Os Cowboys Mais Famosos da Televisão

Cowboys mais famosos da Televisão

As séries e filmes country fazem parte do imaginário de cowboys e cowgirls que estão sempre com as suas botas e chapéus a postos. Os cowboys lendários com pistolas e códigos de honra próprios se tornaram recorrentes em produções cinematográficas e televisivas e nessa leva alguns se tornaram mais emblemáticos. Que tal conhecer melhor esses personagens?

Séries e filmes country: Conheça os cowboys mais famosos das telinhas e telonas

Quando você pensa em séries e filmes western quem são os cowboys famosos que primeiro vem a sua mente? Será que eles estão na lista que elaboramos abaixo?

Cowboy: Bret Maverick (James Garner e Mel Gibson)

Série/Filme: Maverick

Se você acompanha as produções country mais recentes com certeza associa Maverick ao filme que tem Mel Gibson como o personagem título, contudo, é válido ressaltar que a série – um clássico do estilo – foi muito importante para a construção do que se entende por um cowboy.

Na série de 1957 Maverick junto com um fiel amigo, interpretado por Roger Moore, percorre o velho oeste tentando a sorte nas mesas de poker. Em 1994 James Garner participou do filme interpretando o pai de Maverick (Mel Gibson).

Cowboys: Butch Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Redford)

Filme: 1969

Nesse tópico não temos um, mas dois cowboys que fizeram história no cinema, Butch e Cassidy. Os dois foras da lei têm muito charme para assaltar trens e bancos, num dado momento os dois decidem seguir Etta (Katharine Ross), que é a namorada de Sundance, para a Bolívia onde entram numa grande aventura.

Cowboy: Ben Cartwright (Lorne Greene)

Série: Bonanza

Durante a década de 1960 a série “Bonanza” era o título de maior sucesso country nas telinhas. O personagem principal da trama era o pai de família viúvo Ben Cartwright interpretado por Lorne Greene, junto aos seus filhos ele lutava para defender o seu rancho Ponderosa, em Nevada. Uma das características mais marcantes do personagem principal era a sua extrema honradez e bravura, algo que molda o caráter de um cowboy.

Cowboy: James West (Robert Conrad)

Série: Wild Wild West

Cowboys podem ser agentes como James Bond? A série de TV “Wild Wild West” provou que sim tendo como protagonista o James West que pode ser considerado como um cowboy tecnológico. Agente secreto a serviço do presidente Ulysses S. Grant ele usa as invenções de seu parceiro, Artemus Gordon, para combater uma grande variedade de ameaças a nação. Em 1999 a antiga série foi adaptada para o cinema tendo Will Smith no papel principal, porém, a produção foi um fracasso de público e crítica.

Cowboy: Pistoleiro sem nome (Clint Eastwood)

Filmes: “Por um punhado de dólares” (1964), “Por uns dólares a mais” (1965) e “Três homens em conflito: o bom, o mau e o feio” (1966)

Clint Eastwood se tornou um dos atores mais reconhecidos do estilo faroeste e no papel do pistoleiro sem nome ajudou a construir a imagem do cowboy de cinema, um sujeito que tem uma moral bastante ambígua e um cinismo desconcertante. Os três filmes foram dirigidos por Sergio Leone, reconhecido como um dos principais cineastas do gênero. Embora eles sejam longas independentes é legal assistir a trilogia.

Cowboy: Rooster Cogburn (John Wayne e Jeff Bridges)

Filme: Bravura Indômita (1969 e 2010)

Esse cowboy famoso tem ares de anti-herói, mas conquistou um lugar no coração dos fãs do estilo western. É importante ressaltar que o filme de 2010 é um remake do memorável “Bravura Indômita” de 1969 que tem John Wayne, no papel do bêbado e maltrapilho Rooster Cogburn, o ator foi premiado com um Oscar por esse trabalho. Em 2010 foi a vez de Jeff Bridges dar vida a Cogburn sendo indicado ao Oscar.

Cowboy: Raylan Givens (Timothy Olyphant)

Série: Justified

Esse personagem representa o perfil do cowboy moderno, Raylan Givens é um policial que se torna um problema devido aos seus métodos um tanto quanto extremos que lembram os antigos xerifes do velho oeste. Como ‘castigo’ por seu comportamento ele é transferido de Miami para Kentucky que é a sua terra natal. A figura do cowboy de respostas ácidas e dedo rápido no gatilho está presente nessa série.

Cowboy: José Eleutério (Eriberto Leão)

Novela: “Paraíso”

O personagem da trama de Benedito Ruy Barbosa tem o perfil do peão brasileiro, nesse remake (a novela original homônima é de 1982) o ator Eriberto Leão interpreta José Eleutério conhecido em sua cidade natal como “filho do diabo”. Além da história de amor impossível com Maria Rita, conhecida como ‘santinha’, o personagem mescla as vivências da cidade onde se formou nas faculdades de Direto e Agronomia e o estilo do campo com direito até a montaria em touros.

Cowgirl: Selena (Cristiana Oliveira)

Novela: “Corpo Dourado”

Para encerrar a nossa lista de cowboys famosos não poderíamos deixar de incluir uma cowgirl muito lembrada da dramaturgia brasileira, a forte Selena de Cristiana Oliveira. A personagem foi criada como um peão e ao se tornar adulta age como um homem forte do campo. Ao longo da novela a personagem descobre que pode equilibrar as suas habilidades de peoa com a sua feminilidade escondida.

Ficou com vontade de assistir a bons filmes de faroeste? Clique ira.