Saiba como escolher a fivela country ideal para seu estilo

como escolher a fivela country ideal para seu estilo

Veja o que deve ser levado em consideração na hora de escolher sua fivela (Foto: Shutterstock)

A fivela do cinto é uma peça indispensável para quem deseja um visual country. Essa peça icônica pode ter motivos diferentes bem como ser mais ou menos chamativa. Tudo depende do gosto pessoal do cowboy e da imagem que ele pretende passar. Para quem ainda não decidiu qual tipo de fivela adicionar ao seu visual listamos algumas excelentes dicas abaixo. Então que tal transformar a sua produção?

Como escolher a fivela country ideal

O papel da fivela

No visual country o papel da fivela é ornamental, mas também de composição do estilo. Trata-se de uma peça que ajuda a dar mais imponência para a sua produção além de adicionar elementos country ao conjunto. Exatamente por isso é importante que a escolha seja mais assertiva para estar de acordo com o estilo do indivíduo.

Tamanho da fivela

Quando for fazer a sua escolha certamente você irá se surpreender com a variedade de tamanhos de fivelas country com que irá se deparar. Vale a dica de considerar que cada tamanho tem um significado sendo que as fivelas menores além de mais discretas combinam mais com situações formais. Já em ocasiões festivas a dica é apostar nas fivelas maiores e mais alegres, afinal esse elemento pode e deve chamar atenção na sua produção.

Temática das fivelas

Um dos pontos-chave para fazer a escolha da sua fivela, a temática, pode estar ligada a vida no campo de peão com ilustração de animais, com religiosidade com a representação de santos (com destaque para Nossa Senhora Aparecida), com uma profissão e até com a música sertaneja. Escolha um tema que tenha ligação com os seus gostos pessoais para que fique dentro do contexto geral da sua produção.

Detalhamento

O grau de detalhamento das fivelas também deve ser levado em consideração quando se está fazendo a escolha da peça para decorar o seu cinto. As peças mais bem acabadas recebem inclusive aplicação de tinta de ouro. Tem fivelas que possuem ainda a adição de detalhes como strass que ajudam a fazer com que a decoração da fivela salte aos olhos. Para que o trabalho fique mais delicado e bonito é desempenhado por artistas profissionais que realizam a pintura das peças com tintas especiais e a mão.

Qualidade

Uma das questões mais relevantes para fazer a escolha da sua fivela é a qualidade, pois uma vez que essa fivela irá acompanhar o cowboy no seu dia a dia e festividades deve ser forte para resistir a todo tipo de intempérie. Normalmente as fivelas são adornadas com elementos de chumbo com a forma de elementos ligados ao universo country como cavalos e afins. Ao de deparar com fivelas muito baratas desconfie a respeito da qualidade da peça.

Diferentes fivelas para diferentes ocasiões

O cowboy pode diversificar as suas produções tendo a mão diferentes modelos de fivelas. Observe que algumas são mais interessantes para ocasiões festivas e de competição (sendo que eventos famosos têm fivelas personalizadas) assim como outras se mostram mais alinhadas com as atividades do dia a dia. Sendo assim a melhor forma de escolher uma fivela ideal pode ser escolher várias.

Como são produzidas as fivelas country?

Para quem ficou curioso para conhecer o método de produção dessas fivelas esclarecemos logo abaixo:

Design

Tudo começa com o desenvolvimento do design da fivela, isto é, seu desenho.

Zamac

Esse é o nome dado as chapas de zinco que são corroídas por ácido para se tornarem modelos de acordo com o design desenvolvido pelo designer.

Elementos decorativos

São desenhados os elementos decorativos das fivelas em pedaços de chumbo, podem ser cavalos, bois entre outros.

Matriz 

A criação da matriz é feita com o auxílio de um martelo que desenha a forma da fivela.

Prensa da matriz 

Nesse momento a matriz da fivela é prensada numa borracha de silicone para que tome a forma final.

Fundição

Nesse passo a matéria-prima da fivela é derretida a 480°C.

Centrífuga

O caldo do zinco é então despejado sobre a borracha que então é levada para uma centrífuga para que adquira a forma de fivela.

Desenformando

Estando frio e duro o material é então desenformado para que possa ir para a etapa seguinte.

Lixa

A fivela passa por uma lixadeira para que fique com um bom acabamento e depois passa por banhos químicos que lhe darão a sua cor final.

Pintura a mão

Para que a peça fique bonita é essencial que receba a pintura a mão feita por artistas.

Detalhes de strass

São adicionados então detalhes de strass para deixar a peça com um visual mais rico.

Acabamento com tinta de ouro

Para fechar bem as peças recebem adição de tinta de ouro em alguns detalhes como os animais decorativos, por exemplo.

Uma fivela pode levar até sete dias para ficar pronta!