Casamento sertanejo: inspire-se com nossas dicas

 

Dicas para Casamento Sertanejo

Pagens de um casamento sertanejo (Foto: Reprodução – Struture produções)

O estilo de casamento sertanejo tem crescido dentre as preferências dos casais apaixonados que estão prontos para subir ao altar e dizer ‘sim’. Essas cerimônias se caracterizam por ter forte ligação com o campo e uma proposta de decoração mais rústica. É interessante observar que nem todos os casais que optam por um casamento sertanejo são necessariamente fãs do estilo musical ou cowgirls e cowboys.

O principal fator de escolha é o perfil alinhado com a natureza, o desejo de que a festa tenha um cenário natural como pano de fundo. Para quem se identifica com essa simplicidade cheia de beleza para o dia do seu enlace listamos algumas dicas bem legais. Que tal começar o planejamento agora mesmo?

Dicas para organizar um casamento sertanejo

Escolha o local perfeito

Para que o casamento tenha a aura do universo sertanejo deverá ser realizado num ambiente em que haja natureza em abundância. Fazendas e sítios se mostram as melhores ‘locações’ para realizar a cerimônia dos sonhos.

Hoje em dia existem fazendas que trabalham com locação o espaço para realização de festas. Contudo, se os noivos não têm uma dessas opções a disposição podem procurar por casas de festas que tenham um bom espaço externo e investir na decoração com plantas, de preferência naturais.

Trajes

Quando as pessoas recebem convites para casamentos verificam prontamente qual tipo de traje devem usar. Se você deseja realizar um casamento sertanejo nos mínimos detalhes deve avisar aos seus convidados que tipo de roupas espera que eles vistam. Não combina com a decoração rústica homens de terno e gravata e mulheres com longos vestidos de seda, não é mesmo?

O casal pode sugerir que os convidados usem a combinação de camisa + calça jeans + chapéu enquanto as convidadas usem saia ou vestido + bota. O jeans é uma boa alternativa porque todo mundo tem pelo menos uma calça no guarda-roupa não demandando a realização de compras que estourem o orçamento.

Convites

É no convite que deve estar o detalhamento a respeito dos trajes que deverão ser usados na cerimônia e para que todos comecem a entrar no clima nada melhor do que um design temático. O convite pode ser planejado com uma paleta de cores terrosa e/ou usando texturas como couro, por exemplo. Uma dica para quem deseja seguir a linha tradicional é enviar os convites pelo correio com solicitação de resposta.

Decoração para casamento sertanejo

Esse item da organização da festa de casamento deve ser colocado no topo da lista de prioridades, pois é a decoração que contribuirá para a alma da festa. Sem contar que o cenário ajudará a deixar as fotos ainda mais interessantes. Optar por elementos de madeira e com toque natural ajuda a deixar os ambientes mais rústicos. Para que a cerimônia tenha o máximo de romantismo e elegância use a abuse das flores para compor os ambientes.

Bolo

Outro elemento ‘decorativo’ que é de extrema importância para essa cerimônia ter o melhor do universo sertanejo é o bolo. O casal pode optar por um bolo diferenciado com uma escultura que faça referência a algum símbolo sertanejo como o chapéu de cowboy ou os cavalos. Uma ideia interessante para os mais discretos é apostar num bolo tradicional cujos bonecos do topo estejam montados num cavalo e vestidos a caráter.

Vestido de noiva

O exagero das longas caudas e saias rodadas passa longe dos casamentos sertanejos em que a simplicidade é a palavra-chave. O vestido da noiva deve seguir uma silhueta mais enxuta e próxima ao corpo. Em relação aos acessórios a aposta fica por conta de elementos naturais como coroas de flores naturais. O buquê deve ser de flores naturais, evite as que são muito chamativas.

Traje do noivo

O noivo pode usar o tradicional terno desde que não esqueça do chapéu de cowboy, afinal sem eles o casamento perde um pouco do toque sertanejo. Se o noivo desejar pode apostar num traje country para a cerimônia, isto é, calça de vaqueiro e camisa. Tudo depende do gosto pessoal e do quanto estará alinhado com o restante do casamento.

Trajes de madrinhas e padrinhos

Os padrinhos devem seguir a escolha do noivo, se este for de terno eles devem acompanhar lembrando de também usar o chapéu de cowboy. No caso do noivo estar vestido a caráter os seus padrinhos também deverão estar. Já as madrinhas devem apostar em looks mais simples, da mesma forma que a noiva, uma tendência fotogênica é a escolha de vestidos jeans com bota e chapéu.

Trilha sonora da festa

Se o casamento é sertanejo claro que esse estilo musical não pode faltar na playlist, contudo, cuidado para não tornar as horas de festa maçantes. A dica é que a trilha seja variada ora contemplando o estilo dominante da cerimônia e ora apresentando as canções tradicionais de casamentos bem como outros estilos musicais.

Gostou da ideia de um casamento sertanejo? Deixe seu comentário!