Chapéu de palha: como escolher?
Moda

Chapéu de palha: qual modelo ideal para você?

Você sabia que o chapéu de palha pode ser usado em outras situações, além de praia e piscina? Esse acessório é muito bem-vindo em produções para passeios pela cidade e até para looks noturnos. Então, que tal conferir dicas de como escolher o modelo ideal para você?

Chapéu de palha: por que optar por ele?

Com a grande diversidade de tipos de chapéus, você pode se perguntar por que escolher o chapéu de palha. Um dos primeiros motivos para essa escolha é o fato de ele ser muito democrático. Todo mundo pode usar esse acessório e o mais interessante, em situações bem diferentes.

Embora esses chapéus façam sucesso em praias e piscinas, devido às suas longas abas que protegem do sol, também podem ser adicionados em outras produções. Em suma, se trata de um grande aliado dos seus looks, adicionando leveza e conforto ao proporcionar proteção do sol.

Chapéu de palha: como escolher o modelo ideal?

Apesar de ser um acessório simples, é importante se atentar para alguns detalhes na hora de fazer a sua escolha. Para quem está se perguntando como escolher chapéu de palha perfeito para adicionar aos seus looks, apresentaremos um compilado de dicas a seguir.

1 – Escolha de acordo com a ocasião

Para cada ocasião há um chapéu mais indicado, tendo essa regra em mente é possível encontrar o modelo ideal para você. Hoje em dia, dá para encontrar uma boa variedade de modelos de chapéus de palha. No entanto, iremos destacar dois grupos principais: chapéus de palha para a praia e chapéus de palha para cenários urbanos.

O modelo de chapéu de palha ideal para frequentar praias e piscinas é aquele com a aba longa. Além de ser um acessório muito charmoso, também protege do sol, tornando seus momentos de diversão muito mais agradáveis.

Na hora de comprar o seu, você descobrirá que tem modelos bem diversificados, como os retrô, os clássicos e os modernos. Não se esqueça do protetor solar, pois o chapéu faz sombra, mas não evita que você se queime!

Os chapéus de palha também são muito bem-vindos em produções urbanas, como passeios e até em algumas festas noturnas. Perfeito para quem gosta de ter um estilo diferenciado para se produzir.

Para esse tipo de ocasião, os modelos mais indicados são aqueles menores, com abas mais discretas, como o panamá. Acessórios muito charmosos, esses chapéus podem ter a parte de cima côncava ou não. É um acessório que sempre agrega ao visual.

2 – Escolha de acordo com o material

Em se tratando de material, o chapéu de palha pode ser feito de palha natural ou sintética. Os modelos feitos de palha natural geralmente são confeccionados artesanalmente a partir de uma trama espiral. Por ser um trabalho que demanda minúcia e tempo, esse tipo de chapéu pode ter um preço mais elevado.

Os chapéus de palha sintética são confeccionados com o auxílio de máquinas, seus fios são entrelaçados de forma simples. Como é mais fácil de fazer, é um tipo de acessório com preço mais em conta.

Apesar de ser um item mais frágil, permite que você tenha vários modelos à disposição. O ideal é ter um modelo de palha natural que possa ser usado em várias ocasiões e outras opções complementares de palha sintética.

3 – Escolhendo o tamanho

Na hora de comprar um chapéu de palha online, você deve verificar se o site possui uma tabela de medidas. O tamanho do chapéu é determinado pela sua circunferência interna.

Para saber qual é o tamanho da sua cabeça, use uma fita métrica para medir a circunferência. Posicione a fita dois dedos acima das suas sobrancelhas. Com esse número, você com certeza encontrará uma opção compatível.

Na dúvida, você pode optar por chapéus de tamanho único, essas peças costumam ter a sua circunferência variando entre 56 e 59 cm. No entanto, é possível encontrar alguns modelos variando de 55 cm até 62 cm.

Tem modelos, ainda, que possuem elástico interno, o que permite encaixar melhor o chapéu na sua cabeça. Esses detalhes podem ser conferidos no site de compra, observe esses pontos para escolher o chapéu ideal.

4 – Escolhendo com base em itens extras

Há modelos de chapéus de palha que possuem itens que tornam mais fácil usá-los. Esse é o caso dos modelos que contam com alça regulável e permitem prender o acessório à cabeça. Isso impede que seu chapéu seja levado pelo vento ou acabe caindo de forma natural.

Outro tópico que deve ser observado no momento da compra é se o chapéu tem revestimento interno de tecido. Trata-se de um elemento que oferece mais conforto para o usuário, evitando que a palha entre em contato com a cabeça.

Há modelos de chapéus que possuem faixas, laços, lenços, entre outros. Considere o que é do seu gosto na hora de escolher um modelo com esses adereços.

Bonés e outros modelos de chapéus

Se você gosta de chapéu de palha pelo conforto e a proteção do sol, fica a dica para experimentar outros modelos de chapéus e até bonés. Nos últimos anos, os bonés vêm ganhando mais espaços no segmento de acessórios country. Confira dicas para escolher os itens perfeitos para o seu estilo!

Chapéu de feltro

Os chapéus de feltro adicionam mais estilo ao visual. Os modelos com copa social podem ser usados em produções para ocasiões que exijam estar um pouco mais arrumado. Boa opção para os dias de temperatura amena ou até mais frios.

Boina de feltro

As boinas também podem ser ótimas opções para complementar o look e ainda evitam deixar a cabeça desprotegida. Se você gosta de acessórios para a cabeça, mas tem dificuldade com as abas dos chapéus, encontrará uma ótima aliada nas boinas. Opções de cores neutras como branco, preto e marrom combinam com diferentes looks.

Bonés

Para os dias de sol intenso, é interessante contar com acessórios para proteger a cabeça. Os bonés são excelentes alternativas porque são leves e funcionam bem em diferentes contextos. O mais legal é que você pode escolher desde um modelo mais básico até um que tenha uma estampa que seja do seu agrado.

Chapéu de palha e outros modelos podem ser usados em diversas ocasiões, além de piscina e praia! Gostou das dicas? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais novidades sobre o universo country!

Fonte imagem: pixabay.com