de turismo nesse local é conhecer o trabalho de beneficiamento da castanha de caju. E por fim, não deixe de visitar o Parque dos Falcões, o único em toda a América Latina que é especializado no manejo de aves de rapina. 

4. Rota Verde do Café

Esse roteiro turístico está baseado nas cidades de Guaramiranga e Mulungu (CE). Trata-se de uma rota que trabalha as cadeias produtivas do café e da farinha de mandioca. A viagem contempla a região do Maciço de Baturité na qual está incluída uma área de proteção ambiental com total de 32.690 hectares.

Uma curiosidade é que essa é a região em que é produzido o famoso “Café de Sombra”. Cultivado à sombra da mata serrana, esses grãos, possuem uma quantidade elevada de nutrientes, o seu grande diferencial. 

5. Roteiro “Do Genoma à Xícara”

Esse roteiro está baseado na cadeia produtiva do café e está localizado no Espírito Santo do Pinhal (SP). Trata-se de uma atividade que oferece imersão histórica e cultural na produção do grão e da bebida resultante dele.

O turista pode conhecer a produção de cafés especiais em belos cenários rodeados pela Serra da Mantiqueira. É possível acompanhar a produção de cafés especiais de qualidade elevada desde a colheita. A experiência inclui também vivenciar o melhor do patrimônio histórico local em espaços que estão conservados. 

6. Roteiro do Café e do Vinho

Também em Espírito Santo do Pinhal (SP), é possível fazer um roteiro que trabalha as cadeias produtivas do mel e do café. Esse roteiro foi elaborado com base no interesse pelo cultivo de café e pelas indústrias cafeeiras.

O município tem boa parte de sua renda gerada por esses segmentos de negócios e pelo turismo. Nessa rota é possível ainda conhecer lindas fazendas produtoras de uvas finas que propiciam o fabrico de vinhos conhecidos no mundo todo. 

7. Rota do Engenho

Essa rota turística tem relação com a cadeira produtiva da cachaça e contempla as cidades de Indiaroba e Santa Luzia do Itanhi (SE). A característica mais marcante desse roteiro é a vivência de uma verdadeira linha do tempo entre o Brasil Colônia e o Império. 

Os turistas podem conhecer melhor a história do Sergipe e a relevância do Rio Piauí para a economia canavieira. Também será possível conhecer a constituição dos engenhos. É possível conhecer o processo de fabricação artesanal da cachaça e até mesmo fazer degustação. 

Dica bônus

É interessante considerar a possibilidade de se hospedar em um hotel fazenda para ter uma experiência diferente do contato com o ambiente rural.

Gostou dessas dicas de como viajar sem sair do campo? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte imagem: pixabay.com