Churrasco
Mundo Country

Quer fazer um churrasco Impecável? Confira 6 dicas!

Para os brasileiros, o churrasco é muito mais do que uma refeição, trata-se de um evento social para reunir família e amigos. Degustar saborosas carnes assadas é apenas um elemento dessa festa, para que tudo saia conforme o esperado é importante fazer um bom planejamento prévio. Vamos conferir algumas dicas para acertar em cheio? 

Churrasco: 6 dicas para um evento impecável

Para quem está se perguntando como fazer churrasco sem cometer nenhum erro e ter um evento inesquecível e memorável, elaboramos uma lista com seis dicas, continue lendo e confira! 

Dica 1 – Dê atenção especial para o carvão

O carvão é um elemento que precisa de muita atenção, do correto uso dele depende assar bem as carnes escolhidas para compor o menu dos seus convidados. Fique atento que a churrasqueira precisa ser acesa uma hora antes do churrasco começar para que esteja pronta para grelhar a carne.

Para ter certeza de que o carvão está pronto, observe a coloração dele, se estiver branco ou cinza claro indica que a brasa pode receber a carne. Lembre-se de que, dependendo do tipo de carne, pode levar mais de uma hora para assar, então, planeje o tempo de início dos procedimentos de acordo com o horário combinado com seus convidados para não deixar as pessoas com fome.

Dica 2 – Tempero é mais do que apenas sal 

Alguns churrasqueiros evitam adicionar temperos à carne além do sal por medo de errar a mão, no entanto, usar somente sal pode deixar seu churrasco um pouco sem graça. A dica é saber quais opções usar junto com o sal para deixar a sua carne cheia de sabor. Em uma peça de fraldinha, por exemplo, você pode combinar azeite de oliva com tomilho.

O sal grosso pode ser misturado também com algumas ervas secas (como alho e sal de aipo) para ganhar um fundo de sabor diferenciado. Para não errar, é importante passar o sal primeiro e deixar que ele seja absorvido pela carne para então partir para os complementos de tempero. 

Quando for salgar as peças que serão assadas, é importante ter atenção para adicionar o sal somente no momento de levá-las para a churrasqueira, para que a carne não perca a suculência. Cuidado para não adicionar muito sal em peças fatiadas, elas tendem a absorvê-lo de forma mais intensa.

3 – Escolha as carnes certas

A escolha da melhor carne para churrasco depende do gosto pessoal, no entanto, existem alguns cortes que se mostram mais acertados em relação a outros. Um churrasco impecável demanda pelo menos um dos tipos de carnes a seguir: picanha, costela bovina, maminha, contrafilé, fraldinha ou miolo de alcatra. 

Frango e linguiça também fazem muito sucesso e podem servir como um complemento das demais. Lembre-se que você pode ter convidados vegetarianos na sua lista, então, tenha frutas e vegetais para grelhar, como abacaxi, banana, manga, abobrinha, pimentão e berinjela. Ter um bom fornecedor de carnes e vegetais é crucial para ter certeza quanto à procedência do que está oferecendo. 

4 – Acompanhamentos

O acompanhamento não deve disputar e nem se sobrepor ao sabor da carne. O ideal é apostar em opções que combinem perfeitamente com a grande estrela, que é a carne assada. Dentre as melhores opções de acompanhamentos para carne em churrasco estão: o arroz branco, farinha ou farofa, batatas fritas ou assadas (para preparar é só assá-las embrulhadas em papel alumínio na grelha por meia hora). 

Outro excelente acompanhamento é a salada de folhas, prefira aquelas que têm um sabor mais intenso e picante, como agrião e rúcula. Maionese não é uma boa opção de acompanhamento porque é bastante gorduroso, deixando a carne ainda mais pesada, mas fica a seu critério inclui-la ou não no menu. 

5 – Calcule a quantidade de carne por convidados

Evitar desperdício e falta de carne no seu churrasco é essencial para que o evento seja impecável. O mais indicado é calcular 400 gramas de carne por convidado (lembrando que alguns comem mais e outros menos, essa é uma média). Some o número de participantes e divida pelo volume total de carne (incluindo nessa soma todos os tipos de carnes).

Imagine que no seu churrasco são dez convidados, o ideal é comprar cerca de 4 kg de carne, idealmente contando com dois tipos de entrada e dois tipos de peças maiores, pode ser 1 kg de fraldinha, 1 kg de picanha, 1kg de linguiça e 1 kg de frango. Lembre-se que tão elegante quanto não faltar comida é não desperdiçar.

6 – Trilha sonora

Uma trilha de músicas sertanejas vai ajudar a deixar o seu churrasco muito mais divertido. Para agradar a todos, você pode considerar qual o tipo de sertanejo que cada um dos convidados mais gosta, tem sempre quem é fã do modão e o outro que quer saborear a carne assada ao som de uma sofrência. 

Montar uma trilha eclética contribuirá para que seu evento se mantenha animado e divertido para todos. Você pode balancear uma sequência de músicas animadas com algumas mais românticas, sempre bom ter umas músicas mais lentas para degustar as delícias do churrasco.

Gostou dessas dicas de como fazer um churrasco impecável? Coloque-as em prática e realize um evento muito agradável para reunir os seus amigos e familiares.

Imagem: https://www.shutterstock.com/