Rodeio

A história do rodeio no Brasil: quando, como, quem?

história do rodeio no Brasil
Conheça a história do Rodeio no Brasil

Era um sábado de 1947, em Barretos, onde aconteceu o primeiro rodeio no Brasil. Não tinha uma arena, mas sim cercado delimitado por arquibancadas na praça central da cidade. O evento era, na verdade, uma quermesse realizada pela Prefeitura Municipal de Barretos, mas o rodeio despertou a atenção de muitos.

Na verdade, havia anos Barretos já era ponto de parada dos “corredores boiadeiros”, as antigas vias de transporte de gado entre os estados, e atraía muitos boiadeiros que se divertiam como podiam e inventavam maneiras de demonstrar suas habilidades e competir um com o outro. O interesse por rodeio já estava no sangue das pessoas que passavam pela cidade.

Poucos anos depois do primeiro rodeio em Barretos, já em 1955, surgia o grupo “Os Independentes”, formado por rapazes solteiros e autossuficientes. Eles tinham um envolvimento na agropecuária da região e queriam promover festas com esse tema. No ano seguinte, 1956, aconteceu a 1ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, hoje o maior rodeio do Brasil e um dos pontos principais da maior competição de montaria do mundo, a PBR. Hoje em dia, Barretos atrai um público de cerca de 900 mil pessoas.

Os peões que antes só tocavam a boiada agora competiam entre si, buscando prêmios cada vez mais altos e viajando em busca de outros rodeios.

Americana, o segundo maior rodeio do Brasil, surgiu em 1987, com a presença e influência do maior locutor de rodeios da época, o Zé do Prato. Os primeiros públicos do rodeio de Americana tinham umas 25 mil pessoas. Atualmente a festa atrai mais de 400 mil.

Outros grandes rodeios no Brasil acontecem em Limeira, Jaguariúna, Cajamar, Piracicaba, Itu, e muitos outros lugares. E os cowboys continuam em busca do maior prêmio, que hoje em dia chega na faixa de uns R$ 300 mil.

E você, como conheceu o rodeio?

Créditos Imagem:

http://www.sinruralimperatriz.com.br/