Instrumentos Country
Mundo Country

Conheça alguns instrumentos da música country

Os instrumentos country ajudaram a consolidar um estilo musical que nasceu nos Estados Unidos na década de 1920 e se espalhou para o mundo. Esse estilo, inclusive, teve grande influência sobre o sertanejo que nasceu no Brasil na mesma época. Vamos conferir mais detalhes sobre esses instrumentos? Siga a leitura e confira!

Instrumentos country: quais são eles?

A música country tem grande força em vários países além dos Estados Unidos, o seu berço. Confira a seguir mais informações sobre os instrumentos que ajudam na execução desse estilo musical e as suas relações com o estilo sertanejo.

Instrumentos country de corda

Uma das principais influências da música country é o blues, algo facilmente perceptível ao escutar as canções. Há também forte acompanhamento de instrumentos de corda que dão origem a baladas e melodias de dança. 

Dentre os principais instrumentos desse estilo musical estão banjo, guitarra acústica, violino, bandolim e guitarra harmônica. A música country moderna conta ainda com a adição da guitarra elétrica além do baixo (com função de acompanhamento). 

Pedal steel

Esse instrumento pode ser descrito como um tipo de guitarra elétrica que tem sobre as suas cordas um bastão de metal que contribui substituindo a pressão dos dedos que são usados para tocar a guitarra tradicional. O nome desse instrumento vem do fato dele ter pedais para ser tocado.

Flauta

Um instrumento que conquistou um lugar de destaque na música country no decorrer do tempo. 

Bateria

Juntamente à guitarra elétrica, a bateria passou a ter um uso mais recorrente na música country. 

Piano

Algumas músicas country apostam no uso de piano para adicionar um toque mais dramático. 

Quais são os instrumentos do sertanejo?

Ficou curioso para conhecer os instrumentos da música sertaneja também e saber se há alguma relação com o estilo country? Então continue a leitura!

Origem da música sertaneja

Enquanto a música country se desenvolvia nos Estados Unidos, o gênero sertanejo despontava no Brasil. Os dois estilos musicais têm uma história inicial parecida, pois, em um primeiro momento, foram nomeadas como “caipiras” de uma forma depreciativa. Depois de algum tempo, conquistaram um público fiel e se tornaram o símbolo de quem é apaixonado pelo campo.

O estilo sertanejo no seu começo de trajetória se caracteriza por falar sobre o homem do campo e suas dificuldades. Após algumas décadas, adotou uma linha mais romântica e mais recentemente passou a tratar de assuntos mais urbanos e modernos. 

Instrumentos do sertanejo tradicional

A seguir você pode conferir mais detalhes sobre os instrumentos do chamado sertanejo raiz. 

Viola

A viola é um instrumento que pode ser definido como uma “prima” do violino, tendo, inclusive, design semelhante. A diferença entre os dois instrumentos fica por conta do som que na viola é mais doce e menos estridente. O estilo sertanejo já foi chamado de moda de viola por causa do uso do instrumento.

Violão

Outro instrumento amplamente utilizado nessa fase inicial da música sertaneja foi o violão de 12 cordas. Trata-se de um instrumento com uma gama mais ampla de sons.

Acordeão 

O acordeão é um aerofone originário da Alemanha que possui teclas e palhetas livres com duas caixas harmônicas que são de madeira. Popularmente esse instrumento é chamado de sanfona e gaita. Um instrumento muito importante para o sertanejo raiz.

Guitarra

Também participa do estilo country raiz.

Instrumentos do sertanejo contemporâneo

Novos instrumentos, como a guitarra elétrica, foram introduzidos na música sertaneja a partir da década de 1960, em parte por influência do estilo country dos Estados Unidos. 

Guitarra elétrica

A música sertaneja ganhou mais potência com a adição da guitarra elétrica, um instrumento que conseguiu fazer uma importante transição para uma música mais moderna.

Teclado

Já faz algum tempo que o teclado vem sendo usado como o apoio para muitos cantores sertanejos. Esse instrumento se tornou uma constante nesse gênero musical.

Contrabaixo

Adiciona um som grave que contribui para que as melodias soem mais encorpadas.

Percussão

As melodias da música sertaneja se tornaram mais dinâmicas com o uso de instrumentos de percussão. Os instrumentos de percussão são aqueles que produzem som a partir do impacto (batuque), raspagem ou outro tipo de agitação.

Saxofone

Esse instrumento está se tornando mais comum no estilo sertanejo, contribuindo para tornar o som desse gênero musical mais dinâmico. É um sinal de que há uma busca por modernidade na produção de música sertaneja. 

Bateria

O sertanejo universitário se beneficia do uso da bateria como uma forma de estabelecer uma comunicação com o universo do rock. Inclusive, essa é uma característica em comum com o estilo country norte-americano que vem buscando uma sonoridade mais moderna. A tendência é que o uso de bateria e guitarra elétrica se intensifique com o passar dos anos. 

Gostou de conhecer mais sobre os instrumentos da música country e os instrumentos da música sertaneja? Aproveite para compartilhar este conteúdo com os seus amigos que também são apaixonados por esse gênero musical!