Cowboys
Curiosidades

Os Cowboys Mais Famosos da Televisão

A produção cinematográfica e televisiva Western lançou um número significativo de cowboys famosos que ajudaram a emplacar o melhor estilo Velho Oeste. Que tal conhecer um pouco melhor esses personagens que se tornaram lendários com suas pistolas e códigos de honra próprios? 

Cowboys famosos: conheça personagens de destaque de filmes e séries 

Quando você pensa em séries e filmes western de sucesso na televisão, quem são os cowboys famosos que primeiro vêm à sua mente? Será que eles estão na lista que elaboramos abaixo? Confira e descubra!

Bret Maverick (James Garner e Mel Gibson)

Se você acompanha as produções country mais recentes, com certeza associa Maverick ao filme que tem Mel Gibson como o personagem título. Contudo, é válido ressaltar que a série, um clássico do estilo, foi muito importante para a construção do que se entende por um cowboy.

Na série de 1957, Maverick (James Garner), junto com um fiel amigo, interpretado por Roger Moore, percorre o velho oeste tentando a sorte nas mesas de poker. Em 1994, James Garner participou do filme interpretando o pai de Maverick (Mel Gibson).

Butch Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Redford)

Neste tópico não temos um, mas dois cowboys que fizeram história no cinema e na TV, Butch e Cassidy. Os dois foras da lei têm muito charme para assaltar trens e bancos. Em um dado momento, decidem seguir Etta (Katharine Ross), que é a namorada de Sundance, até a Bolívia, onde entram em uma grande aventura.

Ben Cartwright (Lorne Greene)

Durante a década de 1960, a série “Bonanza” era o título de maior sucesso country nas telinhas. O personagem principal da trama era o pai de família viúvo Ben Cartwright, interpretado por Lorne Greene. 

Junto aos seus filhos ele lutava para defender o seu rancho Ponderosa, em Nevada. Uma das características mais marcantes do personagem principal era a sua extrema honradez e bravura, algo que molda o caráter de um cowboy.

James West (Robert Conrad)

Cowboys podem ser agentes como James Bond? A série de TV “Wild Wild West” provou que sim, tendo como protagonista o James West (Robert Conrad), que pode ser considerado como um cowboy tecnológico. 

Agente secreto a serviço do presidente Ulysses S. Grant, ele usa as invenções de seu parceiro, Artemus Gordon, para combater uma grande variedade de ameaças à nação. Em 1999, a antiga série foi adaptada para o cinema, tendo Will Smith no papel principal, porém, a produção foi um fracasso de público e crítica.

Pistoleiro sem nome (Clint Eastwood)

Um dos cowboys mais famosos da televisão e do cinema, o pistoleiro sem nome (Clint Eastwood) foi o protagonista das seguintes produções: “Por um punhado de dólares” (1964), “Por uns dólares a mais” (1965) e “Três homens em conflito: o bom, o mau e o feio” (1966). 

Clint Eastwood se tornou um dos atores mais reconhecidos do estilo faroeste no papel do pistoleiro sem nome. Esses filmes ajudaram a construir a imagem do cowboy de cinema, um sujeito que tem uma moral bastante ambígua e um cinismo desconcertante. Os três filmes foram dirigidos por Sergio Leone, reconhecido como um dos principais cineastas do gênero. Embora eles sejam longas independentes, é legal assistir à trilogia.

Rooster Cogburn (John Wayne e Jeff Bridges)

Esse cowboy famoso tem ares de anti-herói e conquistou um lugar no coração dos fãs do estilo western. É importante ressaltar que o filme de 2010 é um remake do memorável “Bravura Indômita” de 1969, que tem John Wayne, no papel do bêbado e maltrapilho Rooster Cogburn, o ator foi premiado com um Oscar por esse trabalho. Em 2010, foi a vez de Jeff Bridges dar vida a Cogburn, sendo indicado ao Oscar.

Raylan Givens (Timothy Olyphant)

Esse personagem representa o perfil do cowboy moderno, Raylan Givens (Timothy Olyphant) é um policial que se torna um problema devido aos seus métodos, um tanto quanto extremos, que lembram os antigos xerifes do velho oeste. Como castigo por seu comportamento, ele é transferido de Miami para Kentucky, que é a sua terra natal. A figura do cowboy de respostas ácidas e dedo rápido no gatilho está presente nessa série.

José Eleutério (Eriberto Leão)

O personagem da trama “Paraíso”, de Benedito Ruy Barbosa, tem o perfil do peão brasileiro. Nesse remake (a novela original homônima é de 1982) o ator Eriberto Leão interpreta José Eleutério, conhecido em sua cidade natal como “filho do diabo”. 

Além da história de amor impossível com Maria Rita, conhecida como “santinha”, o personagem mescla as vivências da cidade, onde se formou nas faculdades de Direto e Agronomia, e o estilo do campo, com direito até à montaria em touros.

Tião (Murilo Benício)

A novela “América” de 2005 conquistou o coração de cowboys e cowgirls ao apresentar para o grande público o universo das competições country. O protagonista da trama, Tião (Murilo Benício) é um homem do campo obstinado que sonha em se tornar um grande campeão de rodeio. Devoto de Nossa Senhora Aparecida, ele carrega a imagem da santa em seu chapéu. Essa novela contou com a participação mais do que especial do temido Boi Bandido. 

José Leôncio (Claudio Marzo)

Pantanal é uma das novelas mais importantes da história da televisão brasileira e tem como um dos personagens centrais o fazendeiro José Leôncio (Claudio Marzo). Em uma viagem ao Rio de Janeiro, o jovem José Leôncio (Paulo Gorgulho) conhece uma bela jovem chamada Madeleine. Esperando um filho, o casal decide se casar e a moça vai viver na fazenda do amado no Pantanal. 

Não tendo se adaptado ao estilo de vida, a jovem retorna ao Rio de Janeiro com o filho. Muitos anos depois, José Leôncio precisa aprender a como se relacionar com o filho Juventino (Marcos Winter), criado na cidade sem gosto para a vida no campo. 

Selena (Cristiana Oliveira)

Para encerrar a nossa lista de cowboys famosos, não poderíamos deixar de incluir uma cowgirl muito lembrada da dramaturgia brasileira, a forte Selena, interpretada por Cristiana Oliveira na novela “Corpo Dourado”.

A personagem foi criada como um peão e, ao se tornar adulta, age como um homem forte do campo. Ao longo da novela, a personagem descobre que pode equilibrar as suas habilidades de peoa com a sua feminilidade escondida.

Gostou de saber mais sobre os cowboys mais famosos da televisão? Qual o seu preferido?