Curiosidades

Os Maiores Jockey Clubs do Brasil

Você já foi a um Jockey Club?
Confira os maiores Jockey Clubs do Brasil – Crédito da Imagem: http://www.jockeysp.com.br/

O turfe (corrida de cavalos) é um esporte que encanta e desperta a admiração de muitos brasileiros e, por isso mesmo, nosso país conta com alguns Jockey Clubs de destaque em termos de tamanho e atuação nesse segmento. Conheça a história do Jockey Club do Rio de Janeiro, que é o mais importante do país, bem como saiba mais sobre o Jockey Club de São Paulo. As casas das principais competições de turfe do país merecem ser reconhecidas por sua relevância.

Maiores Jockey Clubs do Brasil

Jockey Club Brasileiro – Rio de Janeiro

O ano de 1932 marcou a inauguração do Jockey Club Brasileiro, que nasceu da união de dois clubes que realizavam competições de corrida de cavalos, Derby Club e Jockey Club. Para gerir o primeiro Jockey Club do país foi escolhido como presidente Dr. Lineu de Paula Machado, que recebeu essa tarefa por ser um dos principais incentivadores do turfe em nosso país.

O Hipódromo da Gávea (que nessa época era conhecido como Hipódromo Brasileiro) assistiu a inauguração desse Jockey Club no dia 29 de maio de 1932. Algo interessante é que tanto as pistas como as tribunas já eram utilizadas seis anos antes da fundação do Jockey Club Brasileiro.

Primeiro Grande Prêmio Brasil

O fato desse Jockey Club ser considerado o mais importante do país se deve ao fato de ter sido o primeiro a ser fundado e, também, o primeiro a realizar um Grande Prêmio Brasil. A data célebre foi 6 de agosto de 1933 e o cavalo que recebeu o título de campeão foi o Mossoró.

Relatos dos que estavam presentes nesse dia histórico contam que a plateia quase foi ao delírio e queria carregar Mossoró no colo depois do lindo espetáculo de corrida que ele proporcionou. Essa é a prova mais importante do turfe brasileiro e tem reconhecimento mundial.

Aprecie Sem Moderação a Beleza do Jockey Club Brasileiro

Mesmo que você não seja um especialista ou entusiasta de cavalos vai gostar de conhecer o Jockey Club Brasileiro no Rio de Janeiro como parte de uma viagem turística, por exemplo. O local possui uma arquitetura bastante interessante, sendo que a estrutura das suas arquibancadas foi desenhada seguindo uma linha de estilo eclético, com um toque do estilo Belle Époque que estava em voga na época de sua construção.

Embora exista uma aura de sofisticação em torno de páreos de cavalo, é importante ressaltar que o acesso a eles é gratuito e, assim, pessoas de todas as classes sociais frequentam o ambiente. Inclusive há quem vá até lá só por curiosidade sem, necessariamente, desejar realizar uma aposta ou assistir uma corrida. Dentro do Jockey Club Brasileiro existem algumas dependências sociais que são de acesso exclusivo aos sócios.

Jockey Club de São Paulo

Basicamente, o Jockey Club de São Paulo se constituiu na entidade que tem a responsabilidade de gerir o Hipódromo de Cidade Jardim. A fundação dela se deu no dia 14 de março de 1875, com a nomenclatura de Club de Corridas Paulistano e teve como sua primeira praça de corridas o Hipódromo da Mooca, que está situado na tradicional Rua Bresser.

Uma curiosidade é que quando se determinou a construção de um novo hipódromo, o terreno escolhido incialmente foi aquele em que está situado o Ibirapuera atualmente. No dia 25 de janeiro de 1941, aconteceu a inauguração do Hipódromo de Cidade Jardim, que foi planejado para atender todas as necessidades modernas de um palco de turfe. O Jockey Club de São Paulo se destaca por ser um local versátil, recebendo uma série de eventos de diferentes segmentos, como festas, eventos, desfiles de moda, entre outros.

Terreno do Jockey Club de São Paulo

O terreno em que está o hipódromo foi uma doação da Companhia Cidade Jardim com o objetivo de oferecer um espaço mais amplo para que os amantes do turfe pudessem assistir as corridas sem perder nenhum detalhe e com todo o conforto. Construído as margens do Rio Pinheiros, esse hipódromo possui cerca de 600 mil metros quadrados. É importante destacar que, apesar da localização do hipódromo, a sede social do Jockey Club paulistano ainda fica próxima do seu local de origem, na Rua do Rosário.

Reformas

Existe o desejo por parte dos administradores do Jockey Club paulistano de realizar uma reforma no hipódromo, com objetivo de restaurar completamente o local, desde as bases de fundação da arquitetura até a aparência superficial. Apesar de ser um dos maiores Jockey Clubs do Brasil, o clube paulista, sofreu duros baques com o acúmulo de dívidas dos últimos anos e precisa se tornar mais atraente para novos sócios.

Uma das formas que o clube encontrou de conseguir angariar mais recursos foi promovendo leilões de obras de arte. A nova gestão busca implementar um novo sistema administrativo que consiga resolver a questão das dívidas e trazer novo frescor ao Jockey Club que está entre os maiores do nosso país.