O Mundo Country nas Novelas

Os Cowboys nas novelas

Você já acompanhou alguma novela de cowboy? O universo sertanejo já foi bastante utilizado como pano de fundo para contar histórias de amores impossíveis, de superação, de amor pelo trabalho na terra entre outras. Confira um pouco mais sobre novelas que marcaram época abordando essas temáticas e que não podem faltar no seu vale a pena ver de novo! Aproveite que com os streamings é possível assistir qualquer conteúdo a qualquer momento.

Novela de Cowboy: Relembre as Histórias Focadas no Universo Country

O mundo country possui diversas facetas interessantes e que já foram retratadas em novelas de diferentes emissoras. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre as principais histórias que mexeram com o público brasileiro.

Novela: Pantanal

Ano: 1990

Uma novela que marcou a história da televisão brasileira por ter trazido diversas inovações, o sucesso de 1990 da TV Manchete foi reprisado em 2008 no SBT, angariando novos fãs para a história de amor de Juma Marruá (Cristiana Oliveira), a mulher que virava onça, e Jove/Joventino (Marcos Winter), o garoto criado no Rio de Janeiro que vai conhecer o pai no Pantanal após uma vida toda de afastamento.

A trama mostra toda a beleza do Pantanal, um pouco mais da cultura do homem do campo e tem a presença ilustre de Sérgio Reis e Almir Sater como personagens da trama ‒ algo que se repetiria na novela O Rei do Gado. Atores que se tornaram ilustres na Rede Globo podem ser vistos nos papéis principais dessa novela. Um clássico em termos de novela country.

Novela: O Rei do Gado

Ano: 1996/1997

Pense numa novela country completa. Com certeza é o O Rei do Gado, da Rede Globo. Nesse verdadeiro clássico acompanhamos a saga da eterna briga entre os Berdinazzi e os Mezenga que começou pela discordância quanto à posição de uma cerca e atravessou décadas até alcançar o amor de Bruno (Antônio Fagundes) ‒ filho de uma Berdinazzi e de um Mezenga ‒ e Luana/Marieta (Patrícia Pillar) que no começo da trama integrava o grupo dos sem-terra para depois descobrir que também era uma Berdinazzi.

O enredo abordou o cultivo de café, criação de gado, a questão da reforma agrária e ainda o universo da música sertaneja com uma trilha fantástica que contou com duplas como Leandro e Leonardo, João Paulo e Daniel, Zezé di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, além das atuações memoráveis de Sérgio Reis e Almir Sater como a dupla Pirilampo e Saracura.

Novela: Corpo Dourado

Ano: 1998

Mais uma trama que tem Cristiana Oliveira como protagonista, em Corpo Dourado ela vive a cowgirl Selena, que não tinha medo das tarefas mais duras do sítio e nem de ser discriminada por vir de uma família simples. O núcleo da personagem tinha a função de mostrar que ser o que se chama de “caipira” não deve ser motivo para vergonha.

Na trama a personagem que era disputada por diversos pretendentes escolheu Chico, Humberto Martins, para ser seu par. A canção tema de Selena era “Pura Emoção”, regravação de um grande sucesso do cantor country norte-americano Billy Ray Cyrus na voz da dupla Chitãozinho e Xororó.

Novela: Amor e Ódio

Ano: 2001/2002

A novela do SBT Amor e Ódio é uma versão nacional da mexicana Soy Tu Dueña, que também foi transmitida com dublagem pela emissora com o nome de A Dona. Na versão produzida no Brasil podemos observar adaptações que permitem identificar coisas que são típicas da vida rural daqui. A personagem Regina Villa Real, vivida por Suzy Rego, era uma mulher que vê sua vida amorosa destruída após ser abandonada no altar e então decide se refugiar na fazenda que herdou dos pais, adotando uma postura arrogante batendo de frente com o vizinho de terras, José Maria, interpretado por Daniel Boaventura.

Novela: América

Ano: 2005

Novela de cowboy que se tornou uma das mais queridas desse público por ter como protagonista o peão Tião, que tinha como sonho ser um campeão de rodeio. A trama contou ainda com a participação mais do que especial do boi Bandido, um dos mais temidos das arenas brasileiras e que se aposentou em grande estilo nas telinhas. Essa trama foi ao ar em 2005 e também falava sobre a entrada ilegal de brasileiros nos Estados Unidos através da personagem Sol, interpretada por Deborah Secco.

Novela: Bicho do Mato

Ano: 2006/2007

Reprisada em 2008, a novela Bicho do Mato da Record é um remake de trama homônima de 1972. O enredo está focado em Juba (André Bankoff), que leva uma vida em harmonia com a natureza e com uma tribo indígena no coração do Pantanal até que assassinam seu pai. Para encontrar respostas Juba vai para a cidade grande, vivendo o grande contraste entre aqueles que valorizam as coisas simples e o estilo de vida moderno.

Novela: Paraíso

Ano: 2009

Essa versão é um remake da novela de 1982 e tem como trama central a história de amor proibido entre a “Santinha” Maria Rita (Nathalia Dill) e o “filho do diabo” Zeca (Eriberto Leão), que se inicia quando a jovem considerada uma santa “cura” o peão que não conseguia mais andar após um acidente. A mãe da moça, que é uma religiosa fanática interpretada por Cássia Kiss, faz de tudo para impedir o relacionamento.

Nessa novela acompanhamos a vida dos peões, especialmente as suas saídas em comitivas. Um dos destaques da trama é o cantor Daniel, que interpreta um peão que não quer saber de relacionamento sério. Tem moda de viola, personagens carismáticos e muito mais.

Quantas dessas novelas country você assistiu?