Casamento na fazenda: prepare essa celebração com nossas dicas
Mundo Country

Casamento na fazenda: inspire-se com nossas dicas para preparar essa celebração

O casamento na fazenda é uma forte tendência que irá se manter em alta a longo prazo. É uma oportunidade de fazer um lindo enlace em um cenário romântico e com tudo o que os casais apaixonados desejam. No artigo a seguir listamos dicas inspiradoras para quem elegeu essa locação para dizer o tão sonhado “Sim”.

Casamento na fazenda: confira dicas para preparar essa celebração

Casar na fazenda tem sido a escolha de cada vez mais casais pela versatilidade que oferece, tanto no tocante à organização da celebração em si quanto de cenários. Confira abaixo dicas para preparar uma festa de casamento na fazenda com o melhor a que você tem direito.

1 – Escolha do local

A escolha do local ideal é o primeiro passo para a organização de um belo casamento country. Uma das principais vantagens de uma festa na fazenda é a diversidade de cenários disponíveis e a fácil adaptação para receber os convidados e a estrutura. É possível fazer uma festa mais sofisticada, simples ou até moderna em um espaço campestre. O segredo está em dosar como será usado o rústico do ambiente.

Para quem vai locar um espaço de fazenda para o enlace, é importante ficar atento à quantidade de convidados. É preciso que o espaço comporte todos com conforto e que haja espaço para que as pessoas possam transitar. Considere, ainda, onde ficará o buffet e em que parte será montado o altar. Tudo deve ter um espaço confortável.

2 – Decoração da festa na fazenda

Uma festa de casamento realizada em uma fazenda oferece uma série de vantagens, especialmente o fato de ser ao ar livre. A paisagem natural do cenário permite economizar substancialmente com os investimentos em decoração. As flores do campo podem ser facilmente mescladas com as flores da estação.

A dica é voltar seus esforços de decoração para a montagem da estrutura, como o altar e as cadeiras para que os convidados possam assistir a cerimônia com conforto. Os móveis, como bancos, mesas e cadeiras, podem ter estilo rústico para agregar ainda mais valor ao ambiente. No caso de quem está organizando um casamento menor, é interessante apostar em mesas e cadeiras de grande porte.

3 – Tenha um espaço fechado para emergências

Para quem deseja realizar o casamento na fazenda ao ar livre, é válido ter uma opção de lugar fechado para a cerimônia. O tempo pode ser imprevisível e, mesmo com previsão de sol, pode acontecer de chover. Um gazebo é uma boa alternativa para proteger os convidados do sol ou da chuva menos intensa.

Tendas também funcionam bem para proteger seus convidados do mau tempo e podem ser usadas abertas ou fechadas. A dica é estar preparado para todas as possíveis intempéries, ter planos A, B, C e assim por diante.

4 – Trajes para casamento na fazenda

Em uma festa country realizada em uma fazenda é possível que noivos, padrinhos e convidados usem roupas mais simples, no entanto, isso não significa menos elegantes. O vestido da noiva pode seguir uma linha mais romântica e simples, com rendas e babados.

Dependendo de como será a cerimônia, é possível dispensar a cauda longa e até mesmo usar um vestido de comprimento midi ou na altura dos joelhos. Claro que isso depende do gosto pessoal da noiva.

Os noivos mais tradicionais podem optar por trajes de cores claras, como azul ou branco. Flor na lapela e gravata borboleta também podem compor a produção do noivo. Os suspensórios podem dispensar a flor na lapela. O estilo retrô é mais do que bem-vindo em uma produção para casamento na fazenda.

5 – Bebidas e buffet

O casamento na fazenda não precisa, necessariamente, ter um buffet somente com pratos típicos do campo. Opções mais sofisticadas podem ser combinadas com outras caseiras, claro que precisam combinar entre si.

Frutas, além de dar uma cor diferenciada para a mesa, são boas opções para o menu. Também são bem-vindos pratos como frutos do mar, carnes bovina e/ou suína, pães, bolos simples e compotas.

Para os casamentos realizados pela manhã, o ideal é apostar em uma bela mesa de café da manhã. Casamentos vespertinos combinam com belas mesas de almoço e à noite a mesa pode contar com sopas e caldos. O menu depende do horário da celebração. As bebidas devem acompanhar o horário também, as alcoólicas combinam mais com festas noturnas.

6 – Lembrancinhas do casamento na fazenda

As lembrancinhas de um casamento realizado na fazenda podem ter um belo toque rústico. Podem ter motivos florais, tons terrosos e combinação de diferentes texturas, como juta, madeira, palha, entre outros. Lembrancinhas comestíveis também são excelentes opções como doces, mel e cachaça.

Para quem prefere algo mais relacionado à natureza, as lembrancinhas podem ser vasinhos de plantas, como suculentas, por exemplo. Assim os convidados levam para casa algo realmente especial para se lembrar do seu grande dia. A lembrancinha deve refletir o gosto pessoal do casal.

Gostou dessas dicas de como realizar um lindo casamento na fazenda?

Fonte imagem: pexels.com