Curiosidades

José Vitor Leme: Campeão do Rodeio de Barretos em 2017

José Vitor Leme - Grande campeão do rodeio de Barretos em 2017
Conheça o campeão do rodeio de Barretos do ano de 2017 – Crédito da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=fxzJaJxw3Ms

O nome de José Vitor Leme se tornou um dos mais comentados no meio dos rodeios depois dele conquistar o Campeonato Nacional Professional Bull Riders (PBR) com uma vitória histórica em Barretos, cinco montarias e nenhuma queda. O rapaz se sagrou campeão e foi eleito o atleta revelação da modalidade com apenas 21 anos de idade.

O mais curioso é que dos 13 aos 18 anos, o atleta se dedicava a outro esporte profissional, o futebol. José Vitor chegou a atuar como meia do XV de Piracicaba até que um dia resolveu, com incentivo do pai, deixar os campos e entrar nas arenas dos rodeios. Saiba mais sobre a história inspiradora desse atleta que vai representar o Brasil em Las Vegas, Estados Unidos, o campeão do rodeio de Barretos em 2017.

A Grande Conquista de José Vitor Leme

Nascido em Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul, o peão venceu o campeonato nacional com vantagem de quase dois mil pontos em relação ao segundo colocado. A vitória do campeonato não poderia ter sido mais especial, na etapa de Barretos (principal evento dos rodeios) ele mostrou a que veio, montando cinco vezes no final de semana sem nenhuma queda.

O grande destaque ficou para a nota de José Vitor, 88,50 pontos, essa foi a maior nota da noite e já deixou claro que ele não veio para brincar. O peão montou o touro chamado Zorro na etapa final quando atingiu essa pontuação considerada impressionante para o nível da competição em Barretos.

O prêmio concedido pela competição foi uma caminhonete no valor de R$ 80 mil e, de acordo com Vitinho, como é chamado no meio dos rodeios, esse dinheiro chegou num ótimo momento. Quando questionado sobre o motivo de ter trocado o futebol pela montaria o peão não hesita em citar a adrenalina que somente se sente na arena em cima do touro bravo.

Números Que Impressionam

Analisar os números de José Vitor na competição nacional nos faz reconhecer nele um verdadeiro talento para montarias. O jovem foi o único atleta a conseguir se manter nos cinco touros que montou em Barretos. O aproveitamento do atleta na competição foi de 82,61% com 38 paradas em 46 montarias. Ele participou de 11 eventos, sendo destaque em muitos deles. Não é de surpreender que Vitinho tenha sido o escolhido como revelação do ano.

Tríplice Coroa

José Vitor entrou para a história das competições de rodeio também como o segundo competidor a ser agraciado com três premiações na mesma temporada. O rapaz, assim como Luciano de Castro em 2015, ganhou a etapa de Barretos, o campeonato nacional e, ainda, o prêmio de revelação do ano.

Essa conquista tem um sabor especial para José Vitor porque ele tem em Luciano de Castro uma inspiração. Sobre o assunto, o peão comentou que assistiu quando o colega foi agraciado três vezes em 2015 e comemorou bastante, para ele poder repetir esse feito incentiva a se manter na carreira por muitos anos. Duas estrelas que nasceram na arena de Barretos e que estão prontos para conquistar campeonatos internacionais de rodeio.

Disputa da Etapa Internacional da a Professional Bull Riders (PBR)

O próximo passo na carreira, que promete ser de grande sucesso, é ir para a etapa internacional da a Professional Bull Riders (PBR) em Las Vegas, Estados Unidos. Sua excelente pontuação conquistada em Barretos também lhe deu direito a disputar uma final na etapa PBR no Canadá. O desafio para o rapaz nesse momento é se dedicar às aulas de inglês para conseguir se comunicar bem nos Estados Unidos.

De Jogador de Futebol a Campão do Rodeio de Barretos

Quem está pensando que José Vitor trocou de modalidade esportiva por não ter tanta intimidade com a bola está enganado. Desde os 13 anos que Vitinho já atuava em categorias de base de times de futebol, passou por alguns clubes do seu estado, Mato Grosso do Sul. Chegou a defender as camisas de clubes como Operário, Cene e Comercial.

Quando chegou ao XV de Piracicaba, o jovem percebeu que poderia engrenar na carreira de jogador profissional. Nesse momento, ele decidiu que não iria se profissionalizar como jogador e que tentaria ser peão de rodeio. A inspiração veio de dentro de casa, pois o pai de José Vitor sempre morou em sítios e trabalhou como peão. De acordo com o peão, a carreira de jogador de futebol é muito difícil porque não depende apenas da habilidade do atleta e sim de questões burocráticas complexas.

Touro Campeão

Vale destacar, ainda, o touro escolhido como melhor touro da competição, pelo terceiro ano seguido o vencedor foi o “Bipolar” da Cia Paulo Emílio. Esse touro tem tirado o sossego de muito peão de rodeio e, de acordo com o proprietário, o animal se mantém firme e forte na competição por bons anos ainda.