Cardápio para festa country

cardápio de festa country
cardápio de festa country – veja algumas dicas

 

Organizar uma festa country pode ser bem divertido, mas dá algum trabalho, especialmente no que diz respeito à definição do cardápio. De maneira geral, a expectativa dos convidados é poder degustar pratos típicos de fazenda, como churrasco, carne assada em forno à lenha e quitutes com o sabor de feitos pela vovó. Mas, é claro que isso varia de festa para festa. 

Dicas para montar o cardápio de festa country

Está montando uma festa cowboy e ainda tem algumas dúvidas sobre quais pratos servir para os seus convidados? Então, confira as dicas que listamos abaixo, considerando diferentes públicos desses festejos. 

Festa country de fim de semana

Os adeptos de boa música sertaneja e uma festa no final de semana para confraternizar com os amigos podem apostar em comes e bebes mais simples, como espetinhos de carne vermelha, linguiça e vegetais (não podemos esquecer dos vegetarianos). A forma de servir pode se integrar à decoração de festa country, coloque os pratos sobre caixotes de madeira ou mesas com toalhas estampadas com temática de fazenda. 

Para beber, cervejas, chopp, sucos e refrigerantes devem dar conta do recado. Adoce o paladar dos seus convidados com cocadinhas, minibolos secos (como os de laranja e fubá) entre outras opções pequenas e que possam ser degustadas com as mãos.

Festa de aniversário

Se a festa de aniversário inspirada no universo country for para um adulto, é possível apostar em um cardápio mais pesado, como uma leitoa à pururuca (prato com sabor e cheiro de fazenda), uma feijoada completa ou um churrasco caprichado. Para contrabalancear os pratos mais gordurosos, é bom ter opções de saladas. O bolo pode ser de camadas com recheio de doce de leite caseiro.

Porém, se for uma festa country infantil, é essencial pensar num cardápio especial para as crianças. Em primeiro lugar, é importante não escolher comidas muito pesadas, pois os pequenos vão brincar durantes os festejos e podem acabar passando mal. Também devem ser itens menores, mas não tão pequenos a ponto de serem comidos de uma vez só para evitar o risco de engasgar. Mini sanduíches com hambúrguer mais leve de carne e vegetais, mini salgadinhos com tempero de fazenda e doces feitos com compotas e geleias de frutas vão fazer sucesso no cardápio. O bolo pode ser divertido com uma brincadeira com o universo country, pode ter um cavalo estampado, por exemplo. 

Festa junina

Quem adora pensar na decoração country para festa junina pode organizar o seu arraiá fora de época. Não precisa esperar o meio do ano para servir um cardápio composto por milho assado, cachorro-quente, pacoço, cocadinha, sucos, quentão (mais indicado para os meses frios), entre outros pratos. 

Para dar aquele toque especial, você pode oferecer deliciosos biscoitos amanteigados feitos caseiramente. Combine os sabores típicos com a decoração com bandeirinhas, fogueira de mentira e palha. Peça para os convidados irem vestidos à caráter. 

Festa de casamento country

Você e seu par querem uma festa de casamento country com direito a um cardápio alinhado com a temática? Então, a dica é apostar no tradicional churrasco fogo de chão, uma opção mais refinada do churrasco convencional para receber os convidados do enlace. Essa é uma opção bastante interessante para as cerimônias celebradas ao ar livre. A dica é procurar por um espaço com infraestrutura adequada para a preparação da carne, bem como ter um churrasqueiro experiente. 

Almoço em família

Você pode receber seus familiares com uma decoração festa country completa, lembrando de apresentar uma mesa com pratos tipicamente caipiras (os favoritos de muitos peões e peoas). Seguindo a linha caipira do interior do estado de São Paulo, é possível apostar no famoso virado de feijão. Esse prato era uma alternativa prática para os boiadeiros que percorriam longas distâncias.

A culinária mineira caipira também merece um espacinho na sua mesa do almoço em família, porco assado, torresminhos, pastel de angu, entre outras opções, são válidas. É possível montar uma mesa colorida e com um aroma particularmente interessante. Os doces preparados em casa, como doce de leite, vão fazer sucesso. Um cardápio de fazenda precisa ter pratos frescos e preparados em casa.

Jantar em família

Também é possível ter excelentes ideias para festa country decoração para oferecer jantares para a sua família. Nesse caso, é recomendado ter pratos mais leves no cardápio, um peixe assado com ervas ou uma carne vermelha menos gordurosa são boas apostas. As porções devem ser menores para evitar os exageros impertinentes para uma refeição noturna. 

A sobremesa também precisa ser mais leve, aposte em saladas de frutas ou mesmo somente as frutas com uma calda. Os sabores são muito importantes, então pense em pratos que conversem entre si na mesa do jantar. O objetivo é deixar seus convidados felizes e satisfeitos ao final da refeição.

Gostou de saber mais sobre como organizar uma festa country e selecionar as opções do cardápio? Já realizou alguma comemoração nessa linha? Deixe seu comentário falando a respeito!

Copyright: https://www.shutterstock.com/