O universo dos chapéus country: diferentes modelos e usos
O chapéu country é um dos acessórios mais populares de todos os tempos. Diferentemente de outros acessórios que compõem um visual qualquer, o chapéu não foi sumindo com o passar das gerações. Foi-se modificando e adaptando ao estilo de cada década, agregando charme e personalidade à roupa de cowboys e cowgirls do mundo inteiro. John B. Stetson, o próprio inventor do chapéu country, definiu os cinco modelos a seguir como os modelos originais do chapéu country.
Mas para entender melhor estes diversos modelos, vamos primeiro entender um pouco sobre as partes de um chapéu:
Aba
A parte que mais caracteriza o chapéu; pode ser rígida ou flexível, menor ou maior.
Cone
Onde a cabeça se encaixa; a altura e o diâmetro podem variar, modificando bastante o modelo também.
Copa ou Coroa
Copa é o topo do chapéu, que pode ter um vinco causando o efeito “coroa”.
Laço
Serve principalmente como acabamento, pode ou não fazer parte do modelo.
Confira os cinco modelos originais Stetson! Os dois primeiros você encontra na Rodeo West, clique na imagem para comprar!
Cattleman
O Cattleman é um dos modelos mais básicos e antigos do chapéu country. Seu vinco, que é bem peculiar, foi criado para boiadeiros que queriam se diferenciar dos cowboys de rodeio.
O modelo tem três vincos e a coroa é um pouco mais alta e estreita para conseguir suportar a maior ventania ou chuva sem sair voando da cabeça do cowboy. Esse modelo também é considerado elegante, usado em situações mais formais por cowboys mais cavalheiros.
Gus ou Montana
Numa época em que as pessoas viajavam menos, cada lugar inventava seu próprio modelo de chapéu. Foi esse o caso em Montana, mas o modelo agora também é conhecido como Gus. Tem uma coroa alta e três vincos profundos, com a inclinação da coroa para frente.
“Pinch Front”
O Pinch Front é um modelo bastante usado pelas cowgirls. Por conta de os dois lados da aba se curvarem bem para cima, o rosto aparenta ser mais fino e o visual fica mais suave para as meninas.
Gambler
O modelo Gambler você consegue identificar em todo filme faroeste. É um modelo que foi levado para os Estados Unidos pelos cowboys mexicanos que vinham do México e de outras partes da América do Sul. A coroa mais baixa protege a cabeça sem acumular ar quente, e a aba grande protege do sol.
Tom Mix
Os maiores astros do cinema faroeste se tornaram icônicos também por seus chapéus. É o caso de Tom Mix, o primeiro ator de faroeste a se tornar uma mega estrela de cinema. Inclusive, ele é responsável por definir esse gênero de cinema para os atores que vieram depois.
O Tom Mix não tem um vinco central modelado para baixo, mas sim elevado, e a coroa costuma ser maior que a de um Gus, por exemplo.
E aí, de qual modelo você mais gostou?
Conheça alguns modelos da Rodeo West
Compre Chapéus Masculinos
http://www.rodeowest.com.br/homens/chapeus-e-bones
Compre Chapéus Femininos
http://www.rodeowest.com.br/mulheres/chapeus-e-bones