Montaria
Curiosidades

Montaria: dicas para montaria a cavalo

Você está iniciando na montaria e se pergunta como se manter seguro em cima do cavalo? Então, vai gostar das dicas que apresentaremos ao longo deste artigo para tornar essa experiência mais aprazível e segura, afinal deve ser um momento de contemplação e não de preocupação.

Montaria: 5 dicas para ter uma boa experiência

A montaria a cavalo deve ser uma experiência agradável, tanto para o cavaleiro como para o equino. Quanto mais tranquilo o animal estiver, mais seguro será passear com ele. 

Nem todo mundo que começa a montar sabe como se aproximar corretamente do cavalo e estabelecer uma relação de confiança com o mesmo. Confira as dicas que listamos para te ajudar a cavalgar com mais tranquilidade. 

1 – Montar é estabelecer uma relação com o cavalo

A montaria já começa errada se o cavaleiro sobe no equino com o entendimento de ser um mero passageiro. O cavalo é um ser vivo que, da mesma forma que o homem, tem vontade própria. O cavaleiro deve estabelecer uma relação com o animal para que possa, então, conduzir a vontade dele para atender a sua necessidade de locomoção. 

Não é nada complicado, basta aprender a como estabelecer contato, gerando confiança no animal. É muito importante fazer aulas de equitação para adquirir experiência e expertise na condução desses animais tão especiais. Com o passar do tempo, você se tornará mais seguro e imprimirá essa sensação para o equino.

2 – Equipamentos

Para montar cavalos é necessário ter os equipamentos corretos, tanto para o animal e para si mesmo. Você precisará de sela, bridão, manta, cernelha, estribo, correia, bocal, perneira, cabresto, forro, raspadeira, pente, shampoo, limpador de cascos, entre outros itens. Consulte um veterinário ou zootecnista para saber quais as melhores opções de marcas e modelos específicos para o cavalo que você irá montar especificamente. 

O cavaleiro ou amazona deve usar roupas e equipamento de segurança adequados para ter uma experiência tranquila. Um dos itens de maior relevância para quem está começando na montaria é a bota, prefira as de salto, pois, numa situação em que seu pé escorregue, será o salto que ficará preso e não a sua perna. Para montaria, é necessário usar calças, blusas e casacos específicos. Também é necessário usar elmo e luvas, nas aulas de equitação você será devidamente orientado a respeito desses itens. 

3 – Tenha um roteiro para subir no cavalo

Nas primeiras montarias, é importante ficar focado em seguir uma espécie de roteiro de ações para garantir que a subida no animal aconteça corretamente e que ele se mantenha tranquilo. Conforme você adquirir experiência em montaria, perceberá que essa sequência de ações será natural, pois terá sido aprendida.

Inicialmente, é importante verificar se o arreio do cavalo está bom e, então, lhe colocar o cabresto, verifique se ele está colocado corretamente. Em seguida, o cavalo deve ser conduzido ao estábulo e suas rédeas serem presas no anel de metal do cabresto. A cabeçada precisa ser colocada no cavalo. As correias deverão ser presas e a sela colocada. Conduza o cavalo para o local em que você pretende montá-lo, com a mesma mão pegue as rédeas, crina, cernelha ou cabo de sela. 

Usando a outra mão, você deverá pegar a parte de trás da sela, posicionando o seu pé no estribo. A sua outra perna deverá ser passada sobre o cavalo, seu outro pé deverá ser posicionado no outro estribo. Confira se a sela está bem presa, inclinando-se sobre o corpo do animal. Puxe as rédeas com delicadeza para iniciar a cavalgada. Os seus calcanhares devem ser levemente pressionados contra o corpo do equino. 

4 – Nunca se aproxime por trás do cavalo

Uma dica de ouro para quem está se adaptando ao universo dos cavalos é entender que jamais deve ser feita uma aproximação por trás do equino, pois isso desperta desconfiança e medo nele. A reação de um cavalo assustado pode ser bastante violenta, com a distribuição de coices, vale a pena ter cuidado para não o irritar, afinal, montar um animal tranquilo é sempre melhor. 

5 – Escolha um lugar adequado para treinar

Se você é iniciante na montaria, deve procurar por locais abertos e sem obstáculos para que possa cavalgar com mais tranquilidade sem encontrar barreiras. Ter a orientação de um professor de equitação é importante nas primeiras experiências para não cometer erros básicos que podem levar a uma perigosa queda do cavalo.

Quem tem a possibilidade de montar animais de fazenda mais acostumados a essa função e com os quais já tenham alguma interação, encontra mais facilidade. Montaria é um processo de obtenção de consentimento do cavalo e de experiência para manejá-lo corretamente para seus objetivos. Tenha muita paciência e compreenda que pode levar algum tempo até conseguir uma montaria mais assertiva.

Gostou dessas dicas de montaria? Continue acompanhando os artigos da Rodeo West e fique por dentro de tudo o que acontece no universo country! 

Imagem: https://www.shutterstock.com/