tipos-de-colete-country
Moda

Colete country: a peça que todo cowboy precisa

tipos-de-colete-country

O colete country está entre as peças principais do guarda-roupa dos cowboys. Este item não só tem o potencial para transformar as suas produções, mas também pode deixar seus looks mais alinhados. A grande variedade de modelos permite combinar com diferentes estilos, usando a criatividade e permitindo fazer dessa terceira peça um charme extra no visual.

Colete country: por que é uma peça chave?

Os coletes country podem ser de couro, jeans ou com revestimento (ideal para os meses de inverno). Com tantas opções disponíveis, funcionam para os todos os tipos de cowboys, desde os mais básicos até aqueles adeptos de um visual mais ornamentado. Tem opção para compor o visual de festa do peão e, também, para looks cotidianos. Então, se você ainda não tem um colete para chamar de seu, comece a fazer sua busca agora mesmo.

Dicas de looks com colete country

Uma dúvida pertinente entre os cowboys diz respeito a como usar colete country em diferentes ocasiões, continue lendo e encontre essas respostas.

Looks para o dia a dia

Os coletes com enchimento sintético são perfeitos para dias muito frios por esquentarem de verdade. Uma dica para acertar na hora de coordenar essa peça com o restante do look é ter em mente uma paleta de cores. Se o colete tiver um tom próximo a uma das cores da camisa debaixo, ficará mais harmonioso.

Looks para ir a barzinhos

Quer manter seu estilo western quando sair com seus amigos para ir a um barzinho ou ao cinema? Então, tenha um colete jeans no seu armário, essa peça esquenta nos dias com um pouco mais de vento e mesmo adicionando aquele toque de produção de cowboy, também tem uma pegada urbana. É interessante combinar a peça com outros elementos do universo country, como a bota e o chapéu de couro.

Looks para festa do peão

Montando uma produção para a próxima festa do peão? Considere adicionar um colete de cowboy de couro ao seu visual. A peça pode ser mais rústica, com couro mais fino, ou então seguir por um estilo mais enfeitado com franjas, tudo depende do restante das peças e do seu estilo pessoal.

Para os meses mais frios, o colete com enchimento é uma ótima escolha para proteger do vento. O melhor do estilo é não passar frio, nunca se esqueça disso!

Combinando com bota e chapéu

O colete fica bastante interessante com outras peças da moda country masculina, como chapéu e botas de couro. Para não ficar com um visual muito carregado, vale a pena apostar em acessórios de uma mesma cor ou dentro da mesma paleta. Tons terrosos funcionam bem em produções country, fica a dica para incrementar seu visual.

Criando seus próprios coletes country

Alguns cowboys gostam de ter mais exclusividade nos seus looks, se você está nesse grupo vai gostar de saber como fazer colete country sem nem precisar costurar. Confira o tutorial abaixo e coloque em prática:

Materiais necessários

  • Couro
  • Régua
  • Tesoura
  • Uma regata do seu tamanho
  • Alicate
  • Tachinhas

Como fazer

Passo 1 – Use a regata como molde para desenhar com um giz na parte de trás do couro , que deverá estar dobrado em duas partes.

Passo 2 – Com a tesoura, recorte o desenho do colete cowboy feito no couro.

Passo 3 – Você terá dois moldes do colete, dobre um deles ao meio, vinque com os dedos e depois corte, ficando com três peças.

Passo 4 – Com o giz, desenhe a gola na parte de trás do molde cortado para fazer a frente do colete. Recorte.

Passo 5 – Recorte no couro  um retângulo com três vezes o tamanho do colete. Crie uma margem de uns 5 centímetros e, então, desenhe linhas verticais com o giz ao longo da largura do retângulo, elas serão usadas para fazer franjas. Com a tesoura, corte seguindo as linhas como guias.

Passo 6 – Você se lembra de que não é necessário costurar para fazer seu colete? Como alternativa, use as tachinhas para prender as duas partes da frente à parte de trás, tanto nos ombros quanto nas laterais.

Com o alicate, fixe bem as tachinhas para ter uma peça estável. Por fim, use-as para fixar o retângulo com franjas à base do seu colete. Tenha bastante atenção para fechar bem a parte de trás das tachinhas, para evitar que as pontas te machuquem.

Dica

Você pode usar essa ideia de modelagem para fazer coletes de outros materiais, mas, para peças mais pesadas, é recomendável costurar com o auxílio de uma máquina de costura para dar aquele reforço, as tachinhas podem não segurar. O acabamento é fundamental para não correr o risco de acabar com a peça solta.

Gostou dessas dicas de como usar e fazer seu próprio colete country? Essa peça certamente dará um toque de muito estilo para os seus looks!