Doce de Leite
Mundo Country

Doce de leite da roça – Conheça algumas receitas

Quem prova doce de leite da roça descobre que ele tem um sabor inigualável. Se você ainda não experimentou ou já está apaixonado por esse gostinho vai gostar do compilado de receitas que elaboramos abaixo. Vamos começar a preparar?

Receitas de doce de leite da roça

Doce de leite é uma delícia e vai bem como sobremesa, no campo ou na cidade. Para quem quer preparar seu próprio doce, fica a dica de conferir as receitas a seguir.

Receita de doce de leite versão da roça

Aprenda a como fazer um saboroso doce de leite da roça e surpreenda seus convidados com essa sobremesa.

Ingredientes

  • 5 litros de leite (deve ser o integral)
  • 1 kg de açúcar cristal

Como fazer

O leite deverá ser colocado para ferver, acrescente o açúcar e mexa até que fique bem dissolvido. Aguarde até que o volume do leite diminua, chegando ao ponto de bala mole. Coloque em um refratário, espere esfriar e sirva, se desejar acompanhado por queijo minas.

Dicas 

Esse doce tende a grudar com muita facilidade no fundo da panela, algo que pode alterar o sabor. A dica é colocar dentro dela um prato virado para baixo assim que tiver dissolvido o açúcar. O fogo deverá ser mantido alto para que essa mistura alcance o ponto de bala mais rapidamente. 

Você deverá continuar mexendo até que esfrie um pouco. Quem desejar o doce duro, para servir na forma de tabletes, deverá aguardar mais um pouco para atingir o ponto de bala dura.

Receita de doce de leite da roça com leite em pó

Essa receita de uma das comidas de roça mais saborosas, tem como diferencial usar leite em pó, o que garante um sabor diferenciado.

Ingredientes

  • 400 gramas de leite em pó
  • 275ml de água
  • 400 gramas de leite em pó

Como fazer

Em uma panela, adicione a água juntamente com o açúcar e leite em pó. Você deverá misturar bem. Essa mistura deverá ser levada ao fogo médio, mexa sem parar por cerca de 25 minutos ou até que o doce esteja soltando do fundo da panela. Tire a panela do fogo e mexa por mais uns 10 minutos sem parar para que fique morno. 

Na sequência, o doce deverá ser despejado em uma forma previamente untada com margarina. Espalhe bem e deixe esfriando até o momento em que for cortá-lo, depois é só servir e se deliciar.

Receita de doce de leite fácil

Para quem pensa que preparar comida caipira é difícil, fica a dica de conferir a receita de doce de leite fácil abaixo. 

Ingredientes

  • 2 copos de açúcar
  • 1 litro de leite

Como fazer

Em uma panela funda e grossa, você deverá colocar os dois ingredientes mexendo bem para que o açúcar seja devidamente dissolvido. Coloque um pires virado para cima no fundo da panela para que o doce não grude. Deixe em fogo baixo por 40 minutos, nesse período você não deverá mexer. 

Depois desse tempo, remova o pires, eleve o fogo e mexa com uma colher de pau por um período entre 10 e 20 minutos, até perceber que está formando bolinhas. Desligue o fogo e bata um pouco em um refratário ou assadeira. Deixe amornar e corte o doce, que ficará claro e derretendo na boca.

Receita de doce de leite talhado

Uma opção diferenciada para quem quer uma receita especial para surpreender os convidados. 

Ingredientes

  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 litros de leite
  • Cravo a gosto
  • 1 limão

Como fazer

O leite deverá ser colocado em uma panela juntamente com o suco de limão, deixe por uns 15 minutos até o que leite fique talhado. Acrescente, então, o açúcar e mexa até que esteja tudo bem dissolvido. Adicione os cravos, leve ao fogo médio mexendo de tempos em tempos.

Você deverá abaixar o fogo de vez em quando, o leite começará a evaporar. Tenha cuidado para que não transborde assim que levantar fervura. É essencial ter paciência para preparar essa receita, já que leva de duas a três horas para que os “gruminhos” comecem a aparecer. Deixe escurecer um pouco, desligue o fogo e aguarde até que esfrie. É excelente para servir gelado.

Receita de doce de leite da roça cremoso

A textura cremosa combina bastante com doce de leite, se aprecia isso certamente vai adorar esta receita.

Ingredientes

  • 2 litros de leite integral
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio (ou fermento químico)
  • 3 xícaras de açúcar

Como fazer

Em uma panela, você deverá colocar o leite, o açúcar e o bicarbonato (ou fermento químico). Todos os ingredientes deverão ser misturados, a panela deverá ser levada para o fogo médio. Deixe ferver e reduzir, mexendo com regularidade para que não grude no fundo da panela ou transborde. Deixe cozinhar até que chegue a uma textura espessa com tonalidade de caramelo. Depois que o doce esfriar ele ficará mais consistente. 

Quer saber mais sobre as novidades no mundo country, receitas especiais da roça e outras dicas, fique ligado no blog da Rodeo West!