Chapéu Marcatto: tradição iniciada no século passado
Moda

Chapéu Marcatto: conheça a história dessa importante marca de produtos country

Em 1923, um casal de imigrantes italianos dá início a uma história de sucesso em terras brasileiras. Nesse ano nasceu a fábrica do chapéu Marcatto que se tornou uma das marcas mais relevantes desse segmento. Conheça melhor a história desse empreendimento que faz parte da história de itens country em nosso país.

Chapéu Marcatto: tradição iniciada no século passado

O casal de imigrantes italianos João e Cristina Marcatto desembarcou no Brasil em 1923. Eles escolheram como seu novo lar Jaraguá do Sul, interior de Santa Catarina.

A escolha não foi aleatória, pois a região era conhecida por ter um tipo de madeira específico do qual se extraía a fibra para fabricar chapéu de palha, um dos tipos de chapéu mais utilizados nesse período.

Nascia, então, a Fábrica de Chapéus de Palha João Marcatto. O casal contava nesse momento apenas com uma máquina de costura, uma prensa de chapéus e o desejo de prosperar no ramo. Os primeiros modelos produzidos pela fábrica recém-criada foram o Santos Dumont e o Pinheiro Machado.

Mudança de nome: Irmãos Marcatto

Jaraguá do Sul foi distrito de Joinville até o ano de 1934, quando foi desmembrada após um forte movimento pró-emancipação. Agora com o status de cidade, se fortaleceu economicamente e isso permitiu a João Marcatto fazer o primeiro investimento considerável no empreendimento.

Ele adquiriu um terreno para montar a fábrica, local em que até hoje funciona a empresa. Houve, então, a mudança de nome para Irmãos Marcatto. A empresa de chapéuprecisou se equilibrar nas contas e ser criativa para sobreviver às dificuldades criadas pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Foi um período em que houve grandes incertezas, mas que também abriu novas perspectivas para o desenvolvimento de produtos diferentes para atender as demandas dos consumidores.

Década de 1950: empresa sob nova direção

Nos anos 1950, a empresa passou a ser administrada pelos filhos do casal João e Cristina Marcatto. Os novos gestores trouxeram uma visão mais dinâmica para a companhia. Nesse período, eles construíram uma nova sede para a fábrica e adotaram o nome Marcatto e Cia.

Chapéus Panamá: o auge

No fim da década de 1950 e início da década de 1960, teve início o período de auge dos chapéus. O carro-chefe da empresa passa a ser o chapéu “Panamá”, o modelo se torna muito popular nos anos 1960. Nessa fase, a empresa passa a utilizar o nome Marcatto S.A.

Diversificação

Na década seguinte, a de 1970, houve o declínio da venda de chapéus. A solução para manter a saúde financeira do empreendimento foi apostar no fabrico de cordas e camisaria.

Uma curiosidade é que já nesse período as cordas eram fabricadas com material reciclado, uma época em que nem havia a preocupação com sustentabilidade. No ano de 1975, ficou pronto o novo edifício da fábrica Marcatto.

Bonés

Observando a tendência da moda de uso de bonés, na década de 1980, a empresa de chapéus passa a investir também na produção desse item. Nesse período, a razão social é alterada para Marcatto Indústria de Chapéus.

A linha de bonés trouxe um novo fôlego para a companhia, eles contribuíram para a criação das linhas “Private Label” e de produtos licenciados.

Década de 1990: a era country

Foi na década de 1990 que a Marcatto entrou no mercado de produtos country. Tudo começou com o início da produção de chapéus de feltro. No ano de 1995, a empresa adquiriu a fábrica de chapéus Chapemark. Nasceu a marca country TTexas Hat. 1990.

Nos anos 2000, o empreendimento volta a se chamar Marcatto S.A. e, posteriormente, antes do final da primeira década do novo século, adota o nome Marcatto Indústria de Acessórios. Foi nesse período que a fábrica passou a produzir bolsas.

Fortalecimento country

A década de 2010 marca a consolidação da Marcatto no segmento de produção de produtos country. A fábrica foi amplamente modernizada, o parque fabril ganhou o reforço de novos maquinários.

Além disso, a companhia se torna a distribuidora oficial dos produtos da Stetson, para a América Latina. A Stetson é uma das mais renomadas e relevantes marcas de produtos country dos Estados Unidos.

Também foi nessa década que a empresa adquiriu a licença para produzir os modelos de chapéu country da marca PBR. Atualmente, a Marcatto é uma das empresas mais sólidas do segmento de produtos country do Brasil e apresenta um grande portfólio de produtos. Ao longo de sua história, esse empreendimento passou por diversas fases e soube se adaptar às necessidades do mercado.

Com uma história de tradição no fabrico de chapéus e movimentos alinhados com a direção do mercado, a Marcatto garantiu seu lugar entre as marcas country mais vendidas no Brasil. Hoje em dia, é difícil encontrar um cowboy ou uma cowgirl que não tenham nenhum item country dessa fábrica.

Gostou de conhecer mais sobre a história da Marcatto? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte imagem: pixabay.com