Chapéu de palha
Moda

Chapéu de palha: qual modelo ideal para você?

Você sabia que o chapéu de palha pode ser usado em outras situações, além de praia e piscina? Esse acessório é muito bem-vindo em produções para passeios pela cidade e até para looks noturnos. Então, que tal conferir dicas de como escolher o modelo ideal para você?

Chapéu de palha: por que optar por ele?

Com a grande diversidade de tipos de chapéus, você pode se perguntar por que escolher o chapéu de palha e um dos primeiros motivos é o fato dele ser muito democrático. Todo mundo pode usar esse acessório e o mais interessante, em situações bem diferentes.

Embora esses chapéus façam sucesso em praias e piscinas, devido às suas longas abas que protegem do sol, também podem ser adicionados em outras produções. Em suma, se trata de um grande aliado dos seus looks, adicionando leveza e conforto ao proporcionar proteção do sol.

Chapéu de palha: como escolher o modelo ideal

Apesar de ser um acessório simples, é importante se atentar para alguns detalhes na hora de fazer a sua escolha. Para quem está se perguntando como escolher chapéu de palha perfeito para adicionar aos seus looks, apresentaremos um compilado de dicas a seguir.

1 – Escolha de acordo com a ocasião

Para cada ocasião há um chapéu mais indicado, tendo essa regra em mente é possível encontrar o modelo ideal para você. Hoje em dia, é possível encontrar boa variedade de modelos de chapéus de palha. No entanto, iremos destacar dois grupos principais: chapéus de palha para a praia e chapéus de palha para cenários urbanos.

O modelo de chapéu de palha ideal para frequentar praias e piscinas é aquele com a aba longa. Além de ser um acessório muito charmoso, também protege do sol, tornando seus momentos de diversão muito mais agradáveis.

Na hora de comprar o seu, você descobrirá que tem modelos bem diversificados como os retrô, os clássicos e os modernos. Não se esqueça do protetor solar, pois o chapéu faz sombra, mas não evita que você se queime!

Os chapéus de palha também são muito bem-vindos em produções urbanas, como passeios e até em algumas festas noturnas. Perfeito para quem gosta de ter um estilo diferenciado para se produzir.

Para esse tipo de ocasião, os modelos mais indicados são aqueles menores com abas mais discretas, como o modelo panamá. Acessórios muito charmosos, esses chapéus podem ter a parte de cima côncava ou não. É um acessório que sempre agrega ao visual.

2 – Escolha de acordo com o material

Em se tratando de material, o chapéu de palha pode ser feito de palha natural ou sintética. Os modelos feitos de palha natural geralmente são confeccionados artesanalmente a partir de uma trama espiral. Por ser um trabalho que demanda minúcia e tempo, esse tipo de chapéu pode ter um preço mais elevado.

Os chapéus de palha sintética são confeccionados com o auxílio de máquinas, seus fios são entrelaçados de forma simples. Como é mais fácil de fazer, é um tipo de chapéu de palha com preço mais em conta.

Apesar de ser um item mais frágil, permite que você tenha vários modelos à disposição. O ideal é ter um modelo de palha natural que possa ser usado em várias ocasiões e outras opções complementares de palha sintética.

3 – Escolhendo o tamanho

Na hora de comprar um chapéu de palha online, você deve verificar se o site possui uma tabela de medidas. O tamanho do chapéu é determinado pela sua circunferência interna. Para saber qual é o tamanho da sua cabeça, use uma fita métrica para medir a circunferência. Posicione a fita dois dedos acima das suas sobrancelhas. Com esse número, você com certeza encontrará uma opção compatível.

Na dúvida, você pode optar por chapéus de tamanho único, essas peças costumam ter a sua circunferência variando entre 56 e 59 cm. No entanto, é possível encontrar alguns modelos variando de 55 cm até 62 cm. Tem modelos, ainda, que possuem elástico interno, o que permite encaixar melhor o chapéu na sua cabeça. Esses detalhes podem ser conferidos no site de compra.

4 – Escolhendo com base em itens extras

Há modelos de chapéus de palha que possuem itens que tornam mais fácil usá-los. Esse é o caso dos modelos que possuem alça regulável que permite prender o chapéu à cabeça. Isso impede que seu chapéu seja levado pelo vento ou acabe caindo de forma natural.

Outro tópico que deve ser observado no momento da compra é se o chapéu tem revestimento interno de tecido. Trata-se de um elemento que oferece mais conforto para o usuário, evitando que a palha entre em contato com a cabeça. Há modelos de chapéus possuem faixas, laços, lenços, entre outros. Considere o que é do seu gosto na hora de escolher o chapéu com esses adereços.

Chapéu de palha pode ser usado em diversas ocasiões, além de piscina e praia!

Fonte imagem: pixabay.com