Estrelas do Feminejo
Música

As estrelas do feminejo

O movimento conhecido como feminejo vem mudando o mercado musical do gênero sertanejo. Se antes eram poucas as mulheres que se destacavam nesse estilo musical, atualmente elas têm grande representatividade tanto em quantidade como em qualidade. Marília Mendonça foi a pioneira dessa leva de artistas que não para de crescer e agora você vai conhecer as principais estrelas desse grupo e seus grandes hits.

Feminejo: conheça as principais estrelas do sertanejo feminino

O feminejo (sertanejo feminino) vive um momento positivo com muitas cantoras solo e duplas em destaque nas paradas musicais do país. A tendência é que o mercado se abra ainda mais nos próximos anos. Confira a seguir os principais destaques desse segmento.

Marília Mendonça

Grande sucesso: Infiel

Antes de se tornar uma estrela dos palcos, Marília Mendonça já era conhecida no meio sertanejo por seu talento como compositora. Para se ter uma ideia, músicas como “É com ela que eu estou”, de Cristiano Araújo, e “Cuida bem dela”, de Henrique & Juliano, foram compostas por Marília — a segunda é uma parceria com Maraisa (outra estrela dessa constelação).

Com sua voz poderosa, não demorou para que a cantora, nascida em Goiânia, Goiás, se tornasse cantora, emplacando o grande hit “Infiel”. Outras canções que ganharam o coração do público foram “Eu sei de cor”, “Troca de calçada” e “Impasse”, em que fez parceria com os seus amigos Henrique & Juliano. Marília é reconhecida como a pioneira do feminejo, a cantora que abriu espaço para as demais.

A artista ficou mais ativa nas redes sociais durante a quarentena imposta pelo coronavírus (Covid-19), estabelecendo uma relação mais próxima com seus fãs. Suas lives também fizeram grande sucesso, estando dentre as mais assistidas. 

Maiara & Maraisa

Grande sucesso: No dia do seu casamento

As irmãs gêmeas Maiara & Maraisa nasceram na cidade de São José dos Quatro Marcos, Mato Grosso, mas foram criadas em Araguaiana, Tocantins. Atualmente, vivem na capital de Goiás, Goiânia. No ano de 2013, emplacaram a canção “No dia do seu casamento”, que se tornou o sertanejo mais tocado por algum tempo no país. O clipe dessa canção ultrapassou os 7 milhões de visualizações em pouco tempo no ar.

As cantoras não pararam por aí e continuaram a ganhar destaque com hits como “É rolo”, em parceria com Jorge & Mateus, além de “Medo bobo”, “10%” e “Sorte que cê beija bem”. As irmãs têm uma relação bastante próxima com Marília Mendonça, tendo com ela inclusive um trabalho intitulado “Patroas”, com sucessos como “Você nem é tudo isso” e “Coração bandido”.

A dupla permanece na lista de músicas mais pedidas em todo o Brasil com mais de uma canção. Em 2021, a cantora Maiara foi pedida em casamento pelo também cantor sertanejo Fernando Zor em Dubai. 

Simone & Simaria

Grande sucesso: Meu violão e o nosso cachorro

Também irmãs, Simone & Simaria conquistaram o público com sua simpatia e enorme talento. A carreira de ambas começou como backing vocals na banda do cantor de forró Frank Aguiar. Após sete anos acompanhando o cantor, as futuras coleguinhas resolveram se aventurar sozinhas em busca do sucesso.

Levou algum tempo para que conseguissem alcançar um lugar de destaque, porém, assim que conseguiram, não saíram mais das paradas de música sertaneja. O primeiro grande sucesso das irmãs foi “Meu violão e o nosso cachorro”, de 2015, que integra o DVD “Bar das Coleguinhas”, de onde saiu o apelido de coleguinhas do Brasil. Outros hits das artistas foram “126 cabides”, “Quando o mel é bom”, “Loka”, “Um em um milhão” e “Foi pá pum”. 

Simaria enfrentou momentos de grande dificuldade ao ser diagnosticada com um tipo severo de tuberculose, e a retomada da carreira se deu aos poucos. Há pouco tempo, Simone deu a luz ao seu segundo filho, a garotinha Zaya. As irmãs continuam com uma agenda cheia como as estrelas do sertanejo que são.

Naiara Azevedo

Grande sucesso: 50 Reais

Certamente você já ouviu muitas vezes a música “50 reais”, da cantora Naiara Azevedo, que relata uma história de traição que aconteceu em sua vida mesclada com experiências dos outros compositores da letra. A simpatia de Naiara é um dos trunfos da estrela que, além de ter alcançado o sucesso musical, encontrou a felicidade no amor ao se casar com seu empresário Rafael Cabral.

Quando questionada a respeito, a cantora ri ao lembrar que ficou famosa com uma canção sobre uma grande decepção amorosa e que justamente esse trabalho a aproximou do atual marido. Outras canções de sucesso da carreira da cantora, que nasceu em Farol, no Paraná, são “Pegada que desgrama”, “Buá Buá” e “Rapariga digital”. 

Em 2018, ela mostrou grande versatilidade ao participar do quadro “Show dos Famosos”, do programa “Domingão do Faustão”, em que fazia covers de outros artistas como Anitta, Adele e Shakira. 

Paula Mattos

Grande sucesso: Que sorte a nossa

A carreira de Paula Mattos foi lançada oficialmente em 2016 e, desde então, ela vem emplacando um sucesso após o outro. Além de cantora, Paula é também compositora e teve como primeiro grande hit a música “Que sorte a nossa”. Seu pai foi muito importante para a sua carreira, pois foi ele quem incentivou o seu gosto pela composição. 

Com apenas 15 anos de idade, ela se apresentava em bares, em 2014 foi convidada para trabalhar como backing vocal da dupla Thaeme e Thiago. Em 2015, gravou o seu primeiro álbum, intitulado “Acústico”, que obteve grande sucesso. Outros sucessos da carreira de Paula são “Nosso cupido foi Deus”, “Rosa Amarela” e “Matéria de Amor”. 

Bruna Viola

Grande sucesso: Moradia 

Violeira vencedora do Grammy latino em 2017, Bruna Viola merece um lugar em nossa lista de grandes estrelas do feminejo. Em todos os shows da artista é possível assisti-la tocando a sua inseparável viola. Além de eximia violeira, também é cantora e compositora, sendo um grandes sucessos do sertanejo dos últimos anos.

A artista, chamada carinhosamente de “flor mato-grossense”, tem como um de seus grandes sucessos a música “Moradia”, de 2015. Outros sucessos da sua carreira são “Quem é que não gosta”, “Sistema da bruta” e “Saco de ouro”. 

Day & Lara

Grande sucesso: “Até ex duvida

Quando falamos sobre as principais cantoras do feminejo, não podemos deixar de citar os novos talentos que vêm ganhando o Brasil. Uma das duplas que mais tem feito shows e aparecido em eventos sertanejos é Day & Lara. As cantoras são amigas e se conheceram em 2015 através de amigos em comum, que as apresentaram por acreditar no potencial da dupla.

O reconhecimento veio já no primeiro DVD lançado em 2016, com repertório próprio e com direito à participação da dupla Maiara & Maraisa na canção “Até ex duvida”, a porta de entrada de Day & Lara nas paradas. Outro grande sucesso foi a canção “Meu coração não chora, urra”, com participação de Gusttavo Lima. A dupla já faz mais de 20 shows por mês.

Gostou de conhecer mais sobre as estrelas do feminejo? De quais dessas estrelas você já é fã?