Festa Junina: principais eventos em 2022
Curiosidades

Festa Junina: confira os principais eventos da retomada da festa em 2022

Quem sentiu falta de uma boa Festa Junina no período da quarentena vai gostar de conferir a lista com os principais festejos juninos que acontecerão em 2022. Santo Antônio, São João e São Pedro serão muito homenageados por todo o país!

Festa Junina: confira os principais eventos de 2022

Quando o meio do ano se aproxima, é difícil não ter vontade de ir em uma boa festa junina. Durante os últimos anos, vivemos uma situação ímpar, o isolamento social, essencial para o controle da pandemia do novo coronavírus.

Após campanhas de vacinação em massa, vivemos o momento da retomada e esses eventos estão retornando com tudo. Confira a seguir as festas mais esperadas no Brasil, em 2022.

Festa Junina: São João de Caruaru, em Pernambuco

Quando: de 4 de junho a 2 de julho de 2022

O São João de Caruaru, em Pernambuco, é uma das festas juninas mais aguardadas, atrai festeiros de todo o país e do exterior. De acordo com o Guinness Book, essa é a maior festa regional ao ar livre. É importante citar que a programação está mantida, mesmo com as fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata de Pernambuco.

O município de Caruaru está localizado no Agreste, região do estado que não foi afetada. A confirmação da realização do evento foi feita pela Fundação de Cultura da Cidade de Caruaru. Haverá pontos de arrecadação de doações para ajudar as pessoas afetadas pelas fortes chuvas no estado.

Festa Junina: São João de Campina Grande 2022, na Paraíba

Quando: de 10 de junho a 10 de julho de 2022

Separe seu look para festa junina e se prepare para um dos maiores festejos juninos do país. Essa grande festa contará com apresentações de artistas como Elba Ramalho, Wesley Safadão, Xand Avião, entre outros.

Os participantes se divertem ao som de músicas tradicionais de festa junina, além de muito forró e outros estilos em alta. A programação ainda oferece competições de quadrilha.

Festa Junina: Arraial do Banho de São João, em Corumbá e Ladário, no Mato Grosso do Sul

Quando: passagem do dia 23 para o dia 24 de junho

De acordo com o Iphan, esse festival é Patrimônio Imaterial do Brasil. Nessa celebração tradicional da região Centro-Oeste, devotos de diversas religiões se reúnem para acompanhar o banho com a imagem de São João. O evento acontece no Rio Paraguai.

Essa festa, além da tradição religiosa, também se caracteriza por oferecer comidas típicas, músicas caipira para dança de quadrilha, entre outras atrações.

Festa Junina: Arraial de Belô, em Belo Horizonte, Minas Gerais

Quando: entre julho e setembro de 2022 (previsão)

Tido como o maior festejo junino da região Sudeste, o Arraial de Belô retorna em 2022 com previsão de ser realizado entre os meses de julho e setembro. Na programação estão shows, concursos de quadrilhas, circuito gastronômico, entre outros. Uma festa junina com os principais elementos desse tipo de festejo.

Festa Junina: São João de Petrolina, Pernambuco

Quando: de 17 a 26 de junho de 2022

Assim como Caruaru, Petrolina mantém a programação da sua festa junina. Entre os artistas confirmados no festejo estão João Gomes, Tarcísio do Acordeon, Vitor Fernandes, Vera Maria Maga e a dupla César Menotti e Fabiano. A grande maratona de shows terá início no dia 17 de junho em um pátio de eventos construído no antigo Ceape, na Avenida Sete de Setembro.

Festa Junina: São João de Assú, Rio Grande do Norte

Quando: de 21 de maio a 29 de junho de 2022

A grande festa do Assú retorna em 2022 com uma programação variada. Entre os dias 14 e 25 de junho serão realizados shows gratuitos na Praça São João Batista. Vale pontuar que esse é o São João mais antigo do mundo e está completando 296 anos.

O tema escolhido pela gestão municipal para os festejos foi “Fé, Tradição e Alegria típicas da gente!”. Haverá atrações locais e nacionais, já estão confirmados nomes como João Gomes, Zezé di Camargo e Luciano, Raí Saia Rodada e Zé Cantor.

Festa Junina: Juninão de Monções, São Paulo

Quando: 10 de junho de 2022

A região do município de Monções vai se agitar no dia 10 de junho, com o tradicional festejo junino local. Uma festa com tudo de mais apreciado nos bons festejos juninos.

Festa Junina: Arraiá da Capital, Tocantins

Quando: de 21 a 27 de junho de 2022

Completando 30 anos, a tradicional festa Arraiá da Capital voltará a ser realizada presencialmente. O destaque fica para a competição entre os grupos juninos.

Festa Junina: Boa Vista Junina, Roraima

Quando: de 11 a 18 de junho de 2022

Outra grande festa junina que está retornando para o formato presencial em 2022. A programação já conta com diversas atrações para toda a família.

Gostou de conferir essas dicas de festas juninas de 2022? Qual é a sua favorita?

Fonte imagem: pixabay.com