dicas de decoracao country
Decoração

Inspire-se com nossas ideias para criar uma decoração country única

dicas de decoracao country

Quer levar o estilo country para dentro da sua casa? Essas dicas são para você! (Foto: Reprodução / Westwing home and living)

A decoração de uma casa ou apartamento deve refletir o gosto pessoal do seu morador e para quem é apaixonado pelo universo country existem inúmeras possibilidades. Para quem está organizando a sua decoração listamos algumas ideias bem interessantes a seguir. Então que tal observar essas ideias e planejar os seus ambientes com um toque rústico e sertanejo?

Dicas para criar uma decoração country única

Cozinha

Um dos ambientes que oferecem mais oportunidades para adicionar toques country com muito estilo. Você pode começar pela escolha dos móveis, dê preferência para artigos de madeira como mesas, cadeiras e armários. Em relação aos armários fica a dica para apostar nos modelos baixos com portas e gavetas, ao melhor estilo cozinha da vovó.

Para completar o tom edílico do ambiente distribua pelo ambiente cestas com frutas e os famosos pinguins de geladeira. Os mais caprichosos na decoração podem até mesmo adicionar um fogão a lenha cênico.

Sala

Seguir uma linha rústica para a decoração é interessante para tornar o ambiente mais confortável e aconchegante. Para conseguir esse efeito aposte no uso de texturas em sua decoração como palha e madeira. Você pode ter vasos de plantas de madeira e pufes de feno. Mas, não precisa ir tão longe para conseguir um visual country para a sua sala, um quadro de cowboy ou até mesmo chapéus fixados a parede já produzem esse efeito.

Banheiro

Mais um cômodo da casa que se torna mais convidativo com o estilo country, mas tenha cuidado no uso de armários e outros móveis de madeira. Afinal o banheiro é um ambiente úmido da casa e a madeira pode facilmente amolecer com contato com a água. Uma forma de chegar a um meio termo é apostar em superfícies que tenham textura de madeira, mas sejam feitas de outro material.

Para quem vive em lugares com invernos rigorosos é possível até mesmo apostar em peças com uma paleta de cor terrosa que além do visual do campo ajuda a deixar o ambiente mais quentinho. Pequenos detalhes como jarras de louça para lavar as mãos também ajudam a criar a identificação com a simplicidade caprichada do meio rural.

Quarto

A decoração country para o quarto pode ser mais caprichada e ter mais detalhes. Uma dica é apostar em revestimentos de madeira para as paredes, cabeceira da cama e armários. O uso de uma paleta de cores reduzida é uma forma de tornar o ambiente mais coeso mesmo com muitos elementos decorativos. As cores que funcionam melhor nesse contexto são marrom, bege, cinza e branco.

O uso de elementos do universo do campo ajuda a contextualizar a ideia country. O estilo pode se refletir em quadros com belos cavalos, chapéus e até rodas de carroça fixadas na parede. A criatividade não pode ter limites na hora de montar a decoração do ambiente. Lembre-se apenas de usar como medida da quantidade de elementos o seu conforto visual.

Quarto das crianças

Quem tem filhos e deseja ensinar para os pequenos o amor pelo estilo de vida country é interessante pensar numa decoração específica para eles. No quarto de crianças pequenas você pode adicionar os famosos cavalinhos/balanço de madeira que, além de vintage, são muito divertidos.

Usar e abusar de criações como camas com cabeceira de cavalo ou na forma de carroças com rodas fixadas ajuda a ambientar o estilo de maneira lúdica. Os brinquedos da decoração podem ser cowboys e cowgirls como aqueles do filme ‘Toy Story’. Tenha certeza que seu filho e os amiguinhos dele irão se divertir muito nesse quarto.

Dicas gerais para ter uma decoração country única

Plantas

O uso de plantas é uma forma de deixar os ambientes com uma ligação mais forte com o campo. Para quem mora em apartamento e tem pouco espaço disponível recomendamos a criação de jardins verticais nas paredes. Basta fixar suportes nas paredes e colocar os vasos encaixados nos mesmos. Você pode ter uma horta na sua varanda ou mesmo plantas ornamentais cobrindo uma parede da sala.

Quadros

Para quem mora numa casa ou apartamento alugado e não pode fazer modificações como pintar paredes, por exemplo, indicamos o uso de quadros que podem ser colocados e retirados a qualquer momento. Até mesmo os furos na parede podem ser tampados no momento de devolver o imóvel.

Estátuas

Outro elemento decorativo que funciona muito bem para criar a ambientação em estilo country são as estátuas como a de animais, por exemplo. Deixe sua sala mais interessante com um belo busto de cavalo.

Detalhes 

Aposte em pequenos detalhes como ímãs de geladeira e vasos de madeira para que sua casa fique mais country. Tenha certeza que os visitantes do ambiente acabarão notando esse cuidado até com os menores elementos.

Fazer uma decoração country única é possível para quem realmente tem paixão por esse estilo!