Tudo que você precisa saber sobre a prova de laço em dupla
Com certeza você já ouviu falar na prova de laço em dupla, mas sabe tudo sobre ela? (Foto: Reprodução / Youtube)
A prova de Laço em Dupla (ou Team Roping) já é bastante tradicional no universo country contando com um número elevado de adeptos e expectadores. Porém, ainda assim nem todo mundo conhece os pormenores dessa prova. A seguir vamos esclarecer tudo o que você precisa saber para acompanhar os laçadores. Está pronto para embarcar na emoção daqueles que laçam bois com cerca de 200 kg?
Conheça tudo sobre a prova de laço em dupla
O que é a prova do laço em dupla?
Essa modalidade é realizada numa pista de areia de 90 m de comprimento por 40 m de largura em que os competidores – em duplas – devem laçar um boi com aproximadamente 200 kg. O laçador posicionado no lado esquerdo recebe o nome de ‘Cabeceiro’ pelo fato de laçar a cabeça do animal. Já o competidor do lado direito recebe o nome de ‘Peseiro’ por laçar as patas do boi.
A dinâmica da prova é simples, o primeiro a animal a ser liberado na pista é o boi que parte em disparada. Logo em seguida o cabeceiro montado a cavalo (geralmente um Quarto de Milha) é liberado para ir atrás do boi e laçar os seus chifres. No momento em que isso acontece o peseiro é liberado para cumprir a sua função.
Penalidades do laço em dupla
Nos casos em que o cabeceiro queima a largada partindo antes do momento certo existe uma penalidade de 10 segundos para a dupla. Outro erro que é passível de penalidade é o peseiro laçar apenas uma das patas do boi, nesse caso são adicionados 5 segundos para o tempo da dupla. Os vencedores do Laço de Dupla são os mais ágeis então ter alguns segundos adicionados pode ser bastante difícil.
Final da prova
O juiz para o cronômetro da prova assim que o boi estiver devidamente laçado e esticado. Nesse momento o boi é solto e está livre para ir até o final da pista.
Tempo médio do laço em dupla
Duplas que tem boa agilidade nessa prova costumam realizar a tarefa num espaço de tempo de 4 a 7 segundos.
Etapa mais difícil
A prova de Laço de Dupla tem como etapa mais difícil o laçar das patas traseiras, sendo dessa forma a tarefa mais complicada a do peseiro.
Origem do laço em dupla
A modalidade teve origem em ranchos dos Estados Unidos devido ao fato de que os cowboys precisavam capturar animais adultos. Para ter sucesso nessa tarefa era preciso pelo menos dois cowboys.
Campeão Brasileiro de laço de dupla
Nosso país tem um campeão dessa modalidade, estamos falando sobre Lucinei Nunes Nogueira Junior, o Juninho Testa que tem como parceiro Jake Barnes. Juninho ficou em segundo lugar na WNFR (Wrangler National Finals Rodeo) que é uma das principais competições dessa modalidade do mundo.
Mesmo sendo jovem esse competidor já mostrou que tem talento com o laço tendo sido contemplado com uma série de premiações como carros, motos, trailers e prêmios em dinheiro. Juninho é o peseiro da dupla, Barnes por sua vez é bastante experiente já tendo mais de 25 participações na WNFR. Temos certeza que ainda ouviremos falar muito a respeito de Juninho Testa.
Equipamentos usados na prova de laço em dupla
Conheça a seguir os principais equipamentos usados para a realização da prova Laço em Dupla:
Protetor de chifres
Item colocado na cabeça do boi para evitar que a corda do cabeceiro cause queimaduras no animal.
Skid Boots
Usado como protetor para as patas dos cavalos para evitar lesões.
Laço americano
Trata-se de uma corda feita de nylon e poliéster, o cabeceiro possui um laço americano de cerca de 10 metros enquanto o peseiro tem um laço de cerca de 15 metros. As variadas de texturas de cor recebem nomes diferentes. A corda usada pelo cabeceiro para os chifres do animal é mais macia podendo ser chamada de soft (macia, extra-soft (extra macia) ou médium-soft (macia média).
A corda usada pelos peseiros é mais dura recebendo nomes como médium (média), médium-soft (macia média), mediumhard (dura-média) e hard-médium (média-dura). Por ser um tipo de atividade muito praticada por crianças tem cordas desenvolvidas especialmente para elas.
Selas
Para que os participantes da prova tenham conforto para desempenhar o seu papel as selas devem ser confortáveis e ter a costura reforçada.
Luvas
Usadas como proteção para as mãos para que os peões não fiquem com queimaduras pelo atrito causado pelo contato com a corda.
Como participar da prova de laço de dupla
Quem se interessou em participar de competições de Laço de Dupla precisa passar por um treinamento com um especialista. Para o treino são usados cavaletes com o objetivo de ensinar princípios básicos assim como a postura dos participantes e o posicionamento correto.
Gostou de conhecer mais sobre a prova do Laço em Dupla?