Curiosidades

Top 10: as maiores fazendas do Brasil

 Grandes fazendas do Brasil
As maiores fazendas do Brasil 

Neste post você vai conhecer as maiores fazendas do Brasil, algumas são tão amplas que têm proporções comparáveis a algumas cidades. Vale dizer que algumas integrantes desta lista são reconhecidas por mais outros aspectos que vão além do seu tamanho, como por terem recebido prêmios. 

Top 10 de maiores fazendas do Brasil 

Preparado para conhecer algumas as 10 maiores fazendas do Brasil? 

1 – Fazenda Nova Piratininga

Uma fazenda que realmente merece o título de uma das maiores do Brasil, com seus 135 mil hectares, essa área equivale à cidade de Nova York ou do Rio de Janeiro. Para se ter uma ideia, 95 mil hectares da propriedade são destinadas apenas a pasto, contando com um rebanho de 105 mil nelores puros ou nelore com cruzamento com angus. 

A fazenda se tornou um grande case de negócios depois de apostar em inovação para deixar no passado a alcunha de latifúndio improdutivo e se tornar uma propriedade lucrativa. Nova Piratininga está localizada na cidade de São Miguel do Araguaia, no estado de Goiás, bem na fronteira com os estados do Tocantins e do Mato Grosso. 

2 – Fazenda Conforto

Localizada na cidade de Nova Crixás, estado de Goiás, a fazenda Conforto é a maior do Brasil no que diz respeito a gado confinado fora dos frigoríferos. Possui um total de 12 mil hectares divididos da seguinte forma: 4.430 hectares de área modulada, 1.083 de hectares de área irrigada e 2.408 de hectares destinados à Reserva Legal. 

A capacidade para confinamento estático é de 30.300 animais, sendo que em cada curral podem ser mantidas até 245 cabeças. Um dos diferenciais dessa fazenda é o seu sistema de berçário para os bezerros, assim que os animais passam pela desmama são encaminhados para as áreas de pastagem, alimentando o ciclo de recria e engorda. 

3 – Grupo André Maggi

O escritório central do Grupo André Maggi está localizado no município de Rondonópolis, no estado do Mato Grosso. Trata-se de uma das maiores corporações do agronegócio, com diversas fazendas compondo seu patrimônio. Ao todo a companhia tem mais de 252,3 mil hectares dedicados a atividades de agricultura, pecuária e reflorestamento, somente no estado do Mato Grosso. O grupo possui fazendas no Cerrado, no Pantanal e na Amazônia. 

O Grupo André Maggi tem mais de 4 mil cabeças de gado e dedica-se ao cultivo de seringueiras em uma área de 11 mil hectares. As duas maiores fazendas do Grupo André Maggi são a Tucunaré, localizada em Sapezal, com 44,5 mil hectares e a Tanguro, em Querência, com 80,8 mil hectares. Algo interessante de mencionar é que a cidade de Sapezal foi fundada por André Maggi na década de 1990. 

4 – Fazenda São Marcelo

Parte do Grupo JD, essa fazenda é de propriedade da família francesa Defforey, que já controlou a rede Carrefour. A propriedade está situada no Mato Grosso e possui o selo verde para a pecuária. Basicamente, isso significa que os processos realizados nela estão em conformidade com a lei, os funcionários são devidamente registrados e têm os pagamentos realizados em dia, assim como não são derrubadas árvores sem autorização. 

A propriedade recebeu também a certificação Bem Estar Animal (Certified Humane) e a Rainforest Alliance. Não é à toa que essa propriedade se tornou uma referência na aplicação de medidas sustentáveis para criação de gado. 

5 – Fazenda Roncador

A partir de um terreno com 24 mil hectares, o ex-tropeiro Pelerson Penido (1918-2012) deu início à construção do seu império agropecuário no final da década de 1970. Quando começou a investir nesse projeto, ele já tinha 60 anos de idade, mas isso não o intimidou e deu origem ao que hoje é conhecido como “Agropecuária Roncador”.

A propriedade que atualmente possui 144 mil hectares está situada na cidade de Querência, no estado do Mato Grosso. Para se ter uma ideia, nesse espaço estão mais de 607 quilômetros de estradas com pavimentação além de um aeroporto. 

6 – Grupo Bom Futuro

As propriedades do Grupo Bom Futuro somam cerca de 200 mil hectares, sua sede fica em Cuiabá, mas está presente em todo o estado do Mato Grosso. As áreas dessas fazendas são destinadas ao cultivo de milho, soja, algodão e trigo. Ao todo são sete as áreas de atuação do grupo: pecuária, agricultura, energia, sementes, piscicultura, imobiliário e aeroportuário. Essa empresa tem mais de três décadas de presença no mercado. 

7 – Fazenda Jacarezinho Nova Terra

A Agro Jacarezinho é líder do segmento da produção de sêmen e inseminação artificial, bem como seleção bovina de indivíduos com características genéticas superiores. Ao todo essa empresa conta com 45.201.00 mil hectares distribuídos entre duas unidades: Fazenda Novo Horizonte e Fazenda Nova Terra. A primeira está situada na cidade de Coxim, no Mato Grosso do Sul e a segunda na cidade de Cotegipe, na Bahia. 

8 – Seleção Guzerá Agropecuária

O foco de atuação da Seleção Guzerá Agropecuária no mercado é selecionar os melhores animais da raça Guzerá do Brasil. A propriedade realiza um trabalho criterioso, no sentido de selecionar e realizar cruzamentos entre os melhores animais da raça, visando ter uma série de características únicas. Já foi contemplada com prêmios de destaque na categoria de Genética Rebanho Nacional. A principal fazenda do grupo é a São Geraldo, com 2.160 hectares localizada em Inimutaba. 

9 – Fazendas Bartira

Estando presente no mercado há muito tempo, essa empresa conta com mais de 150 mil hectares de terras destinadas à produção agrícola nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Um dos diferenciais dessa gigante do agronegócio é manter boa parte das suas terras produtiva escalonando a produção. 

10 – JBS

Localizada no estado de São Paulo, a unidade confinadora da JBS é uma das maiores do país, contando com espaço destinado para mais de 30 mil cabeças de gado engordados. Anualmente, a companhia faz novos investimentos para aumentar a sua área dedicada a essa atividade. 

Você já tinha ouvido falar a respeito dessas fazendas? Deixe seu comentário abaixo!

Crédito da Imagem: https://www.youtube.com